Festival de gastronomia traz receitas típicas de Brotas

Brotas Gourmet 2019 começa em 15 agosto com receitas de 16 restaurantes desenvolvidas com base no tema “Viagens Inesquecíveis”


O tradicional festival gastronômico Brotas Gourmet chega a edição 2019 com duas novidades: workshops sobre comida e bebidas, além da abertura para o almoço de domingo. Este ano, 16 restaurantes assumiram a missão de criar receitas tendo como tema “Viagens Inesquecíveis”. As delícias regionais da famosa estância turística poderão ser degustadas até o dia 15 de setembro.

Diferente das edições anteriores, em 2019 o festival terá abertura em um dia no período diurno, além de três noites. De acordo com informações divulgadas pelos organizadores, por meio da assessoria de imprensa, o Brotas Gourmet terá duas fases. “A primeira, de 15 a 18 de agosto, será uma grande festa em que restaurantes, expositores, música e aventura estarão reunidos num único espaço, no Sindicato Rural de Brotas”, trouxe a nota.

Foto: Divulgação
Saltimbocca do Poção

O encerramento da primeira etapa do festival no dia 18, domingo, será com um almoço especial. A segunda fase continua nos restaurantes participantes no período de 19 de agosto até 15 de setembro.

Conforme acontece anualmente, os pratos servidos durante o festival são criações especiais e exclusivas do evento, seguindo um tema. “Convidamos os chefs e cozinheiros dos restaurantes locais a compartilharem algo que experimentaram em uma viagem e que tenha ficado em suas memórias. Desejamos que esses pratos também entrem para a lista dos inesquecíveis do público do festival”, explica Rafael Barbieri, presidente da Abrotur (Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região).

O Mais Sabor traz uma das receitas mais clássicas do Brotas Gourmet: o Saltimbocca do Poção, criada em 2016. O prato típico italiano é preparado à base de filé mignon, presunto de parma e salvia.

Saltimbocca do Poção

Ingredientes
1kg de filé mignon
500g de presunto de Parma
3 maços de sálvia
500g de azeite
1 pacote de manteiga 1,000 pacote
1 garrafa de vinho branco
500g de farinha de trigo
Pimenta
Sal
1 pacote de palitos de bambu decorados

Modo de preparo:

Cortar bifes de filé mignon e apertá-los com a mão para que fiquem bem finos e com 25g cada um. Colocar uma fatia de presunto tipo parma e duas folhas de salvia em cima dos bifinhos. Espetar tudo com um palito e empanar levemente na farinha de trigo.

o azeite com a salvia numa frigideira. Retirar a salvia e colocar um pouquinho de manteiga. Quando estiver derretida colocar os espetos para fritar 2 minutos de cada lado. Retirar os espetos e colocar o vinho branco para desgrudar o fundo da frigideira e fazer um molho. MONTAGEM. Colocar no prato 2 saltimboccas e regar com o molho da frigideira.

Rendimento: 15 porções
Dica. O prato é ótimo para acompanhar polenta mole
Fonte: Poção Brotas

Cardápio traz desde petiscos a sanduíches e sobremesas

Conhecida como a capital do turismo de aventura, Brotas entrou definitivamente para o roteiro gastronômico nacional.

O cardápio do festival é diversificado, indo dos deliciosos petiscos e sanduíches, aos pratos principais e sobremesas. Segundo informações dos organizadores, há receitas da culinária italiana, australiana, mexicana, japonesa, francesa, norte-americana e outras brasileiríssimas.

Além da parte cultural, com apresentação de bandas da região e atividades radicais como tirolesa, escalada e queda livre, outras atrações são os workshops.

Os assuntos são os seguintes: chopp, realizado pela Brotas Beer; café com queijo, do Luis Tavolaro; vinho, organizado pela Mercearia 3M, e churrasco de varal, organizado pela Brotas Beef. Quem acessar o Facebook do Brotas Gourmet, pode votar no melhor prato do festival no que diz respeito a apresentação, sabor e inovação.

“O Brotas Gourmet não só é o mais importante evento de Brotas, como também é vitrine da gastronomia do município que contribui para a evolução da atividade”, afirma Fabio Pontes, secretário de Turismo.

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora