Filé mignon: um nobre entre as carnes bovinas

Conhecido pela maciez e sotaque “francês”, o filé mignon é apreciado pelos chefs de todo o mundo e das famílias em ocasiões especiais


Foto: Freepik
Filé mignon é um dos cortes mais indicados para o preparo de pratos especiais

A receita preparada com filé mignon se eleva a outro patamar. Seu nome, filet mignon, deriva do francês “filé fofinho” e com razão: está localizado na parte traseira do bovino, em uma região de pouco movimento e, por isso, mantém a maciez da carne. Além de macio e saborosíssimo, o filé mignon está entre os cortes com menor teor de gordura (são nove gramas de gordura para cada 100 gramas de carne). Carne de primeira, já foi símbolo de ostentação. Hoje, com o preço um pouco mais acessível, pode ser encontrado em supermercados, açougues e no almoço de domingo com a família. Risotos, medalhões, em tiras, com molho ou apenas assado, o filé mignon conquista já na primeira garfada. Dúvida? Confira essas sete receitas que o Mais Sabor separou para vocês.

Corte Gordura(g) Porção(g)
Patinho 7g 100g
Maminha 7g 100g
Músculo 7g 100g
Lagarto 9g 100g
Filé mignon 9g 100g
Coxão duro 9g 100g
Coxão mole 9g 100g
Acém 11g 100g
Alcatra 12g 100g
Contra-filé de costela 13g 100g
Cupim 13g 100g
Picanha 20g 100g
Fraldinha 20g 100g
Costela 28g 100g

Fonte: Curtas da Carne

Foto: Fotolia_Subscription_Monthly_M
Filé mignon ao molho de queijo gorgonzola com creme de leite e vinho branco

Filé mignon ao molho de gorgonzola

Ingredientes
250g de queijo gorgonzola
100 ml de creme de leite
1/3 de taça de vinho branco seco
1 colher (sopa) de noz-moscada
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Filé mignon
1 kg de filé mignon
1 colher (sopa) de manteiga com sal Regina
1/4 de cebola picada
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1/3 de xícara (chá) de vinagre

Modo de preparo
FILÉ MIGNON. Comece temperando a carne com sal, pimenta e vinagre. Deixe descansando e apurando o tempero na geladeira, coberto por plástico filme ou papel-alumínio, por cerca de 1 hora. Passado este tempo, coloque a cebola, já picada, e a manteiga com sal em uma panela para refogar. O próximo passo é colocar o filé mignon inteiro. A carne deve dourar por cerca de 5 minutos de cada lado para que fique no ponto. Se quiser a carne bem passada, é só deixar um pouco mais. MOLHO. Corte o queijo gorgonzola em cubinhos e coloque numa panela. Em seguida, despeje o vinho branco. Misture bem até que o queijo comece a derreter. Acrescente o creme de leite e mexa, até que o molho engrosse um pouco. Para finalizar, junte a noz-moscada e bata bem com um fouet ou garfo. Para servir, corte o filé mignon e cubra-o com o molho de gorgonzola. Bom apetite!
Fonte: Blog O que tem na geladeira hoje_Queijos Regina

Foto: Reprodução_A Casa Encantada
filé mignon assado com bacon

Filé assado com bacon

Ingredientes
1 filé mignon com cerca de 1 kg
Sal
Pimenta-do-reino branca
12 fatias de bacon (aproximadamente)
1 colher (de sopa) de manteiga derretida para elar

Modo de preparo
Pré-aqueça seu forno a 200°C. Com a peça de filé já limpa, tempere com sal e pimenta. Coloque seu filé no refratário e cubra com as fatias de bacon, posicionando as fatias lado a lado, escondendo as pontinhas do bacon por baixo da peça se possível, até que toda a peça esteja coberta. Pincele o bacon com a manteiga derretida, leve ao forno e deixe assar até que o bacon fique dourado (aproximadamente 20 minutos). Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de fatiar, sirva a seguir.

 

Dica. A receita serve seis pessoas e leva 40 minutos para ficar pronta.
Fonte: A Casa Encantada (blog)

Foto: Daniel Cancini_Castelo Alimentos
Receita de medalhão ao molho de mostarda, vinho e alho

Medalhão com molho de mostarda

Ingredientes
½ xícara (chá) de vinho branco
1 colher (chá) de molho de alho Castelo
6 medalhões médios de filé mignon
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 colher (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de mostarda Castelo
1 caixinha de creme de leite (200g)

Cebola caramelizada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva Castelo
2 cebolas médias cortadas em tiras
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 xícara (chá) de vinagre balsâmico

Modo de preparo
Para as cebolas caramelizadas, aqueça o azeite de oliva em uma panela e adicione a cebola. Refogue por dois minutos, polvilhe o açúcar e espere começar a dourar. Junte o vinagre balsâmico, a água e deixe reduzir até começar a secar. Reserve. Misture em um recipiente o vinho, o molho de alho e o sal. Deixe a carne marinar neste molho por 15 minutos. Depois, retire os medalhões e escorra bem. Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira e grelhe os medalhões dos dois lados, até ficarem dourados. Coloque-os em uma travessa. Na mesma frigideira, coloque os ingredientes da marinada e a farinha diluída na água. Quando começar a ferver, acrescente a mostarda e o creme de leite. Deixe o molho encorpar. Mexa bem e cubra os filés com o molho. Enfeite os medalhões com as cebolas caramelizadas. Se preferir, sirva o prato com legumes cozidos e salteados na manteiga.
Fonte: culinarista e nutricionista Cinthya Maggi_Castelo Alimentos

Foto: Divulgação
Carne picada com pimenta e mandioca laminada

Carne picada com mandioca aminada

Ingredientes
200g de filé mignon limpo e bem picado na faca
50g de cebola roxa bem picadinha
½ colher (chá) de mostarda
1 pimenta dedo-de-moça sem semente bem picada
1 colher (chá) de maionese
2 colheres (chá) de ketchup
Cebolete bem picada a gosto
Azeite extra virgem a gosto
Sal a gosto
1 mandioca laminada (chips) bem fina
Óleo para fritar

Modo de preparo
Misture os ingredientes na carne, mexa bem e acerte o sal. Aqueça o óleo para fritar os chips de mandioca até que fiquem crocantes. Retire do óleo e tempere com sal a gosto. Monte a carne com um aro redondo e uma salada de sua escolha. Sirva-se com a carne picada e chips de mandioca.
Fonte: chef Ivan Lopes_Mukeka Cozinha Brasileira

Foto: Reprodução Swift
Bife wellignton

Bife wellignton com berinjela recheada

Ingredientes

Bife
600g de filé mignon
200g de cogumelo-de-paris
100g de presunto cru
400g de massa folhada
6 colheres (sopa) de azeite
2 gemas
3 colheres (sopa) de água
Farinha de trigo para polvilhar
Sal a gosto
Pimenta branca a gosto

Berinjela recheada
1 berinjela
1 tomate grande cortado em fatias finas
4 bolas de muçarela de búfala
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de azeite
10 ramos de tomilho
Sal a gosto
Pimenta branca a gosto

Modo de preparo
BIFE WELLINGTON. Lave e retire os talos dos cogumelos. Processe os cogumelos em um processador ou liquidificador. Em uma frigideira, adicione os cogumelos, uma colher (sopa) de azeite e leve ao fogo baixo. Cozinhe por 10 minutos, até remover a água dos cogumelos. Sua textura deve ser a mesma de um patê. Salgue a gosto e reserve. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite. Sele a carne por 4 minutos de cada lado em fogo alto. Salgue apenas no momento de virar a carne. Reserve e deixe a carne descansando por 10 minutos. Em uma bancada, polvilhe com a farinha de trigo. Coloque a massa folhada e abra a massa até obter meio centímetro de altura. Coloque metade do patê de cogumelos no centro da massa. Adicione metade das fatias de presunto cru. Coloque a carne no centro e finalize com o presunto e patê por cima. Feche a massa em formato de bombom. Descarte as sobras de massa. Com a ajuda de um plástico filme, enrole e aperte o bife wellington. Reserve em geladeira por 15 minutos. Retire a carne da geladeira e remova o plástico filme. Coloque o bife wellington em uma assadeira com papel-manteiga. Bata as gemas e a água em uma tigela. Pincele o bife com as gemas e leve ao forno preaquecido a 220°C por 35 minutos para um ponto rosado no centro. Ao retirar a carne do forno, deixe descansando por 10 minutos antes de fatiar. BERINJELA RECHEADA. Corte a berinjela em fatias finas a 5 cm da ponta até a base, sem deixar que se destaquem. Abra a berinjela igual a um leque. Salgue a gosto. Entre cada fatia coloque 2 rodelas de tomate e uma de muçarela. Finalize com tomilho desfolhado e o queijo parmesão. Coloque o preparo em uma assadeira untada com o azeite e leve ao forno a 220°C por 45 minutos. Sirva em seguida com o bife wellington.
Fonte: Swift

Foto: Academia da Carne_Divulgação
Mignon e cogumelos

Medalhões de filé mignon com molho de cogumelos

Ingredientes
6 medalhões de filé mignon
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
6 colheres (sopa) de molho barbecue
Azeite para grelhar
2 colheres (sopa) de manteiga
300g de mix de cogumelos (paris/shitake/shimeji)
Molho inglês a gosto
150g de tomates sweet grappe
Flor de sal

Modo de preparo
Tempere os medalhões com o sal e a pimenta. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e doure os medalhões. Ainda quente besunte-os com o molho barbecue. Reserve e mantenha-os quente. Na mesma frigideira sem lavar, grelhe os tomates e salpique a flor de sal. Em uma frigideira, aqueça a manteiga, coloque os cogumelos e tempere com o molho inglês. Refogue por dois minutos. Sirva os medalhões com os cogumelos e os tomates.

Dica. Para festas, decore os pratos com ervas, além de aromatizar a carne, também fica bonito e charmoso. Seus convidados vão elogiar!
Fonte: Academia da Carne

Foto: Divulgação
Risoto de filé mignon

Risoto de filé mignon

Ingredientes
2 xícaras (café) bem cheias de arroz arbóreo
40gs de filé mignon em tirinhas
1 cebola média picadinha
2 litros de caldo de carne
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga sem sal, gelada
1 taça de vinho branco seco
½ xícara (chá) bem ceia de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Cebolinhas frescas para decorar

Modo de preparo
Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola picadinha e deixe refogar. Acrescente as tirinhas de filé e deixe cozinhar até dourarem. Acrescente o arroz arbóreo (sem lavar), mexa bem e deixe refogar mais um pouco. Mexa constantemente de forma a não queimar o arroz, que não deve ficar dourado, apenas incorporar os ingredientes. Depois de 1 minuto diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco e continue mexendo (nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar). Assim que o álcool for absorvido e o arroz começar a secar, acrescente as primeiras conchas do caldo quente. Adicione sempre, duas conchas por vez, mexendo sem parar, esfregando o fundo da panela para evitar que o arroz grude. A medida que a água for secando, acrescente mais conchas de caldo até finalizar. Deixe o arroz secar um pouco e então coloque o parmesão ralado e mexa até desmanchar. Desligue o fogo e adicione a colher de manteiga gelada no centro da panela. Misture delicadamente sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture pelas bordas da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com brilho e dar um gostinho especial. Sirva imediatamente decorando com cebolinha fresca picadinha.

Dica. O caldo de carne deve ficar pronto antes de começar o risoto. O risoto tem aspecto cremoso, ele não fica seco e soltinho como o arroz comum (alguns preferem servi-lo bem molhado, como sopa) e a textura do arroz deve ser al dente.
Fonte: Cozinha Travessa

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!