Pizza sem glúten com massa de grão-de-bico

Receita fica pronta em 1h15 e é uma a alternativa para um jantar mais saboroso ou mesmo no lanche da tarde


Não é fácil criar um cardápio diversificado que agrade ao paladar e atenta a exigência médica/nutricional de restringir o consumo de glúten. Os intolerantes têm que ser criativos para manter uma dieta adequada, mas sem que para isso tenham de abrir mão do sabor dos alimentos e do prazer de comer as delícias da culinária, como uma pizza por exemplo.

Foto: Camil_Divulgação
Minipizza com massa de grão de bico

Para dar uma mãozinha a esse público, o caderno Mais Sabor sugere na edição de hoje uma receita criada pela chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental Camil. A mini pizza com massa de grão de bico “é fácil de preparar, pode ser feita com o grão-de-bico da linha pronto Camil, que já vem cozido e não conta com adição de aditivos e conservantes”, sugere a chef.

Veja o passo a passo da receita e reserve cerca de 1 hora e 15 minutos para preparar essa delícia que pode receber o recheio de sua preferência. Nesta receita são utlizados muçarela, presunto e azeitonas.

Minipizza com massa de grão-de-bico

Ingredientes

MASSA
2 unidades de Grão-de-bico Pronto Camil
1 xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
15g de fermento biológico fresco
3 xícaras (chá) de farinha de aveia
½ xícara (chá) de amido de milho

RECHEIO
250g de queijo muçarela ralado grosso
200g de presunto picado
Azeitona verde picada
Azeite de oliva para untar
Orégano seco para polvilhar

MONTAGEM
1 pacote de molho de tomate pronto de sua preferência, ou caseiro

Modo de preparo

MASSA. Bata no liquidificador o grão-de-bico, a água, o azeite e o sal. Em uma tigela grande, adicione fermento, a farinha de aveia, o amido de milho e a mistura do liquidificador e amasse até soltar das mãos. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e sove até obter uma massa lisa e elástica. Cubra e deixe descansar por cerca de 30 minutos ou até dobrar de volume.

Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Divida a massa em 10 porções e em uma superfície enfarinhada, abra cada porção no formato de um círculo com cerca de 15 cm de diâmetro. Distribua os discos em 2 assadeiras grandes untadas com azeite e preasse por cerca de 15 minutos ou até dourar o fundo ligeiramente.

MONTAGEM. Antes de distribuir o recheio, espalhe o molho de tomate pronto de sua preferência (ou o caseiro, que é mais saudável) sobre os discos de massa.

RECHEIO. Distribua a muçarela, o presunto, regue com azeite e polvilhe orégano. Em seguida, volte ao forno por mais 10 minutos ou até derreter o queijo. Sirva a seguir.

Dica. Você pode variar o recheio da pizza substituindo o presunto por calabresa moída, frango desfiado, abobrinha ou outros ingredientes de sua preferência

Rendimento: 10 unidades
Fonte: Camil Alimentos

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora