Receitas para usar noz-moscada

Tempero que veio do outro lado do mundo, a noz-moscada ajuda a dar mais sabor e personalidade a diversos pratos


No século 14, abastecer a casa com diversos temperos não era uma tarefa fácil para os europeus. Diversas especiarias, entre elas a noz-moscada, podiam ser encontradas apenas na Ásia. Por isso, durante a época das Grandes Navegações, navios de diversas nacionalidades, entre eles os portugueses, navegavam ao redor do mundo em busca desses sabores tão exóticos.

A noz-moscada era cultivada na Indonésia e na Índia. Além de dar sabor a diversos pratos, ela era essencial também para conservar os alimentos durante as longas viagens de navio – que podiam durar anos. De lá para cá, muita coisa mudou: quem quer dar um toque diferente às receitas com a especiaria, basta visitar um supermercado.

O tempero que conhecemos é a semente ressecada de uma noz de cerca de 1,5 centímetro. Para não perder o aroma, a especiaria deve ser triturada ou ralada apenas na hora de colocar no prato. Seu sabor levemente adstringente acentua o gosto de diversos alimentos e é apreciado em purês de legumes e receitas que levam queijos e leite. Também pode ser empregada em doces e compotas de frutas.
Para você que quer adicionar a noz-moscada no seu dia a dia, o Mais Sabor separou diversas receitas imperdíveis.

Foto: Blog de Confeitaria_Divulgação
Bombom de noz-moscada 

Bombom de noz-moscada e canela

Ingredientes
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
½ lata de leite condensado
2 colheres (chá) de manteiga ou margarina
1 noz-moscada
4 colheres (chá) de canela em pó

Modo de preparo
Misture o chocolate em pó com a manteiga e o leite condensado e mexa bem. Em seguida, adicione raspas de meia noz-moscada e a canela e mexa. Unte as mãos com margarina e faça bolinhas com a mistura. Coloque-as nas forminhas e polvilhe canela por cima. Se desejar, use o resto de noz-moscada para enfeitar o prato, ou confeitos de sua preferência.
Fonte: Tudo Gostoso

Foto: Guia da Cozinha_Divulgação
Bolo de noz-moscada

Bolo de noz-moscada e especiarias

1 xícara (chá) de farinha de amêndoa
¼ xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
½ colher (sopa) de cacau em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de gengibre em pó
½ xícara (chá) de adoçante forno e fogão
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
½ xícara (chá) de café coado, em temperatura ambiente
300g de chocolate 70% de cacau para cobrir
Nozes para decorar

Modo de preparo
Unte uma forma quadrada de 20 cm com manteiga e polvilhe farinha de amêndoa. Reserve. Bata a manteiga na batedeira por cerca de 5 minutos, até ficar cremosa e leve. Adicione a canela, a noz-moscada, o cravo, o gengibre, o adoçante, cacau e sal, e mexa até que os ingredientes estejam bem misturados. Adicione os ovos e bata até misturar. Com uma espátula, acrescente a farinha de amêndoas, fermento em pó e o café. Misture e despeje na forma já preparada. Asse a 180°C por cerca de 25-30 minutos, ou até que esteja assado. Assim que estiver frio, desenforme e corte em pedaços. Tempere o chocolate e banhe cada um dos pedaços de bolo. Deixe secando em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Finalize e decore com nozes ou confeitos, se preferir.
Fonte: Daninoce

Foto: Kitchen Aid_Divulgação
Cappuccino com noz-moscada e açúcar baunilhado

Cappuccino com noz-moscada

Ingredientes
½ xícara (chá) de leite em pó
½ xícara (chá) de café solúvel
½ xícara (chá) de chocolate em pó
¼ de xícara (chá) de açúcar
½ colher (chá) de canela em pó
Noz-moscada a gosto (ralada na hora)
½ colher (sopa) de açúcar baunilhado
1 xícara (chá) de leite ou creme de leite fresco

Modo de preparo
Para fazer o pó do cappuccino, misture o leite em pó, o café solúvel, o chocolate em pó, a canela e o açúcar em um pote e reserve para quando precisar usar. Para fazer a bebida, em uma panela coloque o leite ou o creme de leite e acrescente três colheres do cappuccino em pó. Misture bem e deixe esfriar. Sirva com um pouco de espuma de leite e noz-moscada por cima.
Fonte: Daninoce

Foto: Vegana Prática_Divulgação
Espaguete com cogumelos

Espaguete com cogumelo e noz-moscada

Ingredientes

Molho
50g de manteiga
60g de farinha de trigo
600 ml de leite
50g de queijo parmesão ralado
Sal
Noz-moscada
500g de cogumelos frescos
25g de manteiga
15g de cebola em cubinhos
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal
500g de macarrão tipo espaguete
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Em um caldeirão, aqueça uns 5 litros de água para cozinhar a massa. Enquanto isso, prepare o molho branco. Em uma panela média, derreta a manteiga, junte a farinha e, sempre mexendo com uma espátula, cozinhe por 2 minutos, até obter uma pasta amarelada. Aos poucos, e sempre mexendo, adicione o leite e deixe no fogo até ferver e engrossar. Junte então o queijo parmesão, a noz-moscada, acerte o sal e reserve. Descarte os cabinhos mais duros dos cogumelos e corte o restante em fatias finas. Numa frigideira grande, doure a cebola na manteiga, junte o alho e deixe perfumar. Adicione os cogumelos, sal e espere murchar. Quando os cogumelos estiverem macios e começando a dourar, acerte o sal, junte a salsinha, o molho branco e reserve. Quando a água para cozinhar a massa ferver, junte 1 colher (sopa) de sal. Espere levantar fervura de novo, acrescente a massa e, com um garfo de cabo longo ou com uma pinça grande de cozinha, espalhe a massa na água. Cozinhe a massa pelo tempo sugerido na embalagem, pois varia bastante, até que ela esteja cozida, mas al dente. Escorra a massa, junte ao molho, misture bem e sirva em seguida com mais queijo.
Fonte: Na Cozinha da Helô

Foto: Tudo Gostoso_Divulgação
Biscoito de noz-moscada

Biscoito de noz-moscada

Ingredientes
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Noz-moscada ralada a gosto
2 ovos inteiros

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em um refratário até ficar bem homogêneo. Abra a massa aos poucos e, com 1 xícara de chá e 1 tampinha de garrafa de refrigerante, corte um círculo com a xícara e depois corte o meio do disco com a tampinha. Fica com a aparência de uma rosquinha. Em uma panela, coloque óleo e deixe esquentar. Frite 2 de cada vez, até ficarem inteiramente douradas. Após todas fritas passe no açúcar com canela.
Fonte: Tudo Gostoso

Foto: Vegana Prática_Divulgação
Chutney de manga com toque de noz-moscada

Chutney de manga

Ingredientes
3 mangas grandes maduras
125 ml de óleo
2 cebolas médias picadas
Pimenta malagueta a gosto
3 colheres (sopa) de gengibre ralado
1 pimentão vermelho cortado em cubos pequenos
1 colher (sopa) de curry em pó
½ colher (chá) de noz-moscada ralada
½ colher (chá) de sementes de cominho moídas ou inteiras
85g de açúcar mascavo
250 ml de suco de abacaxi
125 ml de vinagre de maçã
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos, amassadas ou moídas na hora
½ xícara (chá) de uva-passa preta ou branca
½ xícara (chá) de nozes em pedaços

Modo de preparo
Descasque a manga e corte a polpa em cubos pequenos. Retire as sementes da malagueta e pique-a finamente. Em uma panela grande, sobre fogo moderado, aqueça o óleo com a cebola. Refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola murchar. Acrescente a pimenta malagueta, o gengibre, o pimentão, o curry, a noz-moscada e o cominho. Deixe ferver por 2 minutos. Junte a manga, o açúcar mascavo e misture bem. Adicione o suco de abacaxi e o vinagre. Quando começar a ferver, reduza a chama e deixe cozinhar, mexendo frequentemente, por 35 minutos ou até a mistura ficar em consistência de geleia grossa. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Adicione as passas, a macadâmia e cozinhe por mais 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva em temperatura ambiente ou gelado.
Fonte: Bia Flores

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora