Legumes e verduras valorizam as massas

Receitas com couve e couve-flor realçam o sabor da lasanha e do macarrão e são as “estrelas” dos pratos


Você já cogitou que os legumes e as verduras podem ser os protagonistas de pratos principais de massas como lasanha e macarrão. Na edição de hoje você confere duas receitinhas bem saborosas que levam couve-flor e couve entre os ingredientes para agregar sabor aos preparos tradicionais.

Foto: Pixabay
Couve-flor é uma sugestão de ingrediente para incrementar as massas

As dicas são dos especialistas da Basilar que indica legumes e verduras como substitutos a proteína animal normalmente utilizada para rechear massas. “Quando não optamos por proteína, as verduras e os legumes podem se tornar ótimas opções para a composição do prato. Dentre tantas variedades, a couve e a couve-flor, geralmente, são deixadas de lado ou utilizadas apenas como acompanhamentos”, destaca a fabricante.

Dicas nutricionais

Foto: Pixabay
Couve

1 – Couve
Plantada em locais com pouca luminosidade, a colheita é feita quando o clima está mais ameno e logo deve ser comercializada para não prejudicar o seu sabor.
CUIDADO! Fique de olho na coloração das folhas, quando estão amareladas ela já pode ter o sabor alterado.
ARMAZENANDO. Você pode guardar por até 3 dias na geladeira (lave e seque) aparando a nervura central das folhas.
CONGELAMENTO. Para o congelamento, retire os talos, fatie e escalde por 2 minutos em água fervendo (pode ficar guardado até 6 meses).
PROPRIEDADES. A couve é rica em minerais, como: ferro, cálcio, zinco e manganês.

Foto: Pixabay
Couve-flor

2 – Couve-flor
O alimento é colhido quando atinge cerca de 15 a 20 cm e é um tipo de verdura que harmoniza bem com diversos molhos e temperos. Corta-se o talo em 5 cm abaixo do maço.
ARMAZENAMENTO. Após a compra nas feiras e supermercados, você pode guardar por até 5 dias, pois esse é o tempo ideal para consumi-la crua.
CONGELAMENTO. Caso não tenha utilizada por completo, para armazená-la de forma segura, opte pelo congelamento do alimento. Separe em buques, branqueie por 3 minutos em água fervendo e resfrie (pode ficar guardado até 1 ano).
PROPRIEDADES. A couve-flor é um ingrediente rico em nutrientes, como: vitamina C, K e B5, manganês, entre outros.

Foto: Basilar_Divulgação
Espiral ao molho de abóbora com couve e linguiça

Espiral ao molho de abóbora com couve e linguiça

Ingredientes
1 embalagem de Espiral Basilar 500g
6 gomos de linguiça fresca em rodelas
200g de bacon em cubos
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 maço de couve manteiga em tirinhas
Sal a gosto

Molho
4 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
500g de abóbora cozida
2 tabletes de caldo de legumes
Sal e salsinha a gosto

Modo de preparo
MOLHO DE ABÓBORA. Leve ao liquidificador a abóbora, os tabletes de caldo de legumes, 1 ½ xícara (chá) de água quente e bata até formar um creme. Acerte o sal, tempere com salsinha e reserve. Em uma frigideira grande, junte a linguiça, o bacon e deixe fritar. Retire, escorra e reserve. Na mesma frigideira, acrescente o azeite, a cebola, o alho e deixe refogar. Junte a couve e deixe refogar até murchar. MACARRÃO. Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
MONTAGEM. Escorra a massa e acomode em um refratário grande. Acrescente o molho de abóbora e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Espalhe por cima o refogado de couve com linguiça e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
Fonte: Basilar

Foto: Basilar_Divulgação
Lasanha de cenoura com couve-flor

Lasanha de cenoura com couve-flor

Ingredientes
1 cebola (pequena) picadinha
1 xícara (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de margarina (100g)
3 ½ litros de leite
Sal e noz-moscada ralada a gosto
1 couve-flor grande (só os buquês em pedaços pequenos), cerca de 700g
2 cenouras médias em rodelas
500g de muçarela ralada
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 embalagem de Lasanha Basilar Direto ao Forno (500g)

Modo de preparo
Doure a cebola e a farinha na margarina. Junte, aos poucos, o leite mexendo sempre até engrossar. Tempere com o sal e a noz-moscada e reserve. MONTAGEM. Em uma forma retangular grande e alta nº 4 (30 x 43cm) espalhe o molho no fundo. Cubra com as folhas de lasanha com o molho. Espalhe a couve-flor, a cenoura, a muçarela e o queijo parmesão. Cubra com o molho reservado. Faça camadas de lasanha, molho, couve-flor, cenoura em rodelas, muçarela e queijo parmesão, terminando com lasanha, molho muçarela e queijo parmesão ralado. Cubra com papel alumínio e leve ao forno (médio) preaquecido, por cerca de 45 minutos. Retire o papel e deixe por mais 5 minutos para dourar. Retire do forno e aguarde 5 minutos para servir.

Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Fonte: Basilar

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!