Massa de torta: aprenda a fazer os 3 tipos existentes

Seja doce ou salgada, com uma textura diferente para cada receita, veja como ela pode contribuir com o sabor daquele prato especial


De frango, de palmito, de morango ou de limão. Seja salgada ou doce, uma torta sempre cai bem na hora do lanche ou como sobremesa. Essa iguaria remete à culinária francesa que se especializou e criou três tipos de massas diferentes. Exatamente! Existem três tipos de massas: brisée, sablés e sucrée, e cada uma delas pode contribuir em textura e sabor quando combinada aos ingredientes certos.

A massa brisée é a famosa “massa podre”. Ela é bem simples de fazer, pois não leva açúcar nem ovo, sendo ideal para tortas salgadas e quiches, uma vez que seu sabor é neutro deixando que o recheio, por si só, faça a mágica. As massas sablée e sucréé são praticamente iguais, têm os mesmos ingredientes.

Foto: Adobe Stock
Torta sempre cai bem na hora do lanche ou como sobremesa

O que difere uma da outra é a quantidade de açúcar. A sabléé tem menos açúcar sendo a mais adequada para receitas bem doces. Já a sucrée, como o próprio nome já diz (sucre é açúcar em francês), é a massa mais açucarada, mais indicada para receitas menos doces ou mais ácidas como no caso da torta de limão e maracujá. Confira as receitas e tire a prova em casa, com deliciosas tortas à mesa.

Massa Sucrée

Ingredientes
• 1 ovo
• 1 xícara (chá) de farinha de trigo
• 125 g de manteiga gelada
• 175 g de açúcar de confeiteiro
• 1 pitada de sal

Modo de preparo
Peneire a farinha, o sal e o açúcar juntos. Acrescente a manteiga gelada, cortada em cubos, até que se torne um farelo. Em seguida, adicione o ovo na mistura de farinha e amasse com delicadeza até formar a massa. Faça uma bola com a massa, embrulhe em plástico filme e achate a bola para que fique mais fácil na hora de abrir a massa. Deixe descansar na geladeira por no mínimo 1 hora ou até 48 horas. Quando for usar, abra em superfície ligeiramente enfarinhada. Preaqueça o forno a 180º e leve a massa para assar, em uma forma untada com manteiga ou forrada com papel-manteiga, por 20 minutos ou até que fique dourada. Se o recheio escolhido precisa ir ao forno, é possível assá-lo junto com a massa.

Dica Cortar a manteiga em cubos ajuda a misturá-la com a farinha. Tome o cuidado para que os cubinhos não grudem uns aos outros, do contrário o processo irá se prolongar.

Massa Sablée

Ingredientes
• 1 ovo
• 1 xícara (chá) de farinha de trigo (250g)
• 125 g de manteiga em temperatura ambiente
• 125 g de açúcar
• 1 pitada de sal

Modo de preparo
Peneire a farinha, o sal e o açúcar juntos. Acrescente a manteiga e o ovo sobre a mistura de farinha e amasse com delicadeza até formar a massa. Faça uma bola com ela, embrulhe em plástico filme e achate a bola para que fique mais fácil na hora de abrir a massa. Deixe descansar na geladeira por no mínimo 1 hora ou até 48 horas. Quando for usar, abra em superfície ligeiramente enfarinhada. Preaqueça o forno a 180º e leve a massa para assar, em uma forma untada com manteiga ou forrada com papel-manteiga, por 20 minutos ou até que fique dourada. Se o recheio escolhido precisa ir ao forno, é possível assá-lo junto com a massa.

Dica Se a massa estiver difícil de juntar, passa a mão em água corrente e volte a manusear a massa. Aos poucos ela vai ganhando ponto sem ficar mole demais com o excesso de água.

Massa Brisée

Ingredientes
• 1 xícara (chá) de manteiga
• 1/4 xícara (chá) de água gelada
• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa e homogênea. Abra a massa em uma superfície enfarinhada até obter tamanho suficiente para forrar uma assadeira para torta. Coloque a massa em uma assadeira untada ou forrada com papel-manteiga. Com o auxílio de um garfo, faça alguns furos na massa e leve à geladeira por 30 minutos. Retire a forma da geladeira e reserve. Preaqueça o forno a 180º. Quando estiver aquecido, leve a forma com a massa para assar, sem recheio, por 20 minutos ou até a massa dourar levemente.

Fonte: Danielle Noce_Daninoce (site)

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora