Receitas livres de glúten

O MAIS SABOR separou pratos deliciosas para quem é intolerante à proteína presente nos cereais, diversificando o menu de opções


Visto como “vilão” por alguns especialistas do setor da saúde, o glúten é uma proteína encontrada, principalmente, nos cereais como trigo, centeio e cevada. Muitas dietas se aproveitam que a substância está presente em vários alimentos calóricos, como pães, pizza e bolos, por exemplo, e tiram esses pratos do cardápio. Além disso, a ingestão de alimentos com esses cereais faz mal para quem tem intolerância ao glúten, como os doentes celíacos, pois eles não conseguem digerir bem essa proteína. O resultado são sintomas como diarreia, dor e inchaço abdominal. No entanto, é possível comer bem, mesmo tirando esses ingredientes do dia a dia. Anote aí receitas deliciosas zero glúten para você diversificar o menu de opções.

Foto: Schär_Divulgação
Bisnaguinhas sem glúten fáceis de fazer

Bisnaguinha sem glúten

Ingredientes
15g de fermento em pó químico
580g de farinha sem glúten Mix Pan
5g de sal
75g de açúcar
75g de manteiga
250ml de leite

Modo de preparo
Em uma batedeira, com o gancho na velocidade 1, coloque todos os ingredientes secos. Vá adicionando o leite aos poucos, por fim adicione a manteiga em temperatura ambiente. Bata até a massa ficar homogênea. Tire a massa da batedeira e divida-a em bolinhas de 45 gramas, moldando em formato de bisnaguinhas. Coloque em forma retangular com grande espaço entre os pãezinhos e asse em forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos.
Fonte: Schär

Foto:  Mali Maeder_Pexels
Torta de frango cremoso e cream cheese light

Torta de frango cremoso sem glúten

Ingredientes
Massa
1 pacote de Pão e Pizza Sem Glúten Dr. Oetker
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo
4 colheres (sopa) de óleo
¾ xícara (chá) de água

Recheio
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho
1 cebola média picada
2 tomates sem semente picados
1 lata de milho-verde
½ xícara (chá) de água
200g cream cheese light
1 gema de ovo
Peito de frango cozido e desfiado a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsa fresca a gosto

Modo de preparo
MASSA. Coloque a mistura para pão e o fermento biológico em uma tigela, misture e acrescente o óleo e a água aos poucos. Trabalhe a mistura, até obter uma massa homogênea e não esteja mais grudando nas mãos. Cubra com papel filme e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Na sequência, com a ajuda de um rolo, abra a massa delicadamente, entre dois sacos plásticos. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda (22 cm de diâmetro) com a massa. Reserve um pouco da massa para cortar em tiras e decorar a crosta. RECHEIO. Em uma panela média, coloque o azeite e refogue o alho, a cebola e o frango desfiado. Junte os tomates picados, o milho-verde e refogue por mais 5 minutos. Acrescente o amido de milho dissolvido na água e cozinhe, sem parar de mexer, até que a mistura fique cremosa. Retire do fogo e acrescente o cream cheese, o sal, a pimenta, o tomilho e a salsa. Misture e deixe esfriar. MONTAGEM. Sobre a massa, coloque o recheio e decore com tiras de massa. Pincele com uma gema. Leve ao forno, preaquecido à 180ºC, por aproximadamente 45 minutos. Sirva ainda quente.
Fonte: Dr. Oetker

Foto: Divulgação - Centro Europeu
Tortinha vegana de amora, fromboesa e doce de leite

Tortinha vegana de amora, framboesa e doce de leite

Ingredientes
100g de tâmara sem caroço
1 colher (sopa) de cacau em pó
150g de amêndoa crua
200g de amora e framboesa (pode ser congelada)
70g de frutose ou adoçante xilitol
10g de pectina natural (opcional)
200ml de leite de coco (em pó ou de garrafinha; se for em pó, dilua com água)
100g de açúcar de coco

Modo de preparo
MASSA. Se a tâmara estiver durinha, deixe de molho em água por 4 horas. Depois, escorra a água e bata no processador com as amêndoas e cacau, até virar uma massinha. Modele as tortinhas com a ajuda de um aro ou forminhas de silicone, deixando uma bordinha para segurar o recheio. Leve ao freezer por 15 minutos para ajudar a firmar e desenforme. Reserve. COMPOTA. Leve as frutas e adoçante no fogo baixo até tomar consistência cremosa. A pectina é opcional. Você pode usar a polpa de meia maçã sem casca batida no liquidificador com um pouquinho de água. A maçã é rica em pectina e ajuda dar cremosidade na compota. Deixe esfriar e reserve. Para o doce de leite, leve ao fogo o leite de coco até reduzir pela metade. Leve para gelar até firmar. MONTAGEM. Coloque o doce de leite na base da tortinha e cubra com a compota de frutas vermelhas. Conserve na geladeira até servir.
Fonte: Chef Iracema Bertoco (Centro Europeu)

Foto: Lowçucar_Divulgação
Bolo de coco com xilitol, com leite de coco light e óleo de coco

Bolo de coco com xilitol

Ingredientes
Massa
3 claras
3 gemas
1 embalagem de leite de coco light
¼ xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de coco ralado sem açúcar
6 colheres (sopa) de Xilitol
1 colher (sopa) de óleo de coco líquido
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Calda
1 xícara (chá) de água
½ colher (café) de óleo de coco líquido
3 colheres (sopa) de Xilitol
1 colher (sopa) de cacau
1 colher (sopa) de amido de milho

Modo de preparo

MASSA. Coloque na vasilha da batedeira as claras e bata até dar ponto de neve. Reserve. Em seguida adicione em uma vasilha o leite de coco, a água, o coco ralado, as gemas, o xilitol, o óleo de coco e misture. Depois adicione o fermento, as claras e mexa delicadamente. Coloque em uma forma redonda de fundo removível de 21 cm de diâmetro, untada e leve ao forno preaquecido à 180ºC por, aproximadamente, 50 minutos. CALDA. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexa até engrossar. Desenforme o bolo e cubra com a calda quente.
Fonte: Lowçucar

Foto: Pexels
Falso brownie com chocolate meio amargo

Falso brownie

Ingredientes
250g de chocolate meio amargo picado
75g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
6 ovos levemente batidos
Chocolate em pó para polvilhar
1 lata de doce de leite ou 1 lata de leite condensado cozido na pressão

Modo de preparo
Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas. Adicione o açúcar e os ovos e misture até obter uma massa homogênea. Disponha em fôrma retangular untada com manteiga e polvilhada com chocolate e distribua colheradas ou pedaços do doce de leite sobre a massa. Asse em forno médio preaquecido (180°C) por cerca de 20 minutos ou até firmar. Sirva quente ou frio, acompanhado, se desejar, de sorvete de creme.
Fonte: Ana Maria Braga

Foto: Batista Laureano_Creative Commons
Pão de queijo sem glúten com requeijão

Pão de queijo sem glúten

Ingredientes
250g de polvilho azedo
300g de requeijão
100g de parmesão ralado fino

Modo de preparo
Misture bem os ingredientes, ajuste o sal e sove a massa. Modele bolinhas, disponha em assadeira e leve ao forno médio, preaquecido, (180°C) por cerca de 30 minutos ou até dourar.
Fonte: Ana Maria Braga

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!