Ver Utilidades

Sabores

Abrir menu principal

Macarrão ninho e cabelo de anjo rendem pratos saborosos

Que tal ir além do tradicional espaguete no almoço deste domingo especial? O Mais Sabor traz algumas sugestões para você ousar e rechear o cardápio


É tradição nas famílias brasileiras oferecer aquela bela macarronada no almoço do domingo, ainda mais hoje que é uma data cheia de significado, carinho e sensibilidade. O espaguete é um dos tipos mais consumidos, mas existem tantas opções de massas disponíveis no mercado que é fácil inovar e fazer uma receita diferente. Os formatos ninho e cabelo de anjo, por exemplo, podem ser utilizados em receitas que, além de deliciosas, são rápidas de preparar e vão mudar um pouco a cara do almoço do Dia das Mães. Confira a seleção de receitas que o Mais Sabor preparou para você!

Foto: Basilar_Divulgação
Ninho escondidinho

Ninho escondidinho

Ingredientes

Carne-seca
3 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas cortadas em rodelas finas
1,5 kg de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 maço de cheiro-verde picado

Molho
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 litros de leite em temperatura ambiente
1 folha de louro
2 unidades de cravo-da-índia
1 cebola grande inteira e sem casca
Noz-moscada moída na hora a gosto
Sal a gosto

Massa
500g de macarrão tipo ninho
1 colher (sopa) de sal

Montagem
500g de requeijão cremoso em temperatura ambiente
150g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
CARNE-SECA. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até que fique dourada. Junte a carne-seca, tempere com a pimenta e adicione o cheiro-verde. Desligue o fogo e reserve. MOLHO. Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha. Em fogo baixo, mexa por alguns instantes para tostar a farinha. Aos poucos, despeje o leite, mexendo vigorosamente para não empelotar. Junte a cebola com o louro e os cravos espetados. Cozinhe até que encorpe e mexa até obter um molho homogêneo. Tempere com a noz-moscada, o sal e desligue o fogo. Despeje a cebola com os cravos e o louro e reserve o molho. MASSA. Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa cerca de 2 minutos a menos que o tempo indicado na embalagem. Escorra imediatamente e reserve. MONTAGEM. Espalhe um pouco de molho no fundo de um refratário e misture a carne-seca ao molho restante. Junte o molho à massa e mexa para que fique bem envolvida pelo molho. Despeje no refratário, espalhe uma camada do queijo cremoso e polvilhe o parmesão. Leve ao forno médio (200°C) por cerca de 10 minutos para que complete o cozimento da massa e a superfície esteja dourada. Retire do forno e sirva imediatamente.
Fonte: Basilar

Foto: Vitarella_Divulgação
Macarronada de ninho com queijo gratinado

Macarronada de ninho com queijo gratinado

Ingredientes
500g de macarrão tipo ninho
400g queijo muçarela
400g presunto
300g parmesão ralado
400g molho de tomate
2 litros de leite
100g de farinha de trigo
100g de manteiga
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Cozinhe a massa em água e sal, por 3 minutos, para que o ninho não perca o formato. Reserve. Para fazer o molho branco, coloque em uma panela a manteiga e o trigo em fogo baixo, mexendo sempre. Até deixar uma camada leve dourada e ficar com uma consistência arenosa. Acrescentar o leite e mexa sempre para não empelotar. Adicionar 200g de queijo parmesão. Temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto. Faça a montagem do prato escolhendo uma travessa na qual você irá dispor o molho branco no fundo. Envolva os ninhos previamente cozidos com queijo muçarela e coloque sobre o molho branco na travessa. Recheie os ninhos com molho de tomate, presunto em tirinhas um pouco mais de molho branco e queijo parmesão ralado. Cubra com papel-alumínio e leve para o forno. Agora é só servir.
Fonte: Vitarella

Foto: Dedo de Moça_Divulgação
Crespinho de milho

Crespinho de milho

Ingredientes
1 lata de milho-verde drenado
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
100g de queijo ralado
1 unidade de cebola picada
1 ½ xícara (chá) de faria de trigo
Sal
Pimenta-do-reino a gosto
200g de linguiça calabresa fresca
200g de muçarela ralada
500g de macarrão cabelo de anjo
1 litro de óleo

Modo de preparo
Bata no liquidificador o milho, os ovos, o leite, a manteiga, o queijo ralado, e a cebola. Coloque em uma panela e misture bem, até ferver. Acrescente a farinha de trigo. Mexa até desgrudar do fundo da panela. Depois ajuste o sal e a pimenta. Desligue o fogo e reserve. Tire a pele das linguiças e em uma frigideira doure bem a carne e reserve. Recheie com a linguiça e a muçarela. Agora faça bolinhas com a massa. Em um prato quebre o cabelo de anjo em pedaços bem pequenos e empane as bolinhas. Frite no óleo até ficar dourado e pronto.
Fonte: Parati

Foto: Almanaque Culinário_Divulgação
Macarrão ninho recheado

Macarrão ninho recheado

Ingredientes
500g macarrão ninho fino
1 linguiça defumada
4 tomates
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 pote requeijão
200g de queijo muçarela
200g de presunto
100g de queijo parmesão
Cebolinha verde a gosto
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo
Comece preparando o molho. Frite no azeite a linguiça defumada, junte a cebola e os tomates cortados em cubos. Depois de refogado, coloque o alho, o extrato de tomate e adicione água para que fique um molho mais líquido. Acerte o sal e pimenta. Reserve. Em uma travessa coloque o macarrão ninho e recheie colocando um pouco de requeijão e pedaços de presunto e queijo muçarela. Coloque o molho na travessa até cobrir cerca de 2/3 do macarrão. Espalhe o queijo parmesão por cima, cubra com um pedaço de papel-alumínio e coloque no forno preaquecido a 200°C. Depois de 20 minutos retire o papel-alumínio e deixe o queijo gratinar. Costuma demorar cerca de 30 minutos para o macarrão estar cozido. Retire do forno e salpique cebolinha verde.
Fonte: Cookpad

Foto: Cafedelites_Divulgação
Macarrão cabelinho de anjo com camarão portal

Macarrão cabelinho de anjo com camarão

Ingredientes
500g de camarão descascado
1 quilo de macarrão cabelo de anjo
3/4 de xícara (chá) de creme de leite
1/4 de xícara (chá) de caldo de galinha
3 colheres (sopa) de suco de limão
1/4 de xícara (chá) de cebolinha picada
Raspa de um limão
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
Sal e pimenta-do-reino
1/2 xícara (chá) de salsa picada

Modo de preparo
Coloque uma panela grande com água e sal para ferver. Em uma panela pequena, aqueça o creme de leite, caldo de frango e suco de limão e deixe cozinhar 5 minutos. Adicione o macarrão cabelo de anjo na água fervendo para cozinhar. Acrescente o camarão ao molho de creme de limão, mexa bem e adicione uma pitada de sal e pimenta. O camarão deve cozinhar por cerca de 4 a 5 minutos. Quando o macarrão estiver pronto, deixe escorrer. No molho de limão coloque as ervas e deixe por 1 minuto. Despeje o camarão e molho de limão em uma travessa com o macarrão e misture bem. Adicione as raspas de limão e a maior parte do parmesão e misture novamente. Divida em porções, e cubra com o queijo parmesão restante.
Fonte: Ana Maria Brogui

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!