16 de abril de 2024 Atualizado 13:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Inverno

Polenta cremosa com gorgonzola

Prato compõe receita originalmente italiana, mas que foi maravilhosamente adotada aqui no Brasil

Por Da Redação

02 de setembro de 2019, às 16h11

Embora de origem italiana, a polenta foi ‘adotada’ por muitas famílias, especialmente porque é fácil de fazer e seus ingredientes são bem simples, normalmente fubá e temperos salgados.

Estamos acostumados a ver receitas de polentas cozidas e servidas com molho bolonhesa, frita ou mesmo acompanhando outros pratos quentes. Mas você já experimentou polenta cremosa com gorgonzola?

Foto: Divulgação
Polenta cremosa com gorgonzola

Pelo que tudo indica, ela não é nenhuma novidade, pois é uma receita que foi incrivelmente incrementada e adaptada à moda italiana, em um restaurante muito renomado de Curitiba.

O nome da receita é bastante convidativo, principalmente porque em épocas de frio o queijo cai muito bem, assim como receitas cremosas para acompanhamento.

Portanto, se ficou curioso, atente-se aos ingredientes da receita e o passo a passo e aprenda como preparar uma receita saborosa para o frio.

Fonte: https://www.receitasgostosas.com

Polenta cremosa com gorgonzola

Ingredientes

Polenta
1 cebola cortada em cubos
2 colheres (sopa) margarina ou manteiga
Caldo de legumes à gosto ou 3 medidas
4 colheres (sopa) de fubá de milho
3 colheres de sopa de queijo ralado (muçarela ou outro queijo de sua preferência)

Molho Gorgonzola

2 xícaras de leite frio
2 colheres (sopa) margarina ou manteiga
1/2 cebola picada em cubos
1 dente de alho levemente picados
2 colheres de sopa de farinha de trigo
sal a gosto
Caldo de legumes á gosto ou 2 medidas
2 colheres (sopa) de queijo Gorgonzola ralado ou ligeiramente picados

Modo de preparo

POLENTA: Derreta a manteiga ou margarina numa panela. Em seguida adicione a cebola cortada e deixe refogar em fogo médio até dourar completamente. Adicione o caldo de legumes e misture bem. Vá adicionando o fubá aos poucos, mexendo sem parar para não empelotar e sair fora do ponto. Deixe essa mistura cozinhar por 5 ou 10 minutos, no máximo.

Depois desse tempo jogue o queijo ralado e, se preferir, coloque mais um pouco de caldo de legumes. Uma boa dica seria colocar manteiga derretida por cima da massa da polenta para dar um brilho e um ar de frescor.

MOLHO DE GORGONZOLA: Em uma vasilha média, dissolva completamente a farinha de trigo em apenas 1/2 do leite e reserve. Em uma panela média derreta a manteiga ou margarina e em seguida adicione a cebola e o alho e deixe refogando em fogo médio até dourar.

Despeje a mistura reservada do trigo na panela com a cebola e o alho refogados e mexa sem parar. Logo depois, misture o restante do leite e continue mexendo sem parar. Deixe ferver um pouco. Após esse tempo da fervura, você já pode adicionar o caldo de legumes, mexendo constantemente até ficar uma mistura cremosa. Desligue o fogo e junte o queijo gorgonzola ralado por cima.

Dicas:

1. Caso queria um sabor mais forte e picante na massa da polenta ou mesmo no molho de gorgonzola, utilize pimenta-do-reino em grãos moída na hora.

2. Já se você prefere um sabor mais suave na receita, substitua o leite pelo creme de leite e salpique castanhas de caju e mel por cima, vai dar um toque sofisticado e exótico.

3. Se você preferir servir como entrada de algum outro prato, por exemplo, junte pequenas fatias de queijo gorgonzola com fatias de torradas ou pão.

4. Essa receita combina bastante com vinho branco.

5. Outros ingredientes como rúcula, tomate seco ou temperos mais pesados podem deixar a receita menos original, mas você pode incrementar conforme o seu gosto e o seu paladar. O importante é agradar a família ou a quem será servido.

Publicidade