25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem fáceis

Prepare a festa junina em menos de 2 horas

Chef Filipe Nascimento do canal do Youtube Micro Sobrevivência criou um cardápio prático com delícias típicas juninas que ficam prontas bem rápido

Por Leslie Cia Silveira

23 de junho de 2019, às 10h38

Foto: Marcelo Bruzzi_Divulgação
Especialista em receitas de micro-ondas, chef Filipe Nascimento do canal Micro Sobrevivência cria receitas juninas

Você resolveu preparar uma festa junina, mas está sem ideias de receitas e com pouco tempo disponível para deixar tudo pronto? Calma! O chef Filipe Nascimento do canal do Youtube Micro Sobrevivência criou, em parceria com a Tupperware® e a Paçoquita®, um cardápio bem prático e fácil de preparar com as delícias típicas das quermesses.

O especialista em receitas de micro-ondas garante que os pratos ficam prontos em menos de 2 horas. Ele selecionou quatro receitas que não podem faltar nas festas caipiras e que estão entre as preferidas das pessoas que gostam de quermesse. São duas receitas doces e duas salgadas.

As sugestões incluem ingredientes bem comuns nesses eventos, como o milho-verde e a paçoca. Entre as delícias sugeridas estão arroz doce e cuscuz. O bolo branco com cobertura de brigadeiro de paçoca é uma receita diferente e muito saborosa. E para sua festa ficar ainda mais gourmet o Mais Sabor buscou junto a chef pâtissierie Andrea Follador mais uma receita deliciosa com pacoça: os famosos macarons sabor junino.

Foto: Marcelo Bruzzi_Divulgação
Arroz doce com poçoca

Arroz doce com paçoca

Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz branco longo fino
3 xícaras (chá) de leite integral
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
3 Paçoquitas (15g a unidade)

Modo de preparo
Misture em uma vasilha que possa ir ao micro-ondas e tenha tampa (a sugestão é a Micro Arroz 2,2 litros), a xícara de arroz, 2 xícaras de leite e o leite de coco. Leve ao micro-ondas com tampa em potência alta por 10 minutos. Se ficar seco, coloque mais uma xícara de leite. Adicione o leite condensado, as paçocas trituradas (pode fazer isso com as mãos) e leve ao micro-ondas por mais 5 minutos.

Rendimento: serve 10 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos
Fonte: Chef Filipe Nascimento

Milho cozido

Ingredientes
20 espigas de milho
Manteiga sem sal
Água
Sal

Modo de preparo
Coloque as espigas de milho dentro do cesto da Múltipla com capacidade de 2,5 litros (ou vasilha similar), encaixe na base, complete com água até cobrir as espigas, tampe a Múltipla na diagonal e leve ao micro-ondas na potência máxima por 5 minutos. Retire do micro-ondas, escorra, corte as espigas no meio e tempere com manteiga e sal a gosto.

Rendimento: serve 10 pessoas
Tempo de preparo: 10 minutos
Fonte: Chef Filipe Nascimento

Foto: Marcelo Bruzzi_Divulgação
Cuscuz paulista

Cuscuz paulista

Ingredientes
500g de farinha de milho flocada (farinha amarela)
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
Ovo de codorna já cozido
1 cenoura
1 cubo de caldo de legumes
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 lata de ervilha
1 lata de milho
500ml de água

Modo de preparo
Adicione 500ml de água na Jarra MicroPlus (ou recipiente similar) e coloque no micro-ondas em potência alta por 3 minutos. Dissolva o caldo de legumes na água quente. Acrescente o caldo em uma Criativa 3 litros (ou vasilha similar), adicione a farinha de milho aos poucos, mexendo para hidratar e ir cozinhando. Depois coloque na mistura os outros ingredientes, adicione sal e pimenta-do-reino a gosto, levando a massa em um Cristalwave 2 litros (ou recipiente similar) por 4 minutos no micro-ondas em potência alta. Após retirar do micro-ondas, adicione a massa na Mágica 1 litro (ou vasilha similr), deixe 5 minutos descansando, desenforme e sirva na base do produto.

Rendimento: serve 10 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos
Fonte: Chef Filipe Nascimento

Foto: Marcelo Bruzzi_Divulgação
Bolo branco com cobertura de brigadeiro de Paçoquita

Bolo branco com cobertura de brigadeiro de paçoca

Ingredientes

Massa do bolo
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara de (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) açúcar
1 xícara (chá) leite integral
2 ovos brancos tipo grande
4 colheres (sopa) óleo de girassol
5 Paçoquitas (15g cada)
1 colher (sopa) fermento em pó

Brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
3 Paçoquitas (15g cada)

Modo de preparo
MASSA DO BOLO. Misture todos os ingredientes base em uma Criativa 3 litros (ou recipiente similar), iniciando pelos secos. Adicione os líquidos aos poucos até obter uma massa homogênea. Coloque a mistura da massa na base da Múltipla 2,5 litros (ou vasilha similar) e leve ao micro-ondas por 15 minutos em potência média. Quando o micro-ondas apitar, deixe a massa dentro do micro-ondas desligado por mais 15 minutos para que termine de cozinhar. BRIGADEIRO. Acrescente o leite condensado, a manteiga e a Paçoquita no Micro Arroz 2,2 litros (ou recipiente similar) sem tampa, misture e leve ao micro-ondas por 3 minutos em potência alta. Ao terminar o tempo, retire do micro-ondas, mescle mais um pouco e volte ao micro-ondas por mais 3 minutos. Reserve.
Cubra o bolo com o brigadeiro.

Rendimento: serve 10 pessoas
Tempo de preparo: 40 minutos total
Massa do bolo (30 minutos)
Brigadeiro de paçoca (10 minutos)
Fonte: Chef Filipe Nascimento

Foto: Divulgação
Macarons de paçoca

Macarons de paçoca

Ingredientes

Massa
130g de claras
60g de açúcar
90g de farinha de amêndoas
90g de farinha de amendoim
320g de açúcar de confeiteiro
15g de cacau em pó para fazer a cor bege
30g de cacau em pó para fazer o chocolate escuro

Recheio
600g de chocolate amargo derretido
300g de creme de leite
100g de paçoca

Modo de preparo
MASSA. Coloque todos os ingredientes secos no processador ou liquidificador. Peneire e reserve. Coloque as claras e o açúcar em uma panela no fogo baixo até o açúcar desmanchar inteiramente e leve, imediatamente, à batedeira batendo por 15 minutos até que forme um merengue. Junte o merengue aos ingredientes secos peneirados fazendo movimentos suaves e mexendo de baixo para cima e do centro para a borda. Repita até que a mistura fique uniforme, macia e brilhante. Esse processo é importante e tem até um nome para isso: macaronnage. Coloque essa mistura em um saco de confeitar com bico pitanga número 12 e asse em folha de teflon em uma assadeira rasa. Faça bolinhas de aproximadamente 4 cm de diâmetro com o saco de confeitar. Atenção: lembre de deixar um espaço entre elas para não grudar uma na outra quando estiver assando. Preaqueça o forno a 125°C e asse os macarons por 16 minutos. RECHEIO. Misture o chocolate com o creme de leite e adicione a paçoca. Com a ajuda de um saco de confeitar, coloque o recheio em uma parte do macaron e case com outra para formar o doce. Se desejar passe na farofa de paçoca e está pronto para servir!
Fonte: chef pâtissierie Andrea Follador

Publicidade