O que a tangerina tem?

Fonte de vitaminas, a fruta melhora o sistema imunológico, além de facilitar a digestão e ser uma saborosa opção de sobremesa


A versatilidade da tangerina permite que a fruta seja usada como ingredientes para preparar doces, sorvetes, sobremesas e até molho para regar carnes. Lívia Nogueira, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que a fruta é rica em nutrientes e vitaminas capazes de contribuir para o bom funcionamento do organismo.

A tangerina, diz ela, é ideal para favorecer o sistema imunológico, a digestão e também o trânsito intestinal. Mas, para isso, é importante ser consumida com o bagaço. Confira outras dicas nutricionais e duas receitas selecionadas pela nutricionista.

Foto: Pixabay
São três variedades de tangerina com características e indicações específicas para consumo e uso culinário

Benefícios da tangerina

– Rica em antioxidante, a tangerina traz grandes quantidades de vitamina C, capaz de contribuir para a renovação celular e prevenir o envelhecimento precoce, além de aumentar a imunidade.
– As vitaminas A, B1 e B2, folato e sais minerais, como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio também são essenciais para o bom funcionamento do corpo.
– Com baixa caloria – cada 100g de tangerina possui somente 43 calorias – é uma opção de lanche saudável para crianças, adultos e idosos, a qualquer hora do dia.
– Boa fonte de colágeno, contribui para a elasticidade, beleza e saúde da pele.

Foto: Plural Bio_Divulgação
Mexerica Carioquinha

Dicas nutricionais

Com frutos aromáticos, possui casca fina e lisa, e apresenta paladar bastante agradável. De acordo com a nutricionista, o consumo está liberado diariamente, sendo uma dica para lanches e também sobremesas. “Em sucos, saladas de frutas, doces cristalizados da casca, compotas, geleias ou nos molhos para as carnes, de todas as formas, ela fica uma delícia; por isso, o que vale é a criatividade na cozinha”, incentiva Lívia.

Foto: Pixabay
Ponkan

Conhecida pelo sabor delicioso, a tangerina ponkan tem frutos grandes e fáceis de descascar. É uma boa opção para substituir as sobremesas.

Foto: Pixabay
Murcott

Vem do cruzamento de tangerina e laranja, e se caracteriza por frutos achatados, com casca fina e aderente. “Tem bastante semente e a cor do suco é alaranjada intensa, doce e excelente para o consumo in natura ou no preparo de sucos”, cita a nutricionista Lívia Nogueira.

Foto: Oba Hortifruti_Divulgação
Frozen iogurte de tangerina

Frozen iogurte de tangerina

Ingredientes
2 colheres (sopa) de açúcar de coco
½ litro de suco de tangerina
2 xícaras (chá) de iogurte natural
1 envelope de gelatina incolor e sem sabor
Casca de tangerina para decorar

Modo de preparo
Coloque em uma tigela o suco de tangerina, a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem, o iogurte e o açúcar de coco. Bata manualmente, até a mistura ficar homogênea. Cubra a tigela com filme plástico e leve ao congelador por 2 horas, ou até começar a cristalizar as bordas. Retire. Bata a mistura na batedeira por 4 minutos. Volte ao congelador e deixe por mais 1 hora, ou até ficar firme, mas ainda cremosa. Retire, misture com uma colher e distribua em taças. Decore com as tiras da casca de tangerina.

Fonte: nutricionista Lívia Nogueira_Oba Hortifruti

Foto: Pixabay
Salmão ao molho de tangerina

Salmão ao molho de tangerina

Ingredientes
2 filés de salmão (180g cada)
Suco de limão
Sal a gosto

Molho
250ml de suco de tangerina
1 colher (sopa) de manteiga
2 galhos de alecrim
1 colher (sobremesa) de mel
50ml de vinho branco
1 colher (chá) de gengibre ralado

Modo de preparo
Corte os filés de salmão ao meio e tempere com sal e suco de limão. Deixe descansar por 5 minutos. Grelhe-os, deixando-os úmidos por dentro. Reserve. Para o molho, em uma frigideira em fogo médio, aqueça a manteiga, coloque o gengibre, os galhos de alecrim e deixe dourar. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Coloque o suco de tangerina, o mel, mexa e deixe engrossar por 4 minutos. Coloque os filés de salmão selados e deixe encorpar. Sirva os filés com o molho por cima.

Dica. Pode ser acompanhado de batatas sauté ou purê de mandioquinha.

Fonte: nutricionista Lívia Nogueira_Oba Hortifruti

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora