Polenta para todos os gostos

Um prato consumido em vários cantos do mundo, a polenta é um alimento versátil que pode ser apreciado de várias maneiras diferentes


Quem hoje em dia come aquela tradicional polenta com frango não sabe a importância que esse alimento teve na História. Originária do norte da Itália, a polenta formava a base alimentar da população e dos legionários da Roma Antiga e feita principalmente de aveia. O milho só se tornou o principal ingrediente da receita em 1492, quando o grão foi introduzido na Europa. Em algumas regiões italianas, a polenta até substituiu o pão e o macarrão como principal alimento consumido.

Por muito tempo, a polenta foi considerada um produto comum apenas entre as classes mais pobres da população. O seu sabor e versatilidade, no entanto, logo ganharam também os grandes restaurantes. Hoje, não é incomum vermos o prato ser servido acompanhado de ingredientes nobres, como o bacalhau ou o presunto de parma. Ela pode até ser servida com uma taça de Chianti, vinho tinto italiano produzido na região da Toscana e que harmoniza muito bem com o prato.

Agora que você conhece mais sobre a polenta, que tal preparar pratos deliciosos com esse ingrediente em casa? Confira algumas receitas que o Mais Sabor separou para você:

Foto: Priscilla Fiedler_Ernesto Ristorante
Polenta cremosa com ragu bolonhesa

Polenta cremosa com ragu à bolonhesa

Ingredientes

Polenta
100g de fubá ou polenta
500 ml de caldo de legumes
100g de manteiga
100g de nata fresca
Sal a gosto

Ragu
100g de carne moída de primeira
100g de carne suína moída
50g de panceta ou bacon moídos
50g de cenoura picada
50g de cebola picada
50g de salsão picado
2 dentes de alho picados
300g de molho de tomate
Azeite de oliva
40g de trufas negras
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo
POLENTA. Dissolva a polenta no caldo de legumes fervendo e cozinhe por pelo menos 45 minutos. No final, adicione a manteiga, a nata e o sal.
RAGU. Coloque a cebola para dourar no azeite de oliva, em uma panela funda. Em seguida coloque para dourar os outros ingredientes na ordem: alho, cenoura, salsão, bacon e as carnes. Quando estiver tudo dourado, acrescente sal e pimenta. Na sequência, coloque o molho de tomate. Cozinhe por uma hora. Para completar, adicione as trufas negras. Sirva a polenta coberta com o ragu e bastante queijo grana padano.
Fonte: Chef Dudu Sperandio

Foto: Blog Quintal_Divulgação
Polenta com linguiça, alho e tomate

Polenta com linguiça

Ingredientes

Ragu
300g de linguiça tipo toscana sem pele e despedaçada
200g de linguiça calabresa picada
1 cebola picada em cubos pequenos
1 colher (sopa) de alho batido
1 lata de tomate sem pele
1 colher (sopa) de sementes de erva-doce
Sal
Polenta
1 litro de caldo de legumes
250g de polenta italiana (de cozimento rápido)
Sal
Pimenta-do-reino
80g de queijo parmesão ralado na hora
Manjericão para decorar

Modo de preparo
RAGU. Refogue a linguiça toscana até que ela fique dourada. Reserve. Coloque a calabresa, a cebola e o alho e refogue. Tempere com sal e pimenta. Adicione o tomate sem pele ao refogado e volte a linguiça reservada. Acrescente as sementes de erva-doce. Deixe cozinhar por dez minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando. Acerte o sal e a pimenta. Retire da panela e reserve. POLENTA. Leve o caldo para ferver. Quando ferver, vá colocando a polenta, aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Cozinhe a polenta, mexendo sem parar, por dez minutos. Junte 2/3 do parmesão ralado e misture. Monte em um prato fundo ou bowl com a polenta por baixo e o ragu por cima. E decore com folhas de manjericão. Por último, coloque o restante do queijo ralado. Siga a indicação de quantidade de líquido para a polenta no verso da embalagem (as marcas costumam ter proporções diferentes).
Fonte: Rochedo

Foto: Yoki_Divulgação
Salada de polenta com presunto parma e ricota

Salada de polenta com presunto parma e ricota

Ingredientes
500g unidade de polenta pronta Yoki
1 xícara (chá) de queijo coalho picado em cubos
2 cabeças de alface
100g de presunto parma
4 folhas de manjericão
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 xícara (chá) de ricota
Sal a gosto

Modo de preparo
Pique a polenta em cubos de 2 cm e frite em óleo bem quente até ficar dourada. Retire e coloque em uma travessa com papel toalha. Reserve. Frite o queijo coalho picado em cubos de 2 cm até que fiquem dourados. Retire e coloque em uma travessa com papel toalha. Reserve. Pique a alface, o presunto e as folhas de manjericão em tiras. Misture e reserve. Em um recipiente à parte, faça um molho adicionando o azeite, o vinagre e a ricota, tempere com um pouco de sal e mexa até formar um creme. Misture a alface picada, o molho e os croutons de polenta e de queijo. Sirva em seguida.
Fonte: Yoki

Foto: FleishmanHillard_Divulgação
Bacalhau da Noruega com polenta, alho e azeite

Bacalhau da Noruega com polenta

Ingredientes
340g de bacalhau
1,3 litro de água
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho
1 cebola
265g de farinha de milho
Pimenta-do-reino
Salsa

Modo de preparo
BACALHAU. Desfie o bacalhau em lascas finas e coloque em uma panela coberto com a água. Assim que ferver, retire do fogo, escorra e reserve, separando a água no cozimento. Volte para o fogo a água do cozimento do bacalhau, sem deixar ferver, ajuste o sal e acrescente a manteiga. POLENTA. Assim que iniciar a fervura, acrescente o fubá aos poucos, mexendo sem parar, evitando assim que forme pelotas. Coloque todo o fubá, continue mexendo regularmente. Para um perfeito cozimento, mantenha por, aproximadamente, 20 minutos em fogo baixo, sem parar de mexer. Reduzir o fogo e adicionar metade do azeite em fio. MONTAGEM. Em outra panela, fazer um breve refogado com o alho (picado), a cebola (picada) e o bacalhau reservado. Temperar com sal, pimenta-do-reino e salsa (picada). Servir frio sobre a polenta quente.
Fonte: FleishmanHillard

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora