Receitas inspiradoras para a Ceia de Natal

Pratos inspiradores para aguçar os olhos e o paladar de toda a família


A ceia é uma atração à parte durante a festa de Natal. É o momento de unir a família em torno da mesa e degustar pratos especiais de sabores divinos e apresentação diferenciada, uma característica das receitas do final de ano. São pratos que parecem espalhar amor em cada pedaço! O Mais Sabor traz sugestões para inspirar quem ainda está em dúvida sobre o que servir na nesse momento tão especial.

Consultoria: Supermercados São Vicente e Cláudia Porteiro Buffet

Foto: Alex Ferreira_Divulgação
Chester recheado com farofa

Chester recheado com farofa

2,5 kg de chester
4 colheres (sopa) cheias de manteiga (250g)
2 cebolas
150ml de molho inglês
100ml de suco de laranja
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (café) de pimenta do reino
1 colher (café) de louro em pó

Farofa
3 ½ xícara (chá) de farinha de milho (400g)
2 xícaras (chá) de farinha de rosca (300g)
250g de bacon
10ml de óleo
1 cebola cortada em pedaços (100g)
1 xícara (café) cheia de cheio verde (100g)
2 xícaras (chá) de cenoura ralada (200g)
½ colher (café) de sal
Modo de preparo
CHESTER. Tempere o chester com molho inglês, suco de laranja, sal, pimenta do reino e louro em pó. Acrescente a cebolo cortada em quatro, sem casca. Tampe o recipiente e deixe marinar de um dia para o outro. FAROFA. Frite o bacon, a cebola, ate ficar bem douradinho. Adicione a cenoura ralada e dê uma leve refogadinha. Misture a farinha de milho e farofa de rosca. Coloque sal, cheiro verde e misture bem. MONTAGEM. Use metade da farofa para rechear a peça e espalhe a manteiga entre a carne e pele do chester. Leve para assar em forno preaquecido a 170°, de 40 a 50 minutos. Faltando 20 minutos para terminar de assar, jogue fora um pouco do caldo do com a ajuda de uma colher (isso evita que a carne fique esbranquiçada embaixo). Quando estiver pronto, posicione o chester no centro de uma bandeja e espalhe a outra metade da farofa em torno dele. Use tomates-cereja fritos para decorar.
Fonte: chef Mônica Rugani_Supermercados São Vicente

Foto: Claudia Porteiro Buffet_Divulgação
Portal Tender com molho de tangerina

Tender com molho de tangerina

Ingredientes
2 tender bolinha de 1kg cada

Marinada
⅓ de xícara de mel
¼ de xícara (chá) de suco concentrado de tangerina
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
4 galhos de alecrim fresco

Molho
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola bem picada
3 colheres (sopa) de geleia de laranja ou de damasco
½ xícara (chá) de vinho branco seco
¾ de xícara (chá) de suco concentrado de tangerina
2 xícaras (chá) de caldo de frango
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo
Misture o mel, o suco de tangerina, o vinagre balsâmico, a mostarda e reserve. Preaqueça o forno moderado. Coloque o tender em uma assadeira e espalhe os ramos ao redor. Asse durante 30 minutos. Aumente um pouco a temperatura do forno, umedeça o tender com a mistura de mel e se necessário, coloque um pouco de água no fundo da assadeira. Asse durante 40 minutos, regando sempre com a marinada. Retire e reserve. MOLHO. Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar macia. Acrescente a geleia e deixe dissolver. Acrescente o vinho branco, o suco de tangerina e o caldo de frango. Deixe ferver por 5 minutos. Em uma panela pequena, aqueça a manteiga, junte a farinha e mexa, em fogo baixo, por dois minutos, sem deixar queimar. Incorpore essa mistura ao molho e mexa para engrossar. Bata tudo no liquidificador ou passe por peneira. Sirva com tender. MONTAGEM. Corte o tender em fatias, dispondo-o no prato. Coloque os gomos de tangerina ao redor e sirva acompanhado do molho. Os gomos de tangerina podem ser substituídos por laranja.
Fonte: Claudia Porteiro Buffet

Foto: Água Doce_Divulgação
Tender agridoce no abacaxi

Tender agridoce no abacaxi

Ingredientes
1 abacaxi do tipo pérola, com casca e coroa, cortado ao meio pelo comprimento
500g de mini tender sem osso, em fatias cortadas ao meio
7 fatias de abacaxi cortadas ao meio
3 colheres de sopa de mostarda
100ml de mel
1 colher de chá de pimenta-do-reino
5 pimentas biquinho picadinhas
2 colheres de sopa de cheiro verde picado

Modo de preparo
Corte o abacaxi ao longo do comprimento inclusive a coroa. Cave o interior para retirar parte da polpa, sem perfurar a fruta. Dentro dele, intercale fatias de abacaxi e de tender. Transfira para um refratário e reserve. Em uma tigela, misture o mel, a mostarda, a pimenta e o cheiro verde. Regue o abacaxi com esse molho. Leve ao forno moderado (180°C), preaquecido, por 40 minutos. Sirva com decoração de sua preferência.
Fonte: Água Doce

Foto: Friboi_Divulgação
Alcatra perfumada com cravos servida com geleia de pimenta

Alcatra com cravo e geleia de pimenta

Ingredientes
1 peça de alcatra de 1,5 kg
Sal e pimenta a gosto
100 ml de vinho branco seco
Cravos a gosto
1 pote de geleia de pimenta

Modo de preparo
Coloque a carne em uma assadeira e espete os cravos. Tempere com o sal e pimenta. Regue com o vinho, cubra com papel-alumínio e leve para assar no forno preaquecido a 200ºC por 30 minutos. Regue de vez em quando com o molho que se forma na assadeira e verifique se a carne está no ponto desejado. Retire do forno e, com um pincel, espalhe a geleia de pimenta em toda a carne, com cuidado para não retirar os cravos. Volte ao forno sem papel-alumínio por 10 minutos. Retire do forno, decore com ervas e sirva em seguida.

Dica. Não retire a gordura da carne, ao assar ela ficará mais suculenta e saborosa.
Fonte: Academia da Carne_Friboi

Foto: MinervaFoods_Divulgação
Filé mignon ao molho gorgonzola

Filé mignon ao molho gorgonzola

Ingredientes
500g de filé mignon
250g de queijo gorgonzola
2 xícaras (chá) de nata ou creme de leite fresco
½ xícara (chá) de leite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino branca moída a gosto
Pimenta-do-reino preta moída a gosto
Azeite de oliva

Modo de preparo
Corte o filé mignon em bifes, com largura de dois centímetros. Reserve. MOLHO. Corte o gorgonzola em pedaços pequenos e leve para uma panela em fogo baixo. Deixe o queijo derreter, mexendo com uma colher para não grudar. Quando a maior parte estiver derretido, adicione o creme de leite fresco ou nata e o leite. Mexa bem até formar um creme homogêneo. Continue mexendo até engrossar. Caso deseje, adicione um pouco de maisena para engrossar o molho. Tempere com sal a gosto e pimenta-do-reino branca moída e reserve quando estiver no ponto desejado. CARNE. Tempere o filé mignon com sal e pimenta-do-reino preta a gosto e besunte os bifes com azeite de oliva. Coloque uma frigideira para esquentar sobre fogo alto. Quando estiver bem quente, coloque os bifes e sele cada lado por 2 a 4 minutos, até atingir o ponto de preferência. Deixe a carne descansar enquanto esquenta o molho novamente.

Dica. O molho deve ser mantido em fogo baixo para não queimar. Antes de adicionar o sal, experimente, pois dependendo do queijo gorgonzola, não é necessário mais sal. No preparo da carne, não use óleo na frigideira (os bifes devem ser besuntados com o azeite de oliva). Sirva a carne com legumes cozidos no vapor, o molho gorgonzola e vinho branco.
Fonte: MinervaFoods

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora