Iogurte caseiro: fácil e delicioso

Confira receitas simples de como fazer iogurte natural em casa e economize na sua próxima ida ao supermercado


O iogurte natural é um alimento saudável que deve estar sempre presente nas dietas. Ótima fonte de proteínas e cálcio, o produto nem sempre é encontrado por preços acessíveis no supermercado. A boa notícia é que é possível fazer grandes quantidades do alimento em casa, de forma simples e econômica.

A receita básica leva apenas dois ingredientes, mas existem outras variações, para você dar novos sabores ao iogurte.

A maneira mais fácil de produzir o iogurte natural é utilizando o próprio iogurte em sua fabricação, conforme ensina a Cartilha “Alimentação Cardioprotetora”, do Ministério da Saúde, em parceria com o Hcor (Hospital do Coração). A dica é utilizar o produto mais natural possível para que contenha micro-organismos suficientes.

Foto: Pexels
Iogurte com leite em pó

Iogurte com leite em pó

Ingredientes
2 litros de leite desnatado
1 potinho de iogurte desnatado
4 colheres (sopa) de leite em pó integral

Modo de preparo
Aqueça o leite até uma temperatura suportável ao contato com a pele. Misture o leite em pó com o iogurte numa tigela. Despeje o leite quente e misture bem. Coloque uma tampa, enrole em uma toalha de mesa e coloque em um lugar onde não seja ventilado. Deixe por 8 horas ou mais. Estará pronto quando o conteúdo estiver com uma consistência gelatinosa. Mantenha em pote fechado na geladeira.
Fonte: Mundo Boa Forma

Foto: Pexels
Iogurte caseiro

Iogurte caseiro

Ingredientes
1 litro de leite semidesnatado
1/2 pote de iogurte natural desnatado (85g)

Modo de preparo
Ferva o leite e deixe esfriar até ficar morno. Misture o iogurte e mantenha a mistura por 8 horas em local abafado, como por exemplo, no forno desligado, tampado com papel filme. Depois desse tempo, está pronto o iogurte. Para armazenar na geladeira, dê preferência a recipientes de vidro, que garantem melhor textura e firmeza do produto.
Fonte: Saúde Brasil

 

 

 

 

 

Iogurte caseiro light com gelatina

Ingredientes
1 litro de leite desnatado
1 iogurte desnatado
1 gelatina em pó diet de morango, framboesa ou o sabor de sua preferência
1 copo de água
10 gotas de adoçante líquido

Modo de preparo
Aqueça o leite na panela até ficar um pouco mais que morno. Adicione o iogurte, misture bem e cubra o recipiente com um pano. Deixe descansar por 12 horas em um ambiente aquecido, livre de ventilação. Dissolva a gelatina na água fervente, misture bem e espere amornar. Coloque no liquidificador a mistura do leite, a gelatina e o adoçante. Bata por alguns segundos, coloque em tacinhas e leve à geladeira por algumas horas.
Fonte: Mundo Boa Forma

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!