Pratos recheados com palmito são mais saborosos

Na torta, no risoto, hambúrguer ou no arroz, o palmito valoriza as receitas deixando os pratos mais apetitosos e sofisticados


Foto: Divulgação
Receitas com palmito ficam mais refrescantes

Saboroso, suave e supereclético na cozinha, o palmito é um produto bastante adorado pelos brasileiros. Rico em nutrientes como vitaminas, fibras e minerais, o “coração” das palmeiras pode ser encontrado em versões naturais ou em conserva. Independentemente de qual delas você vai consumir, é bom tomar alguns cuidados na hora da compra. Conheça os benefícios e os perigos do produto:

O palmito possui grandes quantidades de vitamina B6, que atua na manutenção do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, essencial para prevenir o surgimento de anemia e desenvolvimento de câncer, além de vitamina C e A, importante para a saúde dos olhos. O alimento também tem grandes doses de minerais como potássio, zinco, cobre, fósforo e cobre e é uma fonte rica de fibras, eficaz na saúde intestinal, reduz o risco de doenças cardíacas.

O consumo de maneira errada do palmito pode trazer problemas. Antes de consumir, por exemplo, é importante fervê-lo por 15 minutos em água. Na hora da compra, observe se o produto não está com coloração escura ou apresentar cor rosada em seu corte. Evite comprar também quando a conserva estiver com a coloração esbranquiçada. Procure adquirir produtos que apresentam na embalagem, origem de cultivo, registro no Ministério da Saúde e IBAMA.

Foto: Divulgação
Torta funcional de palmito

Torta vegana de palmito com massa de grão-de-bico

Ingredientes:

Massa:
2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de sal

Recheio
2 vidros de palmito em conserva
¼ de xícara (chá) de azeitonas picadas
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de óleo de milho
3 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Tomates cereja para decorar

Modo de preparo:
Em um processador ou mixer bata todos os ingredientes da massa até formar uma pasta grossa e homogênea. Se necessário acrescente um pouco de água para ajudar o processador a triturar, cerca de ¼ de xícara. Unte uma forma de fundo removível de, aproximadamente, 25cm e forre o fundo e a lateral. Leve ao forno preaquecido a 20ºC por 10 minutos. Enquanto a massa estiver assando, prepare o recheio. Em uma panela grande, refogue a cebola no óleo até ficar translúcida e acrescente o alho na sequência. Adicione o palmito picado e as azeitonas, misture bem e agregue o extrato de tomate. Deixe cozinhar um pouco e acrescente a biomassa. Mexa bem até atingir um recheio cremoso. Se houver necessidade coloque mais biomassa. Acerte o sal e a pimenta e desligue. Transfira o recheio para a massa já assada. Espalhe bem e finalize com tomatinhos laminados.

Dica. Caso não tenha biomassa, engrosse o recheio com 2 colheres de amido de milho com ½ copo de água. Coloque na mistura após o extrato, mexendo bem até que o recheio fique cremoso.
Fonte: Chef Desiree Maistro – Centro Europeu

Foto: Divulgação
Arroz integral refrescante

Arroz refrescante

Ingredientes
4 xícaras (chá) de água
2 cubos de caldo de legumes Knorr
1 xícara (chá) de arroz integral cru
2 palmitos picados
1 pepino-japonês médio picado
2 tomates médios, sem pele, picados
2 colheres (sopa) de gergelim preto

Modo de preparo
Em uma panela média, ferva a água e dissolva os cubos de caldo de legumes. Junte o arroz e cozinhe, com a panela parcialmente tampada, por 30 minutos, ou até ficar macio e secar o líquido. Retire do fogo e deixe esfriar. Junte o palmito, o pepino, os tomates e o gergelim e misture delicadamente. Sirva em seguida com alface-crespa cortada em tiras.
Fonte: Knorr

Foto: Divulgação
Hambúrguer light de palmito

Hambúrguer light de palmito

Ingredientes
½ couve-flor
250g de palmito pupunha
250g de shimeji
2 dentes de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite
3 pitadas de sal
600ml de água

Pimenta a gosto

Modo de preparo
Em uma panela média (alta), coloque a água, a couve-flor, o sal e o palmito. Leve ao fogo alto até ferver, depois abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Bata tudo no liquidificador. Na mesma panela, refogue o alho no azeite e acrescente o shimeji e a pimenta, se desejar. Deixe refogar por 5 minutos ou até murchar bem e amolecer o shimeji. Coloque o creme de couve-flor e palmito, misture e sirva com gotinhas de azeite a gosto.
Fonte: Predilecta

Foto: Fotolia
Risoto de palmito e atum

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
1 vidro de palmito picado
1 lata de atum
Tempero para vegetais a gosto
½ xícara (chá) de purê de tomate
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo
Em uma panela de pressão coloque o arroz, acrescente o palmito, o atum, o tempero de vegetais, 4 xícaras (chá) de água, o purê de tomate e misture. Tampe a panela e, quando começar a pegar pressão, cozinhe por cerca de 3 minutos. Retire do fogo, aguarde sair toda a pressão e coloque o risoto em uma travessa. Polvilhe o queijo ralado, a salsa e sirva imediatamente.

Dica. Você pode acrescentar ervilhas, milho ou até mesmo cenoura picada ao risoto, antes de cozinhar.
Fonte: Nestlé

Salada de palmito

Ingredientes
1 ¼ xícara (chá) de palmito em rodelas
1 xícara (chá) de tomate-cereja, cortado ao meio
¼ de xícara (chá) de pimentão amarelo, cortado em cubos
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de salsinha picada
¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino preta moída
1 pitada de sal

Modo de preparo
Em uma tigela grande, misture os legumes e reserve na geladeira. Em uma tigela pequena, misture o azeite a salsinha, a pimenta e o sal. Na hora de servir, regue com o azeite temperado e misture bem os legumes.
Fonte: Vigilantes do Peso

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!