17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Reaproveite!

O que fazer com as sobras de panetone

Sobremesas deliciosas para experimentar em casa com os panetones e chocotones que ficaram do pós-festas

Por Débora de Souza

04 de janeiro de 2020, às 07h52

Fim de ano é um festival de panetones: um da sogra, um do cunhado, um da firma, aquele da padaria que de tão fofinho você não resistiu, além de outros adquiridos naquela mega promoção do supermercado na última hora do ano novo.

Por fim, 2020 chegou e… o que fazer com tanto panetone em casa? É possível recheá-lo ou comê-lo com sorvete (tipo um petit gateau). Mas as ideias não param por aí: seja com lascas ou usando o bolo todo, você inventa tortas, rabanadas, bombons e outras sobremesas interessantes. A seguir, sete receitas criativas para você experimentar em casa.

Foto: Bauducco_Divulgação
Empanada de panetone, maçã e damasco

Empanada de panetone e maçã

Ingredientes
1 panetone
3 maçãs
1 limão
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de canela
1 unidade de amanteigado banana e canela (375g)
300g de damascos
1 colher (café) de açúcar
2 xícaras (chá) de água
Sorvete

Modo de preparo
EMPANADA. Em um bowl (tigela), coloque as maçãs em cubos pequenos, adicione o suco do limão, o açúcar, a pitada de canela, mexa bem e reserve. Corte o panetone em fatias redondas (1,5 cm), passe o rolo sobre as fatias, acrescente o recheio e feche com auxílio de um garfo. Disponha em uma forma antiaderente e leve ao forno preaquecido a 180°C por 15 minutos. Faça uma calda derretendo açúcar até ficar cor de caramelo claro. Adiciona 2 xícaras de água e mexa até incorporar. Adicione 300 gramas do damasco picado, e mexa até ficar em ponto de calda. Reserve. Retire a empanada do forno, sirva com uma bola de sorvete, a calda de damasco e polvilhe com açúcar e canela
Fonte: Bauducco

Foto: Village Panetones_Divulgação
Trufotone é feito com panetone trufado com recheio e gotas de chocolate

Trufotone

Ingredientes
Massa
1 panetone trufado com recheio e gotas de chocolate
10 colheres (sopa) de creme de leite

Cobertura
300g de chocolate ao leite
Confeitos coloridos ou de chocolate

Modo de preparo
Em um bowl (tigela), esfarele o panetone trufado, adicione aos poucos o creme de leite e misture bem a cada adição até obter uma massa compacta e macia. Se necessário, acrescente mais creme de leite. Cubra e leve à geladeira por cerca de 3 horas para firmar a massa. Enrole as bolinhas e reserve sobre uma superfície lisa e forrada com papel-manteiga. Volte à geladeira. Derreta o chocolate da cobertura conforme as instruções da embalagem. Utilize um pouco de chocolate nas pontas dos dedos e passe por toda superfície da massa trufada enrolada. Coloque sobre a placa com papel-manteiga e polvilhe com os confeitos coloridos. Repita a operação com o restante da massa trufada. Leve à geladeira por cerca de 15 minutos para o chocolate firmar. Sirva em seguida.

Dica. Se desejar, acrescente 2 colheres (sopa) de licor de chocolate ou rum junto com o creme de leite. Você poderá fazer bombons trufados, basta fazer a casquinha de chocolate em moldes para bombom, rechear com a massa trufada e fechar com o chocolate.

Rendimento: 40 trufotones
Fonte: Village Panetones

Foto: Bauducco_Divulgação
Cheesecake chocottone de caramelo com cream cheese

Cheesecake chocottone caramelo

Ingredientes
1 chocotone
400g de cream cheese
½ xícara (chá) de açúcar
½ envelope de gelatina sem sabor hidratada conforme embalagem
250g de creme de leite fresco batido
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de creme de leite fresco
¼ colher (chá) de sal

Modo de preparo
Corte o chocotone em fatias grossas e cubra o fundo de uma forma redonda de fundo removível. Reserve. Bata o cream cheese com o açúcar por 5 minutos, adicione a gelatina hidratada e misture. Acrescente o creme de leite fresco batido e misture delicadamente até incorporar. Disponha essa mistura sobre a camada de chocotone, alise bem a superfície e leve à geladeira por 2 horas. Em uma panela, derreta o açúcar até obter uma cor caramelo. Junte o creme de leite morno e misture com cuidado até que esteja bem incorporado. Adicione o sal e misture. Reserve. Desenforme a cheesecake, finalize com o caramelo salgado e sirva.
Fonte: Bauducco

Foto: Bauducco_Divulgação
Baffone especial de chocotone

Baffone de chocottone

Ingredientes
1 chocotone
1 xícara (chá) de doce de leite
5 bananas
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
¼ xícara (chá) de açúcar
Raspas de uma laranja
Raspas de chocolate meio amargo
Biscoitos amanteigados em formato de estrela

Modo de preparo
Corte o chocotone em fatias, cubra o fundo e as laterais de uma forma redonda para tortas fazendo uma leve pressão. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 15 minutos. Reserve para esfriar. Espalhe o doce de leite sobre as fatias de chocotone. Corte as bananas ao meio e disponha sobre a camada de doce de leite. Cubra com o chantilly e finalize com as raspas de laranja, as raspas de chocolate e os biscoitos amanteigados em formato de estrela. Leve à geladeira por 30 minutos e sirva.
Fonte: Bauducco

Foto: Ricardo D'Angelo_Braz Pizzaria
Sorvete ao forno de panetone

Sorvete ao forno de panetone

Ingredientes
3 bolas de sorvete de baunilha
5ml de rum
10ml de suco de laranja
30g de panetone
30g calda de chocolate
60g de merengue suíço
10g gotas de chocolate meio amargo

Merengue
4 claras de ovos
120g de açúcar

Calda
60g de chocolate meio amargo
25g de cacau em pó
75ml de leite integral
30g de açúcar

Modo de preparo
MERENGUE SUÍÇO. Misture as claras e o açúcar e coloque em banho-maria, mexendo até atingir a temperatura de 60°C. Despeje a mistura ainda quente em uma batedeira e bata até ficar firme e frio. CALDA DE CHOCOLATE. Pique o chocolate e aquecer em banho-maria. Bata em um liquidificador o cacau em pó, o leite e o açúcar (nessa ordem) e misture ao chocolate no banho-maria. Mexa por cerca de 20 minutos até derreter todo o chocolate. MONTAGEM. Em um copo (o ideal é que seja largo e não muito alto) coloque o panetone embebido com o suco de laranja e rum. Coloque a calda de chocolate, deixando que escorra pela lateral do copo. Coloque as 3 bolas de sorvete e mais um pouco da calda em cima. Adicione o merengue suíço por cima, usando um saco de confeiteiro. Finalize com as gotas de chocolate e doure levemente com um maçarico culinário.

Dica. Se não tiver um maçarico, substitua o merengue suíço por chantilly e não doure.
Fonte: Bráz Pizzaria

Foto: Tasting Table_Divulgação
Torrada francesa de panetone com raspas de laranja e açúcar de confeiteiro

Torrada francesa de panetone

Ingredientes
1 panetone

Creme
½ xícara (chá) de creme de leite
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de raspas de laranja
1 colher (chá) de sal kosher

Rabanada
2 ½ xícaras (chá) de leite integral
½ xícara (chá) de açúcar granulado
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de canela em pó
6 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga

Para decorar
Nozes picadas, para guarnecer
Mel ou xarope de bordo (maple syrup)

Modo de preparo
PANETONE. Corte o panetone ao meio e depois em fatias de 2,5 cm de espessura. Reserve. CREME DE LARANJA. Em uma tigela média, misture os ingredientes do creme de laranja para obter picos firmes. Refrigere até estar pronto para servir. TORRADA FRANCESA. Em uma tigela grande, misture o leite, açúcar, sal, baunilha, canela e os ovos até ficar homogêneo. Aqueça 1 colher de sopa de manteiga em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Mergulhe 4 pedaços de panetone na massa e coloque na panela. Cozinhe, virando uma vez, até dourar, 2 minutos de cada lado. Transfira a torrada francesa para uma travessa e repita o processo com os ingredientes restantes. PARA SERVIR. Coloque o creme de laranja sobre a torrada, decore com nozes e sirva com mel ou xarope de bordo.
Fonte: Tasting Table

Foto: GNT_Divulgação
Bolo festivo de panetone com mascarpone e vinho marsala

Bolo festivo

Ingredientes
2 ovos
75g de açúcar refinado
1 panetone
500g de mascarpone (queijo cremoso)
250ml de creme de leite fresco
125ml de vinho marsala
75g de marrom-glacê em pedaços
100g de pistache picado
125g de gotas de chocolate
6 colheres (sopa) de licor tuaca ou de brandy

Modo de preparo
Em uma batedeira, bata os ovos e o açúcar para que fique aerado e clarinho. Corte o panetone em fatias e reserve. Depois de bater os ovos e o açúcar, incorpore o mascarpone e o creme de leite, que devem estar em temperatura ambiente, e depois acrescente o vinho. Reserve um pouco do creme para cobrir o bolo. Amasse um marrom-glacê e coloque na mistura, acrescentando o pistache e o chocolate em gotas. Misture tudo e reserve. Coloque as fatias do panetone no fundo de uma forma redonda de fundo removível e acrescente um pouco do licor para embeber as fatias do panetone. Coloque metade do creme sobre o panetone e espalhe bem. Faça outra camada de panetone com mais uma do creme em seguida, sem esquecer do licor. Cubra com uma camada de panetone com licor, passe filme PVC e leve à geladeira. Finalize espalhando no topo do bolo o creme de mascarpone que estava reservado. Salpique algumas gotinhas de chocolate, pistache moído e sementes de romã.
Fonte: Cozinha de Nigella (Especial de Natal)_GNT

Foto: Bauducco_Divulgação
Bombom de chocotone

Bombom de chocotone

Ingredientes
1 chocottone
1 xícara (chá) de doce de leite
300g de chocolate meio amargo

Modo de preparo
Corte o chocottone em fatias quadradas de 5 cm. Disponha os quadradinhos em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de cinco minutos ou até que estejam levemente dourados. Deixe esfriar e reserve. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e reserve. Cubra um quadradinho de chocotone com doce de leite e feche com outro quadradinho. Banhe no chocolate derretido, coloque em uma assadeira coberta com papel manteiga e leve à geladeira para endurecer. Sirva geladinho.
Fonte: Bauducco

Publicidade