Receitas para uma dieta fit

Coach nutricional Gabi Lodewijks cria pratos fáceis de preparar como sugestões ideais para manter a dieta sem abrir mão do sabor dos ingredientes


Manter uma dieta rígida com foco na redução de medidas nem sempre é uma tarefa fácil e muito menos agradável. Privar-se de comer alimentos saborosos em nome do programa alimentar é um sacrifício que nem todos estão dispostos a enfrentar. Para facilitar a vida das pessoas que escolheram seguir uma dieta saudável, mas buscam criar um cardápio com pratos que mantenham o sabor dos ingredientes, a coach nutricional Gabi Lodewijks sugere três receitinhas. Confira as dicas e o passo a passo.

Foto: Divulgação
Morangos com cacau

Morangos com cacau

Ingredientes
1/2 tablete de chocolate de cacau 85%
1/4 de xícara (chá) de granola
20 morangos frescos

Modo de preparo
Coloque o chocolate dentro de uma taça aos pedaços e aqueça a mesma com água bem quente. Mexa o chocolate até estar completamente dissolvido. Despeje a granola. Lave bem os morangos sem tirar as folhas. Mergulhe um morango de cada vez no chocolate quente até o meio e mergulhe na granola. Repita o processo para todos os morangos e coloque-os num tabuleiro para o chocolate solidificar. Sirva com cacau polvilhado ou uma bola de sorvete de limão.

Foto: Divulgação
Salada de frango e nozes

Salada de frango e nozes

Ingredientes
2 peitos de frango sem pele e sem ossos
¼ de colher (chá) de pimenta preta
1/8 colher (chá) de sal kosher
3 colheres (sopa) de nozes
1 colher (sopa) de açúcar mascavo (opcional)
1 colher (chá) de manteiga
4 colheres (chá) de azeite
1 ½ colher (chá) de vinagre balsâmico
½ colher (chá) de mostarda
½ colher (chá) de alho
4 xícaras (chá) de rúcula
½ xícara (chá) de framboesas

Modo de preparo
Aquecer uma frigideira em fogo brando. Temperar o frango com sal e pimenta e colocar na frigideira. Deixar cozinhar cerca de 5 minutos de cada lado, remover e deixar esfriar durante 5 minutos.
Cortar o frango em pedaços com cerca de 4 centímetros. Coloque as nozes numa frigideira e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos, mexendo frequentemente. Adicionar a manteiga, o açúcar e deixar cozinhar cerca de mais 4 minutos mexendo sempre. Retirar da frigideira, deixar esfriar e picar ligeiramente. Numa taça misturar o azeite, o vinagre, a mostarda e o alho e envolver bem. Dividir a rúcula em dois pratos, deitar o frango por cima de cada um, depois as nozes e as framboesas. Temperar com a mistura do azeite.

Foto: Divulgação
Dourado com mel

Dourado assado com mel e laranja

Ingredientes
2 dourados ou outro peixe branco como merluza, polaca do Alasca ou peixe panga
Raspas e suco de duas laranjas
2 colheres (chá) de mel
2 colheres (chá) de mostarda
2 colheres (sopa) de azeite
250g de lentilhas
100g de agrião
Salsinha picada

Modo de prepar
Preaquecer o forno a 180°C. Deitar cada dourado limpo numa taça com a pele para baixo. Misturar as raspas laranja, o mel, a mostarda, o azeite e os temperos e deitar por cima das douradas.
Levar ao forno durante cerca de 10 minutos. Cozinhar as lentilhas e depois misturá-las com o suco de laranja, o resto do azeite, o agrião e os temperos.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora