O que comem os astronautas?

Livro de Sandro Marques é uma homenagem aos 50 anos da chegada do homem à Lua e um guia com história e receitas apreciadas pelos astronautas


Neste sábado, 20 de julho, completam 50 anos da chegada do homem à Lua. Dentre tantas curiosidades em torno das expedições espaciais, uma delas é a comida. O que comem e como comem os astronautas? É sabido que lá nos idos 1961, quando o primeiro homem foi lançado ao espaço – o russo Yuri Gagarin –, a comida era processada até virar uma pasta e consumida em bisnagas. Anos mais tarde, após inúmeras reclamações sobre sabor e consistência do alimento, cientistas têm se debruçado sobre a questão para criar uma comida mais parecida (em sabor e visual) com a que comemos na Terra.

Foto: ZME Science_Divulgação
Refeição dos astronautas na década de 1970

A tarefa não é simples, afinal, migalhas não são bem-vindas dentro da nave, mas os resultados têm sido animadores e, hoje, os astronautas já podem saborear um macarrão com queijos e mesmo sorvete no espaço. Essa façanha alimentar é contada no livro infantil “O que comem os astronautas”, de Sandro Marques, lançado neste sábado, pela Editora Bamboozinho.

Na obra, o autor estimula as crianças a pensarem sobre o que pode e o que não pode comer fora da órbita terrestre e inclui receitas preparadas e apreciadas por esses homens, chamando a garotada para a cozinha.

“A partir disso [das reclamações dos astronautas], as pesquisas se intensificaram para tentar proporcionar uma alimentação que fosse cada vez mais parecida com a comida na Terra. As técnicas de conservação dos alimentos evoluíram desde então. Hoje, é possível levar um macarrão com queijo, por exemplo. A comida passa por um processo de liofilização [desidratação mais choque de temperatura]. Quando o astronauta vai comer, ele acrescenta água quente e regenera o prato”, explica o autor.

Receitinhas do livro: Selecionamos duas receitas do livro para reunir a criançada na cozinha. Diferente da comida levada ao espaço pelos astronautas, estas podem ser apreciadas em casa, sem que passem pelo processo de liofilização.

Foto: Foto: Damn Delicious_Divulgação
Macarrão com queijo

Macarrão com queijo (mac & cheese)

Ingredientes
1 pacote de macarrão curto (penne, espiral ou parafuso)
2 colheres (sopa) cheias de manteiga
½ xícara (chá) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de leite
200g de queijo ralado grosso (pode ser muçarela, minas padrão, meia cura, cheddar ou uma mistura de todos eles)
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Noz-moscada
Sal

Modo de preparo
Cozinhe a massa no tempo necessário para não ficar muito mole. Não se esqueça de colocar sal na água. MOLHO. Derreta a manteiga, acrescente a farinha e mexa bem com um batedor. Acrescente o leite e continue mexendo para não formar pelotas (se der errado, pode bater no liquidificador). Tempere com sal e noz-moscada e deixe no fogo por uns 10 minutos. Acrescente o queijo. MONTAGEM. Coloque a massa numa travessa untada, acrescente o molho e coloque um pouco do parmesão por cima. Deixe no forno quente por uns 20 minutos até dourar.

Dica. A receita fica ainda mais gostosa se misturar uma colher rasa de mostarda de Dijon ao macarrão.

Foto: Freepik
Brownie feito de chocolate e nozes

Brownie de chocolate e nozes

Ingredientes
½ xícara (chá) de óleo
1 ¼ xícaras (chá) de açúcar
¾ xícara (chá) de farinha
½ xícara (chá) de cacau em pó
1 pitada de sal
2 ovos
2 colheres (sopa) de água
½ xícara (chá) de chocolate picado
1/3 de xícara (chá) de nozes

Modo de preparo
Aqueça o forno a 180°C antes de começar a fazer a massa. Primeiro misture bem os ingredientes secos. Depois acrescente os ovos e a água. Misture tudo e acrescente os pedaços de chocolate.
Asse por volta de 30 minutos e deixe esfriar antes de cortar.

O livro

Os personagens principais do livro são duas crianças, Nica e Rico, que ao ouvir na tevê sobre as comemorações da chegada do homem à Lua, pergunta aos pais: “O que comem os astronautas?”. A pergunta dispara o questionamento sobre diferentes alimentos – é possível comer sushi? E açaí? –, e o autor apresenta receitas com um nível fácil de execução e textos curtos que contextualizam historicamente os alimentos. Isso permite o uso do livro como obra paradidática para crianças entre 6 e 9 de idade ensejando a discussão com professores e a realização de atividades práticas na cozinha, explorando temas como ciência, sustentabilidade, diversidade e identidade alimentar.

Foto: Divulgação
Obra de literatura infantil “O Que Comem Os Astronautas”

Serviço
“O que Comem os Astronautas?
Autor: Sandro Marques
Editora: Bamboozinho
Público-alvo: Literatura Infantil – 4 a 10 anos
Preço: R$ 48
40 páginas

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora