Melancia: a poderosa dos hortifrutis

Rica em vitaminas e minerais, a fruta combate o mal-estar, previne doenças e o envelhecimento, além de hidratar; confira receitas doces e salgadas 


A melancia é considerada uma das frutas mais completas. Além de saborosa, é rica em vitaminas e minerais que favorecem o sistema imunológico, previne o envelhecimento, combatem o inchaço e a fadiga, gera energia e hidrata o corpo. A cor avermelhada da polpa tem grande concentração de um poderoso antioxidante chamado licopeno, que neutraliza os radicais livres. “Os radicais livres são substâncias nocivas ao corpo e os grandes responsáveis pelo envelhecimento das células do organismo e da pele”, explica a nutricionista Livia Nogueira.

A melancia é riquíssima em água (93%) o que contribui para a redução do colesterol ruim e artrite, favorece a circulação do sangue e evita o mal-estar. Na fruta são encontradas fibras, carboidratos, vitaminas A, C e B6, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ela é essencial no cardápio das dietas que visam perda de peso: a fruta ajuda a limpar toxinas do organismo e possui baixo teor calórico, uma fatia possui cerca de 33 calorias. “A melancia pode ser consumida de várias maneiras, seja in natura, em forma de suco, ou acrescentada na salada de frutas, vai da criatividade e gosto de cada um”, observa Livia. Confira sete receitas e aproveite a fruta de maneiras diferentes.

Consultoria: Oba Hortifruti

Como escolher a fruta
Na hora da compra, escolha a melancia de casca firme. A fruta madura tem cor uniforme e sua casca é bem verdinha. Qualquer alteração na casca pode indicar que a fruta está estragada ou com vermes.

Foto: Pixabay
Suco da selva é preparado com melancia, maracujá e hortelã

Suco da selva

Ingredientes
½ melancia pequena
2 maracujás grandes
1 ramo pequeno de hortelã

Modo de preparo
Higienize a melancia, o maracujá e a hortelã. Corte a polpa da melancia em cubos grandes e reserve. Abra o maracujá e retire a polpa. Em um liquidificador, coloque a melancia, a polpa do maracujá e a hortelã e bata bem. Passe o líquido em uma peneira fina. Leve à geladeira.
Fonte: Manual de Sucos_ Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios)

Foto: Iracema Bertoco_Divulgação
Doce de casca de melancia feito com a parte branca da fruta

Doce da casca de melancia

Ingredientes
200g da parte branca da melancia ralada
100g de açúcar demerara
3 cravos-da-índia
1 rama de canela

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio até ficar transparente e secar o líquido que se desprenderá da casca da melancia. Sirva com queijo branco ou torradas.
Fonte: Chef Iracema Bertoco_Centro Europeu

Foto: Divulgação
Catchup de melancia

Catchup de melancia

Ingredientes
1 kg de polpa de melancia (parte vermelha com sementes)
1 colher (sopa) de vinagre
¼ de dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
Pimenta (opcional)
1 pitada de sal

Modo de preparo
Em um liquidificador, bata a polpa até virar um suco. Triture bem as sementes. Não precisa coar (a semente de melancia é rica em proteína e boa fonte de vitaminas e minerais). Leve esse suco para uma panela e deixe em fogo médio até reduzir mais ou menos ¾. Ficará cremoso na consistência de molho de tomate. Em outro recipiente, doure o alho no azeite e agregue a redução. Junte os demais e ingredientes e conserve na geladeira. Dura um mês.

 

Rendimento. 250 ml
Fonte: Chef Iracema Bertoco_Centro Europeu

Foto: Divulgação
Suco energético com melancia, limão, linhaça, gengibre e açaí

Suco energético com melancia e açaí

Ingredientes
1 colher (sopa) de polpa de açaí
2 fatias de melancia, cortadas em cubos e sem sementes
Suco coado de um limão
1 colher (chá) de gengibre
1 colher (chá) de linhaça triturada

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador com gelo, peneire e beba em seguida.
Fonte: Oba Hortifruti

Foto: Divulgação
Suco com melancia, água de coco, limão e hortelã

Suco com melancia, água de coco e hortelã

Ingredientes
1/4 de melancia
180ml de água de coco
1 ramo de hortelã
Suco de 1 limão

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador com gelo, peneire e beba em seguida.
Fonte: Oba Hortifruti

Foto: Reprodução_Pinterest
Picles de melancia com vinagre de sidra, pau de canela, cravos e sementes 

Picles de casca de melancia

Ingredientes
500g casca de melancia (cerca de 1,5kg)
3 colheres (sopa) de sal
1 colher (chá) de sal
1 ½ xícara (chá) de vinagre de sidra
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 pau de canela médio quebrado em pedaços menores
2 colheres (sopa) de cravos inteiros
½ colheres (chá) de sementes de mostarda

Modo de preparo
Com um descascador de legumes ou uma faca, retire a parte verde das cascas, deixando apenas a parte esbranquiçada. Corte em tiras de 1x5cm. Coloque 5 xícaras (chá) de água com 3 colheres (sopa) do sal para ferver numa panela média. Quando estiver fervendo, junte a melancia e cozinhe por cerca de 5 minutos, até que esteja macia, mas ainda al dente. Escorra e reserve. Na mesma panela, misture os temperos, o açúcar, o vinagre, a colher (chá) de sal e 1 xícara (chá) de água. Leve à fervura, mexendo de vez em quando com uma colher para dissolver o açúcar. Distribua a melancia nos vidros esterilizados (ou num pote com tampa, se for à geladeira). Preencha o vidro com o vinagre fervente, com cuidado, deixando 1cm de distância da borda. Tente colocar uma boa quantidade dos temperos nos vidros também. Tenha certeza de que a melancia está completamente submersa. Limpe qualquer resíduo nas bordas e feche bem com as tampas esterilizadas. Coloque numa panela com água fervendo que comporte os vidros em pé com água até as tampas e ferva durante 10 minutos. Retire os vidros, coloque na bancada sobre panos de prato e deixe que esfriem de um dia para o outro, sem mexer neles. Verifique se está bem selado pressionando a tampa com o dedo: se ela não se mover, está bem fechado. Se não estiver, leve à geladeira e consuma em 2 semanas.

Dica. Se for para a geladeira, basta fechar, deixar esfriar e colocar na geladeira por, no mínimo, 2 horas e no máximo 2 semanas.
Fonte: La Cucinetta

Foto: Reprodução_Sweet my Kitchen
Salada de frango e melancia

Salada de frango e melancia

Ingredientes
2 peitos de frango ou sobras de frango
Melancia baby
Alface
Queijo feta
Nozes
Azeite a gosto
Vinagre de figo Oliveira da Serra, a gosto

Modo de preparo
Arranje a melancia em cubos, reserve. Tempere os peitos de frango a gosto e grelhe. Deixe repousar por alguns instantes e depois corte em pedaços ou desfie. Em um prato ou travessa, coloque o frango em pedaços e a melancia em cubos, junte nozes e queijo feta. Tempere com um fio de azeite e vinagre.
Fonte: Marisa Valadas_Sweet my Kitchen

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora