18 de março de 2024 Atualizado 22:46

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fruta

Receitas testam o poder da maçã

Rica em nutrientes e comum em todo o Brasil, a maçã é uma fruta que combina com vários tipos de sobremesas

Por Danilo Reenlsober

17 de junho de 2019, às 17h43 • Última atualização em 17 de junho de 2019, às 17h48

A maçã é uma das frutas mais consumidas e comuns na mesa dos brasileiros. Além de deliciosa, a fruta também faz bem à saúde, pois é rica em nutrientes e fibras. Entre seus benefícios estão a diminuição do colesterol ruim e a melhora da prisão de ventre, já que suas fibras solúveis desintoxicam o aparelho digestivo. A maçã ainda ajuda a controlar o diabetes, porque tem baixo índice glicêmico e contribui com a dieta. O ideal é seu consumo natural, mas nada impede de utilizar a maçã como ingrediente nas receitas. Confira algumas sugestões.

Foto: Fit Food_Divulgação
Maçã com mel e amêndoas

Maçã com mel e amêndoas

Ingredientes
4 maçãs
1 limão
6 colheres (sopa) de margarina light
8 colheres (sopa) de mel
4 ovos
1/2 colher (chá) de sal
2/3 xícaras (chá) de amêndoas picadas

Modo de preparo
Lave as maçãs, descasque-as, corte-as ao meio e retire as sementes. Lave o limão, corte-o ao meio e esprema-o para obter o suco. Despeje o suco de limão sobre as maçãs e reserve. Em uma panela, derreta cinco colheres de sopa de margarina. Retire a margarina do fogo, junte o mel e misture bem. Adicione os ovos, o sal e as amêndoas moídas, misturando bem até obter um creme homogêneo. Unte uma forma redonda de tamanho médio com uma colher de sopa de margarina e despeje uma camada do creme. Acrescente as maçãs sobre o creme e por cima delas despeje o restante do creme. Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos ou até formar uma crosta dourada.
Fonte: Mariana Chagas

Foto: Divulgação
Torta delícia de maça

Torta delícia de maçã

Ingredientes
Massa
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
¾ de xícara (chá) de margarina com sal
2 gemas
¾ de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de leite integral
Raspas de um limão

Recheio
4 maçãs
4 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de leite condensado
4 gemas
1 caixinha de creme de leite
1 colher (sopa) de essência baunilha

Decoração
2 maçãs
1 colher (café) de canela em pó

Geleia de brilho
250g de água
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de amido de milho
1 colher (sopa) de essência baunilha

Modo de preparo
MASSA. Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo, o açúcar, as raspas de limão e a margarina. Misture. Acrescente as gemas e o creme de leite (ou leite). Mexa até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por 1 hora. Coloque a massa em uma forma e espalhe nas laterais, fure o fundo com um garfo. Preasse no forno a 230ºC por 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. GELEIA DE BRILHO. Coloque em uma panela a água com o açúcar e a essência. Leve ao fogo brando. Dissolva o amido de milho em um pouco de água fria, acrescente na mistura e leve ao fogo. Mexa até cozinhar.
RECHEIO. Faça um purê levando ao fogo as maçãs cortadas em cubos, sem a casca, com o açúcar. Mexa sempre até que fiquem macias. Retire do fogo e reserve. Em outra panela, leve em fogo brando o leite condensado e as gemas. Mexa sempre, até obter consistência de creme. Retire do fogo e acrescente o creme de leite e a baunilha. Misture bem. MONTAGEM. Coloque na massa pré-assada o purê de maçãs e, por último, o creme. Coloque as maçãs cortadas em meia lua. Leve para assar a 200º C por 20 minutos. Retire do forno, espalhe a geleia de brilho e polvilhe a canela em pó. Sirva fria.
Fonte: Divino Fogão

Foto: Divulgação
Tostada de maçã

Tostada de maçã

Ingredientes
2 ovos
½ xícara (chá) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
½ colher (café) de canela em pó
Noz-moscada ralada a gosto
4 fatias de pão de forma tipo caseiro
1 maçã descascada e cortada em fatias finas
4 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo
Em um recipiente, bata os ovos, o leite, o açúcar, a canela e a noz-moscada. Em um refratário próprio para forno, distribua as fatias de pão de modo que fiquem parcialmente sobrepostas. Em seguida, distribua as fatias das maçãs entre as de pães. Regue com a mistura de ovos batidos e leve para assar em forno médio preaquecido por, aproximadamente, 30 minutos, até dourar. Sirva o assado quente acompanhado com mel.
Fonte: Wickbold

Foto: Maria Mestre-Cuca_Divulgação
Receita tradicional de strudel de maçã

Strudel de maçã

Ingredientes
Massa
200g de manteiga
100g de açúcar
Sal
Raspas de limão
Bourbon de baunilha moída
2 ovos
300g de farinha de trigo, peneirada

Recheio
5 maçãs
Pão de ló ou migalhas de pão
Uvas-passas
Amêndoas
Açúcar
Canela
1 limão (suco)

Modo de preparo
MASSA. Misture a manteiga, o açúcar, o sal, as raspas de limão, a baunilha, os ovos e a farinha. Embrulhe em plástico e deixe descansar na geladeira (20 min). RECHEIO. Lave, descasque, corte e pique as maçãs e misture bem com os ingredientes restantes. Retire a massa da geladeira, amasse rapidamente e faça um retângulo de 3 mm de espessura, cerca de 25×35 cm. Pincele um ovo batido e salpique açúcar de confeiteiro. Acrescente o recheio, dobre a massa como um pergaminho. Insira a massa em uma travessa de cozimento. Coloque em um forno preaquecido a 200°C, diminua a temperatura para 190°C e asse por cerca de 40 minutos. Retire do forno e salpique um pouco de açúcar com canela para finalizar.
Fonte: Tirol

Foto: Pixabay
Bolo de maça e canela

Bolo de maçã e canela

Ingredientes
5 maçãs picadas
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo de milho
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo
Bata no liquidificador o açúcar, o óleo, os ovos e uma maçã picada. À parte peneire a farinha de trigo, o fermento e junte a mistura que foi batida no liquidificador. Adicione as maçãs à mistura. Coloque em uma fôrma untada com farinha de trigo. Por cima, polvilhe o açúcar e a canela, cubra com papel alumínio e leve ao forno por, aproximadamente, 40 minutos.
Fonte: CyberCook

 

 

Foto: Pixabay
Bolo integral de maçã, banana e aveia

Bolo integral com maçã, banana e aveia

Ingredientes
6 bananas pequenas, ou 3 grandes
1 maçã sem sementes, picada
3 ovos
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de óleo de milho ou de girassol
2 xícaras (chá) de açúcar mascavo ou demerara
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de aveia
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Canela-da-china em pó a gosto

Modo de preparo
Bata no liquidificador 1 banana, os ovos, o leite e o óleo. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Na batedeira, adicione a farinha de trigo, a aveia e o fermento. Junte a mistura do liquidificador e bata bem. Em uma fôrma média quadrada, untada e enfarinhada adicione metade da massa, as bananas restantes e a maçã cortadas em pedacinhos. Salpicar com canela, colocar o restante da massa e levar ao forno quente até dourar.
Fonte: CyberCook

Publicidade