Oito receitas de sopa gourmet

Receitas diferentes de sopas e caldos para se despedir do Inverno com muito sabor, investindo em ingredientes marcantes como gengibre e pimentão


Nada de canja de galinha ou sopinha de legumes. Aproveite os últimos dias do Inverno para preparar receitas diferentes de sopa. A ideia é se jogar em sabores e combinações diferentes para se despedir das noites frias. E quem diria que esse prato tão simples teria tantas versões gourmets? A sopa faz parte da lista de alimentos que traz sensação de aconchego, aquece o corpo e o coração e, ainda, alimenta com muito sabor e poucas calorias. Pode ser servida como aperitivo em cumbuquinhas para os amigos ou ser apreciada individualmente, acompanhada de uma bela taça de vinho branco.

Foto: Divulgação
Sopa de cebola francesa

Sopa de cebola francesa

Ingredientes
2 unidades de pão francês sem glúten
400g de cebola picada
40g de manteiga
1 litro de caldo de vegetais
80g de queijo tipo emmental
½ colher (sopa) de farinha sem glúten
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Derreta a manteiga e acrescente as cebolas. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo durante cerca de 30 minutos. Em seguida acrescente, aproximadamente, 100 ml de água. No momento em que a cebola começar a dourar, acrescente farinha, sal e pimenta e misture devidamente. Adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar durante mais 20 minutos. Enquanto isso, asse o pão francês e corte-o em rodelas. Lembre-se que a receita original francesa é servida com um pedaço de pão no fundo da cumbuca, e coberta com queijo gratinado, mas você pode servir a sopa, separadamente, se desejar.

Dica. A receita rende duas porções.
Fonte: Schär

Foto: Divulgação
Sopa de pimentão com crotons e maçã verde

Sopa de pimentão com croutons de maçã verde

Ingredientes
1 pimentão vermelho
½ lata de creme de leite
1 maçã verde sem casca picada em pedacinhos
1 cubo de caldo de frango
¼ de xícara (chá) de água
½ cenoura
Molho tabasco a gosto (ou) azeite aromatizado de pimenta

Modo de preparo
Colocar o pimentão, cenoura e caldo de frango e água no liquidificador e bater bem até não ter nenhum pedaço. Depois de bater, levar ao fogo com o creme de leite e tabasco. Servir com maçã verde em cubinhos por cima. Se desejar guardar os cubinhos para a hora de servir, basta deixá-los em um pote na geladeira com água e o limão para não ficarem escuros. Finalizar com azeite aromatizado de pimenta.
Fonte: Cecilia Padilha_Canal Experimente

 

Foto: Pixabay
Sopa de creme de cenoura

Sopa creme de cenoura e gengibre

Ingredientes
½ kg de cenoura
30g de gengibre ralado
100ml de suco de laranja
200ml de creme de leite
700ml de água
2 caldos de frango em tablete

Modo de preparo
Lave e descasque as cenouras e pique. Coloque em uma panela com a água e o caldo de frango e leve ao fogo. Quando levantar fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até que as cenouras estejam macias. Retire do fogo, espere esfriar um pouco e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo. Volte o creme para a panela, junte o suco de laranja e metade do gengibre e deixe cozinhar por cerca de 8 minutos. Verifique o sal. Retire do fogo, misture o creme de leite e sirva a seguir decorando com o resto do gengibre ralado.

 

Dica. A receita rende cinco porções
Fonte: chef Sergio Arno_Alimentari

Foto: Divulgação
Sopa de abóbora com coco

Sopa de abóbora com coco

Ingredientes
500g de abóbora cabotiá sem casca em cubos
1 xícara (chá) de água fervente ou caldo de legumes
200ml de leite de coco
1 cebola pequena em cubos
2 dentes de alho picados
½ colher (chá) de curry
1 colher (café) de páprica picante ou defumada
1 colher (sopa) de gengibre ralado
Sal e pimenta a gosto
Azeite extravirgem
Coco em lascas (opcional)

Modo de preparo
Em uma panela média, aqueça um fio de azeite. Coloque a cebola com uma pitada de sal e refogue até que fique transparente. Adicione o alho picado e doure por alguns segundos. Junte a abóbora e o gengibre e misture bem. Tempere com sal e pimenta, e cubra com a água. Após levantar fervura, deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, ou até que a abóbora esteja bem macia. Desligue o fogo, junte o leite de coco e bata a sopa com um mixer ou no liquidificador, até que fique bem cremosa e homogênea. Volte a sopa para a panela, tempere com o curry, a páprica, o sal e a pimenta. Misture bem e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos em fogo baixo. Sirva com as lascas de coco e uma pitada de páprica.
Fonte: Marola com Carambola

Foto: Divulgação
Sopa de farfalline com grão-de-bico

Sopa de farfalline com grão-de-bico

Ingredientes
250g de macarrão tipo farfalline (gravatinha)
500g de grão-de-bico
1 cenoura
1 cebola média
2 dentes de alho
1 talo de salsão
1 vidro de molho basílico (molho de tomate à base de alho e manjericão)
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
30ml de azeite extra virgem de oliva
2 folhas de louro
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino preta a gosto

Modo de preparo
Coloque o grão-de-bico de molho na água, por 8 horas. Em seguida, cozinhe em panela de pressão com pouca água, sal e as folhas de louro por 5 minutos. Reserve uma xícara de grãos inteiros e bater o restante no liquidificador com a água do cozimento. Corte a cenoura e o salsão em cubos de 1 cm. Refogue o alho e a cebola picados, acrescentar a cenoura e o salsão e refogar bastante. Junte as ervas e a pimenta picadinhas e refogar rapidamente. Acrescente 2/3 do molho de tomates e cozinhar por alguns minutos. Em seguida, acrescente o grão-de-bico inteiro e o batido. Coloque a massa e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem. Tempere com sal e pimenta-do-reino preta moída. Sirva com a salsinha picada.
Fonte: Barrilla

Foto: Divulgação
Sopa com madioquinha e costelinha suína

Sopa de farfalline com madioquinha e costelinha suína

Ingredientes
250g de macarrão tipo farfalline
2 kg de mandioquinha descascada e cortada em pedaços médios
1 kg de costelinha de suína defumada
200g de bacon
1 cebola média
2 dentes de alho
2 alhos-porós
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
2 tomates maduros
Salsinha picada à gosto
1 colher (sopa) de coentro fresco
50ml de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo
Coloque 2 litros de água em uma panela de pressão e cozinhe a costelinha previamente cortada em pedaços grandes. Cozinhe até que fique macia, desligue o fogo e deixe esfriar. Em seguida, desfie e descarte os ossos. Reserve a água do cozimento. Em uma caçarola, doure em azeite de oliva as cebolas, o alho e o alho-poró picados finamente. Em seguida, acrescente o tomilho e o alecrim picados. Coloque a mandioquinha e acrescente a água do cozimento da costelinha. Se for preciso, acrescente mais água. Cozinhe as mandioquinhas e bata no liquidificador até formar um creme homogêneo. Evite bater todo o líquido de imediato e ir dosando para que consiga a consistência desejada. Coloque a mandioquinha batida em uma caçarola e adicione os tomates picados em cubos pequenos. Acrescente a costelinha e a massa já pré-cozida (por 8 minutos), até que o cozimento se complete. Sirva com a salsinha e o coentro.
Fonte: Barrilla

Foto: Cybercok
Sopa de mandioquinha com camarão

Sopa de mandioquinha com camarão e azeite de oliva

Ingredientes

Camarão
Pimenta-do-reino em grão moída a gosto
160g de camarão médio (limpos)
1 colher (sopa) de salsinha picada
Azeite de oliva a gosto

Sopa
1 unidade de cebola média cortada em quatro pedaços
500g de mandioquinha
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem carbonell
1 litro de caldo de galinha natural
500ml de água

Modo de preparo
CAMARÃO. Tempere os camarões com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva extra virgem carbonell e adicione os camarões. Refogue até mudarem de cor. Reserve. SOPA. Em uma panela em fogo médio, coloque o caldo de galinha dissolvido e acrescente a mandioquinha cortada em pequenos pedaços, o azeite de oliva extra virgem e a cebola. Com a panela tampada, deixe cozinhar por, aproximadamente, 15 minutos ou até a mandioquinha estar bem mole. Deixe esfriar. Bata a sopa no liquidificador até obter um creme suave. MONTAGEM. Sirva a sopa de mandioquinha quente com 4 camarões em cima. Salpique com salsa e adicione azeite de oliva extra virgem para servir.
Fonte: Cybercook

Foto: Divulgação
Sopa de vegetais com espinafre

Sopa de vegetais com espinafre

Ingredientes
1 cebola grande
2 cenouras
1 nabo pequeno
2 batatas médias
250g de abóbora
1,6 litro de água
40g de margarina Vaqueiro
Sal a gosto
300g de folhas de espinafres (já escolhidas e lavadas)

Modo de preparo
Descasque a cebola e as batatas, tire a pele das cenouras e do nabo. Retire as sementes da abóbora. Lave os legumes e corte-os em pedaços pequenos. Introduza-os numa panela, junte a água e leve a ferver até os legumes estarem macios. Retire do fogo e reduza tudo a purê. Junte a margarina e tempere com sal. Leve de novo ao fogo e, quando retomar fervura, introduza os espinafres. Mexa com uma colher de pau e deixe cozinhar durante mais 10 minutos. Sirva bem quente.

Rendimento: de quatro a seis porções
Dica. Sirva com croutons de pão torrado ou frito
Fonte: Receitas para todos os gostos (site)

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!