Receita para o Novembro Azul

Fonte de licopeno, o tomate é antioxidante e reduz os níveis de colesterol e o risco de câncer de próstata; veja receitas


Arroz 7 cereais e tomates ao forno

Ingredientes

Tomates ao forno
6 tomates grandes vermelhos e firmes, lavados
Folhas de 2 ramos de alecrim picadas
1 dente de alho picado
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Azeite

Para o arroz
1 maço de agrião lavado
2 xícaras (chá) de arroz Tio João 7 Cereais + Soja
2 colheres (chá) de sal
1 xícara (chá) de ricota defumada ralada

Modo de preparo
TOMATES AO FORNO. Corte os tomates ao meio e retire as sementes. Tempere cada metade de tomate com alecrim, alho, pimenta-do-reino e sal. Arrume os tomates em uma forma e regue com um fio de azeite. Asse em forno pré-aquecido em temperatura alta (200°C) por 20 minutos, ou até que o fundo do tomate esteja dourado. Vire os tomates e doure por mais 20 minutos.
Enquanto isso, prepare o arroz: pique as folhas de agrião com as mãos e reserve. Em uma panela média, ferva 5 xícaras (chá) de água (cerca de 1 litro) com a panela tampada. Acrescente o arroz e o sal na água fervente e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada, até que a água seque. Misture as folhas de agrião para que elas murchem no calor do arroz e acrescente a ricota defumada. Prove o sal e, se necessário, corrija.

Fonte: Arroz Tio João

Tomates recheados à pizzaiolo

Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de arroz Tio João 100% Grãos Nobres
Sal
8 tomates grandes (1 kg)
½ maço de rúcula lavado e cortado em tirinhas
150g de muçarela ralada
1 dente de alho picado
½ colher (chá) de orégano
¼ de xícara (chá) de azeite de oliva
Pimenta-do-reino recém-moída

Modo de preparo
Aqueça o óleo em uma panela pequena por 1 minuto. Junte o arroz e deixe-o fritar por cerca de 30 segundos, mexendo bem. Acrescente 2 xícaras (chá) de água quente e sal. Cozinhe em fogo alto até ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até que a água seque. Tire a panela do fogo e deixe-a abafada por 5 minutos para terminar a cocção. Retire a tampa dos tomates e, com ajuda de uma colher de sobremesa, tire as sementes. Reserve. Misture o arroz com a rúcula, a muçarela, o alho, o orégano e tempere com o azeite, sal e pimenta. Preencha os tomates com essa mistura e disponha-os em uma assadeira. Preaqueça o forno a 180°C e asse por cerca de 20 minutos ou até que a pele do tomate comece a ficar enrugada. Sirva acompanhando um filé de frango grelhado.

Fonte: Arroz Tio João

Tomates recheados de calabresa

Ingredientes
150g de cream cheese Philadelphia
Sal e pimenta a gosto
1 cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga
1 alho picado
4 tomates
150 g de linguiça calabresa picada grosseiramente
Castanha de caju para decorar

Modo de preparo
Retire os miolos dos tomates e faça um corte embaixo para que consigam ficar em pé. Refogue a cebola e o alho na manteiga, junte a linguiça, depois o cream cheese. Recheie os tomates e leve ao forno preaquecido, até que sua casca comece a rachar. Polvilhe a castanha de caju picada por cima e sirva quente. Vão querer repetir na certa!

Fonte: Philadelphia

Tomate com recheio de carne moída

Ingredientes
10 tomates grandes
250g de carne moída
1/2 xícara (chá) de vinho
2 cebolas picadas
1/2 xícara (chá) de queijo ralado
1/2 xícara (chá) de pão torrado e moído
3 colheres (sopa) de salsinha
1/2 xícara (chá) de manteiga ou margarina
Pimenta-do-reino e sal a gosto

Modo de preparo
Corte uma “tampinha” na parte de cima dos tomates. Retire o miolo, passe numa peneira e reserve. Coloque uma pitada de sal em cada tomate e deixe-os de cabeça para baixo em cima de um prato. Em uma frigideira, coloque metade da manteiga e doure a cebola.
Acrescente a carne moída e frite um pouco, mexendo. Junte o vinho e o miolo de tomate, peneirado. Tempere com sal, pimenta e salsa picada. Se precisar, junte 1/2 xícara de água. Tampe a frigideira ou panela e deixe cozinhar em fogo lento por uma hora ou até que todo líquido evapore. Tire do fogo, junte o pão torrado e moído, o queijo e misture bem. Com uma colherinha, recheie os tomates. Se quiser, cubra-os com suas tampas e jogue por cima o restante da manteiga e um pouco de molho de tomate. Salpique com queijo ralado e pão torrado e moído. Leve ao forno médio para gratinar. Sirva como entrada ou prato principal, acompanhado de arroz branco.

Fonte: CyberCook

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora