25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fim de ano

Panetone ou chocotone?

Além das receitas tradicionais dos doces que estão entre os mais consumidos nessa época do ano, inclua no cardápio versões sem glúten e vegana

Por Danilo Reenlsober

16 de dezembro de 2019, às 09h58

Criado na região noroeste da Itália, o panetone é uma sobremesa típica do Natal que tem um leve aroma de baunilha e é recheado com frutas cristalizadas. Ninguém sabe especificamente quando o prato foi inventado, mas é fato que esta delícia italiana conquistou todo o território europeu e, logo depois, todo o mundo.

Com o passar do tempo, ganhou uma versão com gotas de chocolate – o chocotone -, igualmente adorado. Para a sua mesa de Natal, você pode apostar em receitas mais saudáveis, simples ou elaboradas: o importante é não deixar o prato de fora das celebrações.

Foto: Coamo_Divulgação
Panetone sem glúten com farinha de arroz e fécula de batata, além de goma de xantana

Panetone sem glúten

Ingredientes
5 colheres (sopa) rasas de açúcar refinado
1 colher (café) de sal
150g de farinha de arroz
3 colheres (sopa) cheias de fécula de batata
25g de polvilho doce
3 colheres (chá) de goma xantana
1/2 envelope de fermento biológico seco instantâneo
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
1/2 xícara (chá) de uvas-passas escuras
1 colher (sopa) de rum
1 1/8 de xícara (chá) de água
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de essência de panetone
1 colher (chá) de essência de laranja
1 colher (chá) de vinagre de maçã

Modo de preparo
Antes de preparar, certifique-se que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Em uma tigela, misture bem o açúcar, o sal, a farinha de arroz, fécula de batata, polvilho, goma, fermento, bicarbonato e as nozes. Reserve. Regue as frutas cristalizadas e as uvas-passas com o rum e reserve por 15 minutos. Misture os ingredientes restantes e junte-os aos ingredientes secos reservados. Por último, incorpore as frutas reservadas com o líquido. Despeje na forma de papel impermeável (1.250 ml – 12×9,5 cm), posicione sobre uma forma de metal e reserve dentro de saco plástico até crescer, por cerca de 45 minutos. Asse no forno preaquecido (180°C) por cerca de 35 minutos ou até que, ao espetar o centro da massa com um palito, este saia limpo. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Fonte: São Judas

Foto: Divulgação
Chocotone trufado é elaborado com chocolate meio amargo, creme de leite, rum e chocolate branco

Chocotone trufado

Ingredientes

Esponja
130g farinha de trigo
13g fermento biológico seco instantâneo
130g água em temperatura ambiente

Massa
130g de gemas
135g de açúcar cristal
20g de leite em pó
25g de glicose líquida transparente (opcional)
120g de água
15ml de extrato de baunilha
10g de raspas de limão siciliano
10g de raspas de tangerina/mexerica
20g de raspas de laranja pera ou lima
520g de farinha de trigo
160g de manteiga sem sal
Uma pitada de sal
460g de gotas de chocolate ao leite ou amargo

Trufado
400g de chocolate meio amargo derretido
200g de creme de leite
25ml de rum
20g de chocolate branco

Modo de preparo
ESPONJA E MASSA. Faça o chocotone de acordo com as receitas anteriores da página, misturando primeiro os ingredientes da esponja, depois os demais. Faça a junção das duas massas e coloque para assar. Depois de pronto, reserve cerca de 80g de chocolate derretido para depois utilizar na decoração. TRUFADO. Misture em uma tigela o creme de leite e o restante do chocolate derretido. Quando estiver homogêneo acrescente o rum e mexa mais um pouco. Leve a trufa de chocolate à geladeira por cerca de 40 minutos para ficar encorpada e deixar de ser tão líquida. Enquanto isso, retire delicadamente o papel que envolve as laterais e a parte de baixo de seu chocotone. Vire ele de ponta cabeça e use uma faca para cortar um círculo pela parte de baixo (reserve a pontinha para depois fazer o fechamento). Vá cavando mais o chocotone, deixando um espaço de 2 dedos nas laterais e no fundo. Quando sua trufa já estiver bem mais cremosa, recheie o buraco de seu chocotone deixando um espaço de 2 dedos. Feche com a pontinha do círculo que tinha reservado. Desvire o chocotone e coloque em um prato. Despeje o chocolate derretido que estava reservado e leve para a geladeira para endurecer. Finalize decorando com o chocolate branco.
Fonte: Cook’n Enjoy

Foto: Finna_Divulgação
Panetone recheado com doce de leite com cobertura de açúcar de confeiteiro, damascos e uvas-passas

Panetone recheado com doce de leite

Ingredientes
½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento
½ pacote de fermento biológico seco
½ xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de açúcar refinado
2 ovos inteiros
1 xícara (chá) de leite integral
2 colheres (sopa) de essência de panetone
1 ½ colher (sopa) de margarina
½ pacote de farinha de trigo
10 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 pitada de sal
1 ½ xícara de frutas cristalizadas e uvas passas
2 ½ xícaras de doce de leite
Damascos, uvas-passas e açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de preparo
Faça uma mistura denominada de “esponja” usando farinha de trigo, fermento, água morna e açúcar. Misture, cubra e deixe descansar por 20 minutos até crescer. Em uma tigela misture: ovos, leite, essência e margarina. Adicione a esponja nessa mistura de líquidos. Em outra tigela, coloque a farinha de trigo, açúcar e sal. Adicione a mistura líquida e com a ajuda de uma espátula misture até virar uma massa homogênea, a consistência é de uma massa grudenta. Misture a massa as frutas cristalizadas e uvas-passas. Coloque a massa dentro da forma de panetone e leve para crescer por cerca de 45 minutos. Asse no forno a 200ºC até que a superfície esteja dourada. Com o panetone já frio e fora da forma, faça dois cortes criando 3 camadas. Recheie e cubra com o doce de leite. Decore com damascos picados e uvas-passas. Polvilhe açúcar confeiteiro.
Fonte: Finna

Foto: Pão de Açúcar_Divulgação
Panetone vegano é preparado com lecitina de soja, essência de baunilha e raspas de laranja

Panetone vegano

Ingredientes
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
1/2 xícara (chá) de água morna
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar cristal
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de lecitina de soja em emulsão
1/2 xícara (chá) de água morna (120ml)
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de raspas de laranja
4 colheres (sopa) de margarina vegetal em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de margarina vegetal derretida para pincelar nas formas e nos panetones
2 formas para panetone de 500g
3/4 de xícara (chá) de frutas cristalizadas e uvas-passas misturadas

Modo de preparo
Antes de tudo, prepare a esponja (coloque ¾ de farinha, o fermento e a água morna em temperatura ambiente em uma vasilha, misture bem, até ficar uma massa grossa e tampe com plástico filme). Deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. Derreta uma colher de sopa de margarina vegetal no micro-ondas ou no fogão e pincele nas formas. Guarde o que sobrou para pincelar nos panetones. Em uma vasilha grande, coloque a farinha de trigo, o açúcar, o sal e misture. Adicione a lecitina de soja em emulsão, água morna, essência de baunilha, acrescente a esponja e as raspas de laranja. Misture bem e vá adicionando a margarina vegetal aos poucos. Sove a massa por 10 minutos. Coloque as frutas cristalizadas e as uvas-passas, misture bem até os ingredientes estarem incorporados. Disponha a massa nas formas de panetone e dê uns soquinhos leves para acomodá-las. Pincele o restante da margarina vegetal nas massas e coloque estas formas em uma assadeira. Cubra com 2 panos de pratos grossos e deixe descansar por 2 horas. Preaqueça o forno a 210ºC por pelo menos 20 minutos. Coloque 1 1/2 xícara (chá) de água quente em uma assadeira pequena. Passadas 2 horas, retire os panos de pratos dos panetones e leve para assar com a assadeira com água quente. Se seu forno tiver duas grades, coloque a assadeira com água embaixo, ou se tiver apenas uma, coloque mais no fundo do forno. Deixe os panetones assarem por 35-40 minutos ou até ficarem douradinhos. Com cuidado para não se queimar, levante um deles com o auxílio de um pano e bata no fundo do panetone. Se fizer um barulho de oco, estará assado. Espere esfriar para cortar ou guardar.
Fonte: Presunto Vegano

Foto: Portal da Lu_Divulgação
Chocotone fantástico leva seis colheres de mel, raspas de laranja e de limão

Chocotone fantástico

Ingredientes

Esponja
200g de farinha de trigo
20g de fermento seco para pão
200 ml de água morna

Massa
800g de farinha de trigo
150g de açúcar refinado
5 colheres (sopa) de leite em pó integral
1 pitada de sal
10 gemas
6 colheres (sopa) de mel
200ml de água morna
3 colheres (sopa) de essência de baunilha
15ml de essência de panetone
Raspas de 2 laranjas
Raspas de 2 limões tahiti
160g de margarina sem sal
350g de gotas de chocolate

Modo de preparo
ESPONJA. Misture os ingredientes até formar uma massa bem grossa e pegajosa. Cubra com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. MASSA. Na vasilha da batedeira, dilua o mel na água morna e acrescente as essências de baunilha e panetone. Em uma tigela separada, adicione o trigo, açúcar, sal, leite em pó, gemas e a esponja preparada anteriormente. Misture, grosseiramente, até formar uma “farofa’”. Despeje a “farofa” na mistura líquida e deixe sovando na batedeira com o gancho de massas pesadas até que a massa fique lisa e solte das laterais. Acrescente a margarina aos poucos e bata até chegar ao ponto de véu (pegue uma pequena porção da massa com as mãos levemente untadas com óleo de girassol e estique com cuidado, a massa deve abrir até ficar transparente, sem rasgar). Neste ponto adicione as raspas de laranja e limão e bata até serem incorporadas. A massa deverá estar macia e pegajosa, e sempre ser manipulada com as mãos untadas com óleo de girassol. Despeje a massa numa superfície untada com óleo de girassol. Abra com as mãos e espalhe as passas e frutas ou gotas de chocolate. Enrole até ficarem bem distribuídas. Modele a massa formando uma bola e coloque-a em uma vasilha grande untada com óleo. Deixe descansar por 1h30. Após crescida, volte-a para superfície untada e divida em partes iguais. Aguarde a massa crescer até a borda da forma (não deixe crescer mais que isso). Com um estilete ou tesoura faça cortes em cruz na superfície e coloque um pedacinho de margarina no centro. Leve para assar no forno preaquecido a 200˚C por 20-30min. Coloque uma forma com água na grade de baixo para manter o forno úmido. Faça o teste do palito, se sair limpo retire a forma e coloque sobre uma grade para esfriar. Pincele uma misturinha de água e açúcar em cima para dar brilho. Após totalmente frios, embale-os em sacos plásticos.
Fonte: Gshow

Publicidade