19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Inspirações

Sete dicas para acertar nos bolos natalinos

Bolo de nozes e red velvet são as sugestões de dicas da Bolo da Madre para a sobremesa ideal neste Natal, podendo substituir o tradicional panetone

Por Débora de Souza

09 de dezembro de 2019, às 11h09

Natal é época de reunir a família e amigos em torno de uma mesa farta e vistosa. A sobremesa é um dos pratos aguardados nessa noite e apostar em um bolo com sabor especial pode ser uma grande ideia justamente por ser um doce democrático e por fugir do tradicional panetone.

Para quem ficou na dúvida sobre qual bolo escolher para a data, a Bolo da Madre dá a dica: opte por aqueles que trazem ingredientes típicos da época como nozes, castanhas e frutas secas.

Atendendo à demanda, a franquia selecionou três sabores especiais para este Natal, o bolo red velvet e os lançamentos: bolo de nozes e bolo natalino. Veja qual deles é o ideal para a sua ceia.

Foto: Bolo da Madre_ Divulgação
Red Velvet é um dos bolos mais tradicionais do Natal

Red Velvet

O bolo red velvet é uma escolha acertada para a noite de Natal. Refinado, sua massa vermelha chama a atenção. Combina com o recheio e a cobertura brancos, remete às cores do Natal. Na Bolo da Madre, o recheio e a cobertura são feitos à base de cream cheese, leite condensado e baunilha. Doçura na medida certa! A dica é colocar o bolo para esfriar na geladeira, pouco antes de servir. A sobremesa acompanha superbem um vinho branco ou espumante.

Foto: Marcelo Rocha_O Liberal
Bolo natalino tem cobertura de frutas cristalizadas e massa levinha de iogurte com maçã

Bolo natalino

Poucas iguarias tem o gostinho do Natal como as frutas cristalizadas. O bolo natalino é uma sobremesa sazonal, ou seja, o doce integra o cardápio da Bolo da Madre, exclusivamente, nesta época do ano. Sua massa leve é feita de iogurte com maçã, frutas cristalizadas e aroma de panetone. Para finalizar, uma decoração com frutinhas e cobertura açucarada. Uma mistura tentadora para incrementar a mesa neste Natal. Está disponível nas versões grande e pequeno (para presentear).

Foto: Bolo da Madre_Divulgação
Bolo de nozes é uma receita simples e saborosa ao mesmo tempo: leva pedacinhos de nozes e castanhas até na massa

Bolo de Nozes

O bolo de nozes é um clássico do Natal e vendido pela franquia somente nessa época do ano. O doce possui massa feita com pedacinhos de nozes e castanhas, finalizado com nozes e açúcar de confeiteiro (polvilhado para remeter à neve do hemisfério Norte). Uma receita simples e de dar água na boca. Está disponível nas versões grande e pequeno (para presentear).

7 dicas para o bolo perfeito

Como deixar o bolo mais levinho e macio? Preciso peneirar todos os ingredientes? Confira as dicas:

1 – Bolo mais fofinho
Bata a massa no tempo correto recomendado em cada receita. Exagerar no processo pode deixar o bolo muito fofo ou muito denso, prejudicando diretamente no sabor do doce;

2 – Bolo molhadinho
Respeite a quantidade correta de gordura (óleo e manteiga) indicada na receita. A dica é ter medidores e uma balança de cozinha sempre à mão na hora de preparar um bolo, desse modo, é possível reduzir o risco de a massa ficar seca ou gordurosa/molhada demais;

3 – Para o bolo crescer
Respeite a quantidade de fermento indicada na receita e bata muito bem os ovos. A dica é nunca quebrar os ovos direto na massa para que não estraguem a massa caso estejam inadequados para o consumo. Quebre os ovos sempre dentro de um recipiente em separado.

4 – Para o bolo assar por inteiro
Preaqueça o forno sempre, antes de colocar o bolo para assar. Asse o bolo em forno médio (170°C a 190ºC) com a grelha na altura correta (exatamente no meio do forno, se ficar muito baixo, ele vai queimar). Obs: a massa clara tende a cozinhar mais rápido, então o fogo deve ser mais baixo (170ºC); a massa escura precisa de um pouco mais de calor e, por isso, o fogo pode ser mais alto (190ºC).

5 – Para o bolo não grudar ou “quebrar” na hora de desenformar
Unte bem a forma com gordura (óleo ou manteiga) e farinha e espere o tempo de resfriamento total do bolo. Desenformar a massa com a temperatura ainda quente, a tendência de “quebrar” é maior. Quando frio, o bolo ganha corpo e fica mais firme, sendo mais fácil tirar da forma.

6 – Preciso peneirar farinha, fermento e ovos durante a confecção de um bolo?
Não. Nem todas as receitas precisam que os ingredientes sejam peneirados. Havendo a indicação, respeite. Do contrário, não há necessidade.

7 – Todo bolo pode ser natalino?
Sim. Coberturas alusivas à festa com confeitos nas cores do Natal e enfeites temáticos, frutas secas e cerejas vão conquistar os convidados, em especial as crianças.

Publicidade