Pretzel: queridinho dos norte-americanos

O pão em formato de nó tão famoso nos EUA nasceu na Alemanha, mas conquista todos os povos devido ao sabor e simplicidade


O pretzel é a versão norte-americana do bretzel, um tipo de pão muito popular na Alemanha e também consumido em outros países da Europa, como Áustria, Suíça, França e Itália. O prato é muito característico pois é servido sempre em formato de nó e pode ser tanto doce, com açúcar, canela e chocolate, ou salgado, com queijo e ervas.

O pão se popularizou nos Estados Unidos por volta do século 19, mas livros apontam que o prato já existia na Europa por volta do ano 743. Independente de como você prefira chamá-lo, o prato é delicioso, fácil de fazer e vai agradar todos na sua casa. Confira as receitas que o Mais Sabor separou.

Foto: Once Upon a Chef
Pretzel clássico

Pretzel clássico

Ingredientes

1 tablete de fermento biológico (ou um envelope do seco)
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
½ colher (chá) de sal
2 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de manteiga (para pincelar)
1/2 xícara (chá) de açúcar (para polvilhar)
2 colheres (sopa) de canela em pó (para polvilhar)

Modo de preparo

Dissolva o fermento na água morna. Junte a manteiga em temperatura ambiente, o açúcar, o sal e a farinha e misture até ficar homogênea. Cubra e deixe descansar por 15 minutos. Em uma superfície com farinha, divida a massa em 12 partes.

Faça rolos de 45 cm de comprimento e modele-os no formato do pretzel. Ponha em uma assadeira untada e deixe descansar por 30 minutos. Asse no forno, preaquecido, em temperatura alta (200º C a 220º C), por 25 minutos ou até dourar. Pincele com a manteiga. Polvilhe com uma mistura de açúcar e canela.

Fonte: M de Mulher

Foto: Castelo Alimentos
Pretzel de ervas e queijo

Pretzel de ervas e queijo

Ingredientes

1 envelope de fermento seco para pão
1 colher (chá) de açúcar
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) rasa de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de ervas frescas picadas (manjericão, salsa, cebolinha)

Para pincelar

1 xícara (chá) de água
1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo

Coloque em uma tigela o fermento, o açúcar e 1 xícara de farinha de trigo. Faça uma cova no meio e adicione a água morna, o azeite, o sal, o queijo parmesão e as ervas picadas. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e amassando até que fique uma massa firme que desgrude das mãos. Coloque em uma tigela untada com azeite, cubra com filme plástico e deixe crescer por 40 minutos.

Em uma superfície com farinha de trigo, divida a massa em 16 partes (cerca de 35 g cada). Faça rolinhos de 40 cm de comprimento cada um e modele-os no formato do pretzel. Coloque em uma assadeira untada e deixe descansar por 30 minutos.

Misture o bicarbonato de sódio com a água. Pincele cada pretzel com esta mistura. Asse em forno médio (200◦C), preaquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire e pincele com o azeite.

Fonte: Castelo Alimentos

Foto: Peace Love and Low Carb
Pretzel vegano

Pretzel vegano

Ingredientes

10g de fermento biológico seco
1 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de sementes de chia
2 colheres (sopa) de margarina vegetal em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Decoração

3 colheres (sopa) de margarina vegetal
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
Confeitos, coco ralado, açúcar com canela e granulado a gosto

Modo de preparo

PRETZEL: bata a chia no liquidificador até dar uma leve triturada. Coloque em um potinho e acrescente 3 colheres de sopa de água, deixe descansando por 15 minutos. Misture o fermento na água morna, acrescente a chia hidratada, a margarina, o açúcar, o sal e vá colocando a farinha aos poucos até que a massa fique macia e que grude levemente nos dedos.

Evite colocar muita farinha, pois pode correr o risco da massa ficar muito seca, e assim ter dificuldade na hora de fazer os cordões. Deixe descansando, com um pano seco por cima, por 15 minutos. Preaqueça o forno a 220º C. Em uma superfície limpa e levemente enfarinhada, faça cordões compridos e não muito grossos com a massa.

Modele os pretzels como preferir. Acomode-os em uma assadeira untada e enfarinhada, com cerca de 2 dedos de distância entre eles, e leve-os para assar por cerca de 20 ou 30 minutos, ou até dourar em baixo.

DECORAÇÃO: derreta a margarina com o açúcar, até dar uma leve encorpada e desligue. Com os pretzels ainda quentes, pincele esta mistura sobre os eles e cubra com o que preferir.

Foto: Delish
Pretzel bites

Fonte: Daninoce

Pretzel bites

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
¾ xícara (chá) de água morna
2 e ¼ colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (chá) de açúcar cristal
½ colher (chá) de sal
¼ xícara (chá) de manteiga derretida

Para polvilhar

1 xícara (chá) de açúcar cristal
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de canela em pó

Modo de preparo

Em uma tigela grande misture a farinha, água, fermento, óleo, açúcar e o sal. Sove por cerca de 5 minutos, ou até que a massa esteja macia e suave, mas não muito pegajosa. Divida a massa em 4 partes iguais e enrole cada pedaço formando um rolinho de aproximadamente 30 cm cada.

Transfira os rolinhos de massa para uma assadeira untada e enfarinhada e com uma tesoura corte pequenos pedaços com cerca de um 2,5 centímetros cada. Separe os pedaços de modo que não encoste um no outro. Preaqueça o forno a 180° C por 15 minutos.

Esse será o tempo de crescimento da sua massa. Asse por mais ou menos 17 minutos, ou até que fiquem levemente dourados por cima. Cuidado para não assar demais. Retire do forno e reserve. Derreta a manteiga. Com os pretzels ainda na assadeira, pincele manteiga em todos.

COBERTURA: misture metade do açúcar com o chocolate em pó e a outra metade com a canela. Polvilhe sobre o pretzel e está pronto.

Fonte: Cozinha Legal

Foto: Half Baked Harvest
Pretzel com ganache de chocolate

Pretzel com ganache de chocolate

Ingredientes

2 tabletes de fermento biológico fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água morna
1 ovo
3 colheres (sopa) de margarina
1 pitadela de sal
150 g de chocolate meio amargo
200 g de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga
Coco ralado

Modo de preparo

Dissolva o fermento no açúcar. Junte os demais ingredientes e amasse bem até criar uma massa bonita que não grude na mão. Cubra e deixe descansar por cerca de 30 minutos, até dobrar o volume. Pegue um pedaço da massa e em uma superfície enfarinhada enrole até virar uma tripinha de cerca de 1 cm de espessura e bem comprida.

Para fazer o formato de pretzel junte as 2 pontas, faça um formato de coração, torça e cole. Coloque em uma assadeira untada e enfarinha e deixe descansar por 15 minutos. Antes de assar pincele com margarina derretida ou água. Asse em forno médio preaquecido, por cerca de 10 minutos, ou até que fique douradinho.

COBERTURA: para fazer o ganache de chocolate, misture o chocolate derretido com creme de leite e a manteiga, passe o pretzel na mistura e polvilhe por cima coco ralado.

Fonte: Milos Fritos.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora