Pizza de bolonhesa vai te surpreender!

Em mais uma matéria em celebração ao mês da pizza, aprenda uma receita bem diferente, mas cheia de sabor


No último dia 10 de julho, foi celebrado o dia da Pizza. O prato famoso hoje em dia, redondo, com molho de tomate e muito queijo foi criado em Nápoles, na Itália, por volta do século 18. A receita, no entanto, é mais antiga: hebreus e egípcios já consumiam uma fina camada de massa há 6 mil anos. Séculos depois, os fenícios acrescentaram cobertura de carne e cebola. A ideia foi absorvida pelos turcos e, durante as Cruzadas, no século 11, o pão fino e redondo deles chegou ao porto de Nápoles.

Foto: Friboi_Divulgação
Pizza bolonhesa

A delícia caiu no gosto popular e não demorou para que o prato conquistasse não só a Europa, como todos os cantos do planeta. Hoje, a pizza pode ser encontrada tanto nas suas versões mais clássicas quanto em adaptações bem diferentes, como a pizza de estrogonofe e a com borda de coxinha!

Durante todo o mês de julho, o Mais Sabor tem publicado receitas para quem quer preparar uma boa pizza em casa e, dessa vez, a indicação é de uma pizza bem diferente, mas deliciosa: a pizza bolonhesa. A receita, que serve até quatro pessoas, leva carne bovina, panceta, presunto cru e vinho tinto, entre outros ingredientes para italiano nenhum botar defeito. Ciao e buon appetito!

Pizza de bolonhesa

Ingredientes

Massa

1,250kg de farinha de trigo
1,5g de fermento biológico
700ml de água
35g de sal marinho

Bolonhesa

100g de cebola roxa
75g de salsão
75g de cenoura
45g de alho-poró
7g de alho
375ml de vinho tinto
750g de acém (ou patinho)
50g de panceta
50g de presunto cru
5g de tomilho
4g de salsa
5g de alecrim
1kg de tomate pelatti
80ml de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

MASSA
Em uma tigela, adicione a água e o sal, misture até que dissolva todo o sal na água. Adicione o fermento a esta mistura e mexa até que dissolva todo o fermento. Coloque a metade da farinha de trigo a esta mistura e mexa até que toda a farinha tenha absorvido a água. Adicione o restante da farinha de trigo aos poucos até a massa ficar homogênea e elástica. Deixe fermentar 8 horas, no mínimo – em temperatura ambiente (o ideal é cerca de 25°C). O recipiente deve ser coberto por uma tampa ou pano limpo.

MOLHO
Corte todos os legumes, a panceta e o presunto cru em cubos pequenos e reserve. Pique as ervas e as reserve. Corte a carne em cubos pequenos, um pouco maiores do que os itens citados acima. Aqueça uma panela grande, coloque a panceta, frite até ela ficar dourada e soltar toda a sua gordura. Junte o presunto e frite até dourar.

Coloque a cebola roxa picada e refogue até ficar translúcida, adicione o alho e frite até dourar. Depois acrescente todos os legumes, um de cada vez, e refogue até que todos fiquem bem dourados. Adicione o vinho aos legumes. Deixe reduzir por, aproximadamente, 30 minutos (se for um vinho com um teor mais alcoólico, deixar um pouco mais de tempo).

Em uma tigela, tempere o acém com sal e pimenta. Aqueça a panela com azeite para selar a carne, até ficar dourada. Adicione a mistura de vinho e legumes. Bata o molho, deixando alguns pedaços, assim apresentando um molho rústico. Coloque-o em uma panela em fogo médio, deixe reduzir até apresentar um molho grosso e com pedaços. Coloque o molho encorpado na mistura, adicione os temperos, ajuste o sabor com sal e pimenta. Deixe reduzir por 4 horas em fogo baixo. Mexendo em tempos, para que não grude. Quando o acém estiver macio e o molho grosso e encorpado, retire do fogo e reserve.

FINALIZAÇÃO
Em forno convencional, com o auxílio de uma pedra para assar pizza, preaqueça a pedra a 250°C por cerca de 45 minutos. Enquanto isso, molde os discos de pizza, cubra com molho de tomate pelatti e disponha o recheio – cerca de 350g de bolonhesa para cada uma das 4 pizzas.

Com o forno aquecido, coloque a pizza sob a pedra e deixe assar de 6 a 8 minutos. No forno a lenha, asse a 350ºC por 2 minutos, em média. Finalize com lascas de parmesão e manjericão.

Fonte: Academia da Carne Friboi

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora