25 de abril de 2024 Atualizado 13:09

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Nutrição

Nem toda barrinha de cereal é saudável

Engana-se quem acha que pode consumir barras de cereal, dessas industrializadas, sem se preocupar: nem todas fazem bem à saúde

Por Danilo Reenlsober

04 de agosto de 2019, às 09h12 • Última atualização em 04 de agosto de 2019, às 10h21

Ela está quase sempre presente na dieta de quem está começando uma dieta. Fácil e prática de carregar, a barra de cereal é um snack que ajuda a manter a saciedade entre uma refeição e outra e é tida como um alimento saudável para o organismo. Mas, será que essa fama faz jus ao alimento? De acordo com especialista, antes de consumir a barrinha, é necessário ficar atento aos ingredientes utilizados, já que nem todas as barras são realmente saudáveis.

“Para acrescentar esse snack ao cardápio, é preciso verificar a composição e os nutrientes que a barrinha de cereal possui. Muitas contêm ingredientes que são o oposto do que é considerado benéfico à saúde”, conta a nutricionista Thaise Costa. Segundo a especialista, açúcar e gordura são os ingredientes que mais aparecem, fazendo com que a barrinha deixe de ser saudável.

A nutricionista explica como analisar a embalagem e os ingredientes utilizados na fabricação de forma correta. “Os ingredientes descritos na embalagem constam em ordem decrescente. Então, se aparecer ‘açúcar’ como primeiro ingrediente, significa que é o item em maior quantidade presente no produto”, ensina. “Se aparecer qualquer tipo de gordura na tabela nutricional, fuja da barrinha”.
Lembrando que é fácil fazer barras de cereal em casa. Além de economizar, você tem a certeza de que os ingredientes são naturais e sua barrinha será muito mais saudável.

Foto: Vida Saudável_Divulgação
Chocolate, frutas e oleaginosas são ingredientes mais utilizados nas receitas de barrinhas: prefira as orgânicas

A escolha ideal

De acordo com a nutricionista Thaise Costa, o correto é optar por ingredientes que sejam integrais e naturais, que contenham fibras e carboidratos complexos. Eles são digeridos e absorvidos lentamente pelo organismo, melhoram o funcionamento do intestino e oferecem sensação de saciedade. “Quem quer se alimentar de maneira saudável deve se preocupar constantemente com os produtos que ingere”, aponta. Confira algumas dicas da especialista na hora de escolher o produto correto:

1 – Oleaginosas
Opte por barras que tenham ingredientes como amêndoa, amendoim, castanha de caju e castanha-do-pará, que contam com gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que reduzem a possibilidade de doenças cardiovasculares;

2 – Frutas
São fonte de várias vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Para escolher esse tipo de barrinha, é preciso saber se a fruta está desidratada, pois assim concentra-se o sabor original e doce ao snack – sem a necessidade da adição de açúcar;

3 – Chocolate
Combinar o chocolate com uma barrinha de cereal pode ser uma opção saudável, desde que o chocolate possua 50% ou mais de cacau em sua composição. Se há açúcar refinado ou gordura hidrolisada nos ingredientes, fuja;

4 – Barrinha orgânica
As barrinhas de cereais orgânicas são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos e outros produtos químicos, além de serem mais saborosas e a produção respeitar o meio ambiente. No entanto, todo produto orgânico deve possuir um selo que comprove que o alimento é certificado.

Barra de cereal natural

Foto: Barano Alimentos_Divulgação
Barra de cereal natural preparada com aveia em flocos, abanana amassada e cacau em pó

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos
  • 2 xícaras (chá) de oleaginosas de sua preferência (macadâmia, nozes, amendoim, etc.)
  • 1/2 xícara (chá) de banana amassada
  • 1/4 xícara (chá) de melado
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó (opcional)

Modo de preparo
Comece preaquecendo o forno a 180ºC. Coloque a aveia em flocos, as oleaginosas e o cacau em pó no processador. Triture tudo até quebrar as oleaginosas em pedaços pequenos. Transfira a mistura para uma tigela e adicione o melado e a banana amassada. Misture tudo até ficar homogêneo. Espalhe a mistura sobre uma forma (utilizei uma de 26 cm x 16 cm) apertando com a mão ou com uma espátula. Forme uma camada de espessura uniforme. Leve ao forno por cerca de 30 minutos a 180°C. Retire do forno e espere esfriar para cortar as barrinhas em tamanhos iguais.

Dica. Conserve as barrinhas de cereal na geladeira, elas durarão por mais tempo.

Fonte: Tempero Alternativo

Barra de cereal com frutas secas

Foto: Delicitas_Divulgação
Barra de cereal com frutas secas, castanhas, amêndoas, amaranto em flocos e mel

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de frutas secas deixadas de molho em água por 2 horas (tâmaras, ameixas, uva passa, cramberry, etc.)
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos
  • 1/2 xícara (chá) de amaranto em flocos (ou quinoa)
  • 1/2 xícara (chá) de amêndoas picadas
  • 1/2 xícara (chá) de mix de outras castanhas picadas
  • 3 colheres (sopa) de semente de girassol (ou abóbora)
  • 2 colheres (sopa) de gergelim
  • 3 colheres (sopa) de coco ralado sem açúcar (opcional)
  • 1/3 xícara (chá) de água

Modo de preparo
Bata no liquidificador as frutas secas sem a água e o mel. Despeje em um recipiente e acrescente os outros ingredientes, exceto a água. Mexa bem com uma colher, ele tem que ficar grudento. Adicione a água e, se necessário, um pouco mais do mel. Coloque em uma forma forrada com papel-manteiga e despeje essa mistura, aperte bem com as mãos para fica um bloco da altura que desejar, mas bem grudado. Leve ao forno baixo preaquecido por cerca de 15-20 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar, retire do papel-manteiga e corte com uma faca de lâmina lisa as barras no tamanho desejado. Você ainda pode adicionar cacau, proteína, ou variar os ingredientes secos para deixar ao seu gosto.

Fonte: Amabile Kolenda

Publicidade