Receitas das oficinas das prefeituras da região

Hortolândia, Americana e Sumaré promovem oficinas para confecção de delícias pascais e divulgam receitas


Foto: Shalom Festas_Visualhunt
Confeccionar ovos e bombons de chocolate em casa é oportunidade para complementar a renda familiar

A Páscoa é uma boa época para quem busca uma renda extra. A confecção de ovos de chocolate, trufas, bombons e outras delícias sazonais podem ajudar a pagar os boletos e ainda sobrar para cobrir outros gastos da família. Foi nessa expectativa que as prefeituras de Hortolândia e Americana realizaram oficinas temáticas no mês de março.

Em Hortolândia, a oficina de Páscoa promovida no Banco de Alimentos, foi ministrada pela técnica em gastronomia Virgínia Fernandes com apoio da nutricionista Manuela Caumo. Participaram das aulas 70 pessoas interessadas em arregaçar as mangas. Na ocasião, foram ensinadas as técnicas de confecção e receitas de ovos e trufas.

Em Americana, 24 pessoas puderam acompanhar a elaboração da colomba pascal, bolo tradicional da época, durante o curso de padaria artesanal, realizada no dia 11 do mês passado. Em Sumaré, o curso será voltado às gestantes e mães adolescentes assistidas pelo programa Mamãe Bem Querer, desenvolvido em parceria com o IBQ (Instituto Bem Querer).

A oficina de Páscoa está programada para o dia 16 de abril. E para quem ficou de fora, as prefeituras disponibilizaram três receitas elaboradas nas oficinas.

Foto: Prefeitura de Hortolândia_Divulgação
Ovo tradicional

Ovo de Páscoa tradicional

Ingredientes
350g de chocolate cobertura ao leite ou fracionado
1 forma de ovo de páscoa de 500g
1 forma de bombom de sua preferência

Modo de preparo
Derreta o chocolate no micro-ondas, parando a cada 30 segundos para mexer. Coloque na forma do ovo até a marcação impressa. Coloque parte do chocolate na forma de bombons. Leve à geladeira por até 5 minutos (a forma ficará opaca, indicando que o chocolate está solto). Desenforme o ovo em papel vegetal e deixe em temperatura ambiente. Recheie o ovo com bombons, embrulhe com papel chumbo. Coloque na embalagem própria para ovo de Páscoa ou em caixa plástica. Enfeite com laços.

Fonte: Virgínia Fernandes e Manuela Caumo_Prefeitura de Hortolândia

Foto: Prefeitura de Hortolândia_Divulgação
Ovo trufado

Ovo trufado
Ingredientes
350g de chocolate cobertura ao leite ou fracionado
1 forma de ovo de páscoa de 500g
1 forma de bombom de sua preferência

Ganache
400g de chocolate ao leite ou de sua preferência
100g de creme de leite
1 colher (sobremesa) de essência de amêndoa

Modo de preparo
Preparar um ovo tradicional, como na receita anterior (ovo de Páscoa tradicional]. GANACHE TRUFADA. Derreta 200g de chocolate. Adicione 100g de creme de leite e misture bem. Acrescente 1 colher (sobremesa) de essência de amêndoa. Quando a mistura estiver firme, espalhe com uma colher pela parte interna do ovo e coloque na geladeira para dar choque térmico. Derreta mais 200g de chocolate e espalhe por cima da ganache. Espere secar e coloque na embalagem.

Fonte: Virgínia Fernandes e Manuela Caumo_Prefeitura de Hortolândia

Colomba pascal

Ingredientes

Massa
400ml de leite integral
100ml de suco de laranja
2 ovos
6 gemas
300g de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher (chá) de sal
4 tabletes de fermento biológico fresco (60g)
1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja
Farinha de trigo até dar ponto (cerca de 1 kg)

Modelagem
2 gemas peneiradas
5 xícaras (chá) de gotas de chocolate em barra picada em cubos (500g de chocolate ao leite e 500g de chocolate meio amargo)

Cocção
2 claras
100g de castanha-de-caju triturada
100g de castanha-do-pará triturada

Modo de preparo
MASSA. Em um liquidificador, coloque o leite, o suco de laranja, os ovos, as gemas, o açúcar, o mel, o sal, a manteiga derretida, e o fermento. Bata tudo por cerca de 20 segundos. Transfira a mistura para uma bacia e acrescente a essência de baunilha e as raspas de laranja.

Comece a misturar e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo até que a massa desgrude do fundo da bacia. Transfira este conteúdo para uma mesa polvilhada com um pouco de farinha de trigo e sove a massa incorporando a farinha aos poucos no sentido das laterais para o centro.

Quando a massa estiver levemente grudenta, transfira para um recipiente com tampa, polvilhado com um pouco de trigo e deixe descansar por 1h30 ou até dobrar de volume.

MODELAGEM. Divida a massa em 4 partes iguais. Abra as massas com o auxílio de um rolo, espalhe o chocolate, enrole como um rocambole e molde a massa no formato de colomba. Pincele as colombas com gema de ovo e leve ao forno desligado. Deixe descansar por 30 min.

COCÇÃO. Misture as claras, as castanhas e o açúcar. Adicionar sobre a colomba após modelagem.

Dica. A receita rende quatro porções.

Fonte: Cozinha Artesanal_Fundo Social de Solidariedade de Americana

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!