Pizzas para vegetarianos

Abobrinha, brócolis, berinjela, escarola, rúcula, castanhas, cogumelos e outros tantos ingredientes entram para o cardápio


Foto: Pixabay_Divulgação
Versões vegetarianas são saborosas, mais saudáveis e econômicas

A pizza é um dos alimentos mais consumidos no mundo. E quem diria que a mais apreciada delas seria, não a de calabresa nem a de frango, mas uma legítima pizza vegetariana, a marguerita. Não à toa este foi o sabor escolhido para fazer a maior pizza já vista, elaborada em 2016, na Itália, com 40 metros de diâmetro – entrando para o Guinness Book (Livro dos Recordes).

Mas a versão vegetariana não se limita ao queijo, tomate e manjericão. Abobrinha, brócolis, berinjela, escarola, rúcula, castanhas, cogumelos e outros tantos ingredientes entram para o cardápio criando versões ainda mais saborosas.

A pizza vegetariana é uma opção mais saudável e igualmente saborosa do prato. A exclusão de carnes e seus derivados e a substituição de queijos amarelos por versões mais leves como queijo de búfala e brie, reduz drasticamente a quantidade de gorduras saturadas – que fazem o colesterol ruim aumentar – na receita. Essa pizza também possui menos calorias e mais fibras, principalmente quando feita com massa integral. “Sem contar a redução extremamente significativa de sódio, corante e conservantes, devido à substituição dos molhos de tomate industrializados pelo molho caseiro de tomates frescos”, ressalta a nutricionista Lucimara Almeida.

Embora mais saudável, a nutricionista diz que é necessário ter controle no consumo de pizza. “Como em toda dieta equilibrada, precisamos ter moderação no consumo para evitarmos o excesso de peso e doenças provenientes do consumo excessivo de carboidratos como o diabetes, aumento do triglicérides sanguíneo, elevação da pressão arterial, entre outras”, diz a especialista em nutrição.

Vegetariana ou Vegana?

A pizza vegetaria (ou veggie) substitui carnes e seus derivados (calabresa, presunto, salame, peperoni, bacon, etc.) por vegetais. A versão vegana vai além, ela elimina do cardápio todo produto de origem animal, como ovos e derivados do leite, e os substitui por versões de origem vegetal tal como queijos e molhos à base de castanhas e carnes feitas de soja ou de jaca, por exemplo. Produtos industrializados também estão fora da lista de ingredientes.

Consultoria: Pizzaria Las Mamas
Agradecimento: Lucimara Almeida

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Escarola de escarola

Pizza vegetariana

INGREDIENTES

Molho
4 tomates médios
1 copo de água
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sobremesa) de açúcar

Recheio
½ maço de escarola picada
1 dente de alho
1 pitada de sal
50g de milho
100g de palmito
300g muçarela
50g champignon picado

MODO DE PREPARO
MOLHO. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Não é necessário cozinhar. MONTAGEM. Refogue a escarola com o alho e uma pitada de sal. Reserve. Com o auxílio de uma colher, espalhe o molho sobre a massa. Cubra toda superfície da pizza com a muçarela e, em seguida, acrescente os demais ingredientes na ordem de sua preferência. Leve ao forno preaquecido a 180°C e deixe assar por 15 minutos, aproximadamente. Retire a pizza do forno e finalize com a escarola. Sirva quente!

DICA. A receita do molho é suficiente para fazer quatro pizzas grandes. Se não for utilizar todo o molho, armazene-o em recipiente com tampa e mantenha-o no congelador. Caso planeje consumir o molho dentro de quatro dias, ele poderá ser mantido na geladeira.

Fonte: Pizzaria Las Mamas

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Batata palha realça o sabor e deixa a receita mais crocante

Pizza com palmito e champignon

INGREDIENTES

Molho
4 tomates médios
1 copo de água
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sobremesa) de açúcar

Recheio
½ tomate em rodelas
50g milho
100g de palmito
50g champignon picado
1/2 cebola em rodelas
70g de batata palha

MODO DE PREPARO
MOLHO. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Não é necessário cozinhar. MONTAGEM. Refogue a escarola com o alho e uma pitada de sal. Reserve. Com o auxílio de uma colher, espalhe o molho sobre a massa. Cubra toda superfície da pizza com ingredientes na ordem de sua preferência. Leve ao forno preaquecido a 180°C e deixe assar por 15 minutos, aproximadamente. Retire a pizza do forno e finalize com a batata palha.

DICA. A receita do molho é suficiente para fazer quatro pizzas grandes. Se não for utilizar todo o molho, mantenha-o na geladeira.

Fonte: Pizzaria Las Mamas

Foto: Pixabay_Divulgação
Opção de pizza com queijo vegano

Pizza vegana

INGREDIENTES

Massa
500 ml de água morna
2 colheres (sopa) de lecitina de soja
½ xícara (chá) de óleo
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) de fermento biológico
1 xícara (chá) farelo de trigo
1 xícara (chá) de farinha integral
Farinha de trigo branca até dar o ponto

Recheio
Molho de tomate
Cebola em rodelas
Tomate picado
Azeite
Queijo vegano tipo muçarela e cheddar, ralado
Salsicha vegana defumada, cortada na diagonal
Azeitonas
Orégano a gosto

MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes em uma tigela, com exceção da farinha de trigo branca. Acrescente a farinha aos poucos e amasse bem, sovando a massa. Abra a massa em forma de disco, coloque-a em uma forma untada, faça furos com um garfo e leve-a para assar 15 minutos. RECHEIO. Grelhe a salsicha e reserve. Depois de assar a massa, espalhe molho de tomate e distribuía os queijos, a salsicha, a cebola, o tomate e as azeitonas. Polvilhe o orégano e regue com azeite. Assar por cerca de 10 minutos ou até o queijo derreter.
Fonte: Superbom

Foto: Divulgação
Pizza caprese tem muçarela de búfala

Pizza caprese

INGREDIENTES
Um disco de pizza grande
1 porção de massa para pizza
100g de molho de tomate
150g de muçarela especial em fatias
8 fatias de tomate caqui
8 folhas de manjericão gigante
8 fatias grossas (ou bolinhas) de muçarela de búfala no soro
80 ml de pesto de azeitonas pretas*

*Pesto de azeitonas
50g de azeitonas pretas sem caroço
50 ml de azeite extravirgem
¼ de dente de alho

MODO DE PREPARO
MOLHO. Corte os tomates em metades e retire as sementes com os dedos. Passe por um moedor manual de carne e deposite numa vasilha. Se não tiver moedor, despedace os tomates com as mãos. Não use o liquidificador. Junte o alho ao tomate. Acrescente o orégano. PESTO. Coloque metade das azeitonas, o azeite e o alho no liquidificador. Bata e acrescente aos poucos o restante dos ingredientes. MONTAGEM. Coloque o molho de tomate sobre a massa e espalhe bem, usando uma colher. Disponha a muçarela especial. Leve ao forno. Retire a pizza assada e coloque por cima as fatias de tomate caqui. Sobre cada tomate, coloque uma pequena porção circular de pesto, uma fatia (ou bolinha) de muçarela de búfala por cima. Para terminar, finalize com folhas de manjericão. Asse em forno preaquecido até derreter a muçarela.

Fonte: Romana

Foto: Creative Crommons_Pixabay
Pizza de cogumelos

Pizza de cogumelos, alho e tomate cereja

INGREDIENTES
180 ml de água morna
1 sachê de 10g de fermento biológico seco
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto

Recheio
1 pimentão vermelho cortado em rodelas finas
2 xícaras (chá) de cogumelos fatiados
1 tomate cortado em rodelas (ou tomates cerejas)
1 dente de alho picadinho
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Orégano a gosto
Manjericão a gosto
Molho de tomate caseiro

MODO DE PREPARO
MASSA. Despeje a farinha em uma vasilha, junte com o fermento biológico e misture. Adicione o azeite, o sal e vá colocando a água morna aos poucos. Sove a massa até começar a desgrudar das mãos. Se precisar adicione mais farinha. Cubra a massa com um pano de prato e deixe crescer por meia hora. Assim que a massa crescer, abra-a com o auxílio de um rolo, deixando-a em formato de disco. Disponha a massa em uma assadeira untada e enfarinhada ou antiaderente (de silicone). Preaqueça o forno a 210ºC. RECHEIO. Leve o pimentão, cogumelos e tomates para refogar em uma frigideira com alho. Tempere a gosto e desligue. Cubra a massa com molho de tomate caseiro e em seguida o refogado, espalhando bem. Leve para assar por 25 minutos e sirva.

DICA. Deixe a pizza mais colorida: use fatias de pimentões verdes, vermelhos e amarelos!

Fonte: Mundo Boa Forma

Foto: Pixabay_Divulgação
Pizza com abobrinha, brócolis e abacaxi

Pizza leve com legumes sortidos

INGREDIENTES

Massa
1 xícara (chá) de farinha integral
2 colheres (sopa) de farinha de aveia
1 xícara (chá) de farinha trigo branca
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 copo americano de água morna (200 ml)
1 envelope de 15 gramas de fermento biológico
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de açúcar orgânico

Recheio
Molho de tomate caseiro a gosto
1 cebola roxa cortada em rodelas
1 abobrinha picada
1 xícara (chá) de brócolis picado
Cogumelos a gosto
8 rodelas de abacaxi
1 pimentão cortado em rodelas

MODO DE PREPARO
MASSA. Em uma tigelinha misture uma pitada de sal e uma colher de açúcar, junte o fermento e a água morna, misture e deixe descansar. Após a fermentação, junte as farinhas, o azeite e sove bem, polvilhando com a farinha branca até desgrudar das mãos. MONTAGEM. Abra a massa em uma assadeira para pizza untada e enfarinhada e adicione molho de tomate. Em seguida cubra com os legumes, rodelas de abacaxi, folhas de rúcula e leve ao forno por 20 minutos. Sirva.

DICA. Para mais sabor, acrescente folhas de rúcula a pizza pouco antes de levá-la para assar.

Fonte: Mundo Boa Forma

Massa básica para pizzas

INGREDIENTES
1 kg de farinha de trigo
10g de fermento biológico
3 xícaras (chá) de água morna
¾ xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO
Misture o fermento, o sal e o açúcar em um pouco de água morna, até que o fermento esteja completamente dissolvido. Em seguida, adicione metade da medida de farinha de trigo, o óleo e mexa até criar uma consistência pastosa. Acrescente o restante da farinha de trigo, a água morna e misture bem. Assim que a massa desgrudar das mãos, deixe crescer por 30 minutos. Abra os discos, fure a massa com um garfo e pincele o molho. Cubra a pizza com o recheio de sua preferência. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por 15 minutos.

Dica. A receita rende quatro pizzas grandes.
Fonte: Pizzaria Las Mamas

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!