Quando o brigadeiro se reinventa

Amendoim, limão, maracujá, churros... O doce mais amado pelos brasileiros surge em novas e deliciosas versões


Quem nunca experimentou a felicidade na forma de brigadeiro? Além de ser um dos doces mais famosos e prestigiados pelos brasileiros é também uma excelente forma de se aventurar na cozinha. Mas antes de preparar as receitas mais saborosas desse tipo de doce, que tal aprender as dicas da culinarista da Nestlé, Miriam Chagas e arrasar em todas as receitas. Veja no quadro, os segredos para nunca mais errar no preparo e depois de saber tudo sobre o brigadeiro, se aventure em novas – e deliciosas – versões do docinho.

O brigadeiro de Alpino, por exemplo, é a receita ideal para preparar com os amigos no final de semana e rende até 30 unidades. Perfeito para quem é fã desse chocolate. Já o brigadeiro de paçoca é perfeito para os amantes de amendoim e aqueles que gostam de inovar no sabor do brigadeiro tradicional. Seu preparo é rápido e rende até 25 unidades.

O Brigadeiro de torta de limão agrada tanto os fãs de brigadeiro como os de torta de limão! É a receita ideal para aqueles que procuram inovar seja na hora de comemorar aniversários ou em dividir com a galera já que ele rende até 25 unidades.

Para quem busca fugir do óbvio, os brigadeiros de goiaba e os brigadeiros de churros são opções diferenciadas e que agradam todos paladares. Por fim, o brigadeiro branco com geleia de maracujá – que pode ser substituída pela de abacaxi – é uma opção para os amantes da fruta. A receita é fácil de preparar e rende até quinze unidades. Além disso, o azedinho do maracujá faz toda a diferença!

Foto: Pixabay
Tradicional brigadeiro cede espaço para versões mais elaboradas do doce

Tire suas dúvidas

Como eu sei qual o ponto certo do brigadeiro?
Quando a mistura começar a soltar do fundo da panela é sinal que o brigadeiro chegou no ponto de enrolar. Pode variar de fogão para fogão, mas, em média, é por volta de 10 minutos de cozimento.

Posso congelar os brigadeiros?
Sim. Pode enrolar os brigadeiros colocando-os em um recipiente com tampa hermética ou bem vedado com plástico-filme, e levar ao freezer por até 3 meses. Não esquecer de colocar uma etiqueta de identificação de data. Se não usar o granulado para cobrir os brigadeiros, precisa tomar alguns cuidados importantes: se o brigadeiro for coberto com raspas de chocolate, não deve ser congelado, já que ele vai esbranquiçar; se optar por cobrir com açúcar, o mesmo vai derreter e se desmanchar. Nesses dois casos, guarde-os sem acabamento e sem forminha.

Com qual antecedência tenho que descongelar meus brigadeiros?
Retirar o recipiente com os brigadeiros congelados com pelo menos 30 minutos de antecedência. Mantenha-os coberto com a tampa ou o plástico-filme para que os brigadeiros não “suem” e umedeçam as forminhas.

Como faço um brigadeiro de colher?
Para obter uma textura mais cremosa, além de cozinhar um pouco menos de tempo (cerca de 6 minutos), acrescentar 1 caixinha de Creme de Leite Nestlé no final da preparação.

Por que meu brigadeiro sempre fica “açucarado”?
Para fazer o brigadeiro é importante sempre ficar mexendo para que não grude no fundo da panela, porém, sem necessidade de mexer muito rápido e com força, pois desse modo o brigadeiro certamente irá açucarar.

Foto: Marcelo Resende_Divulgação
Brigadeiro de alpino

Brigadeiro de alpino
Ingredientes
1 lata ou caixinha de Leite Moça
3 colheres (sopa) de chocolate em pó Nestlé Dois Frades
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de chocolate granulado

Modo de preparo
Em uma panela, coloque o Leite Moça com o Chocolate em Pó Dois Frades e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.
Fonte: Receitas Nestlé

Foto: Marcelo Resende_Divulgação
Brigadeiro de paçoca

Brigadeiro de paçoca
Ingredientes
1 lata ou caixinha de Leite Moça
½ caixinha de creme de leite Nestlé
1 xícara (chá) de paçoca de amendoim triturada
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo
Em uma panela, coloque o Leite Moça, o creme de leite, meia xícara (chá) de paçoca triturada e a manteiga e misture bem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos, ou até desgrudar do fundo da panela. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em forma de brigadeiros, passe na paçoca triturada restante e sirva.
Fonte: Receitas Nestlé

Foto: Marcelo Resende_Divulgação
Brigadeiro de torta de limão

Brigadeiro torta de limão
Ingredientes
1 lata ou caixinha de Leite Moça
½ lata de creme de leite Nestlé
Suco de 1 limão-siciliano
Raspas de 1 limão-siciliano
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pacote de biscoito Passatempo Leite triturado

Modo de preparo
Em uma panela, coloque o Leite Moça, o Creme de Leite, o suco e as raspas de limão e a manteiga e misture bem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos, ou até desgrudar do fundo da panela. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em forma de brigadeiros, passe no biscoito Passatempo triturado e sirva.
Fonte: Receitas Nestlé

Foto: Iara Venanzi_Divulgação
Brigadeiro de goiabada e churros

Brigadeiro branco, com goiabada e churros
Ingredientes

Brigadeiro branco
1 lata ou caixinha de Leite Moça
1 colher (sopa) de manteiga

Brigadeiro de churros
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de manteiga
1 colher (chá) de canela em pó
Brigadeiro com goiabada
½ xícara (chá) de goiabada cremosa
1 xícara (chá) de castanhas-do-pará picadas

Modo de preparo
BRIGADEIRO BRANCO (BASE). Em uma panela misture o Leite Moça e a manteiga, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos ou até desgrudar do fundo da panela. Reserve. BRIGADEIRO DE CHURROS.
Em uma panela derreta o açúcar até formar um caramelo claro. Acrescente a manteiga, desligue o fogo e coloque uma receita do Brigadeiro Branco reservado e a canela. Misture bem e transfira para um recipiente untado com manteiga para esfriar. Enrole em formato de brigadeiros e passe no açúcar e na canela. BRIGADEIRO COM GOIABADA. Transfira 1 receita do Brigadeiro Branco reservado para um recipiente untado com manteiga para esfriar. Enrole em formato de brigadeiros, aperte o meio, formando uma cavidade, recheie com a goiabada e feche enrolando novamente. Passe nas castanhas-do-pará picadas para finalizar.

DICA. Se desejar use uma goiabada cascão, ou em pedaço, aquecida com um pouco de água para amolecer e encorpar.
Se desejar, decore com um pouco de goiabada em cima.
Fonte: Receitas Nestlé

Foto: Marcelo Resende_Divulgação
Brigadeiro branco com geleia de maracujá

Brigadeiro branco com geleia de maracujá
Ingredientes

Geleia de maracujá
½ xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
3 colheres (sopa) de açúcar

Brigadeiro
1 lata ou caixinha de Leite Moça
1 colher (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de coco queimado ralado

Modo de preparo
GELEIA DE MARACUJÁ. Em uma panela, misture o suco de maracujá e o açúcar e leve ao fogo médio, por cerca de 10 minutos, até ferver e formar uma geleia. Reserve. BRIGADEIRO. Em uma panela misture o Leite Moça e a manteiga, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos ou até desgrudar do fundo da panela. Enrole em formato de brigadeiros, passe pelo coco queimado ralado, aperte o meio, formando uma cavidade e recheie com a geleia. Sirva.
Fonte: Receita Nestlé

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora