28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Agosto

Festival de gastronomia traz receitas típicas de Brotas

Brotas Gourmet 2019 começa em 15 agosto com receitas de 16 restaurantes desenvolvidas com base no tema “Viagens Inesquecíveis”

Por Leslie Cia Silveira

01 de agosto de 2019, às 18h34

O tradicional festival gastronômico Brotas Gourmet chega a edição 2019 com duas novidades: workshops sobre comida e bebidas, além da abertura para o almoço de domingo. Este ano, 16 restaurantes assumiram a missão de criar receitas tendo como tema “Viagens Inesquecíveis”. As delícias regionais da famosa estância turística poderão ser degustadas até o dia 15 de setembro.

Diferente das edições anteriores, em 2019 o festival terá abertura em um dia no período diurno, além de três noites. De acordo com informações divulgadas pelos organizadores, por meio da assessoria de imprensa, o Brotas Gourmet terá duas fases. “A primeira, de 15 a 18 de agosto, será uma grande festa em que restaurantes, expositores, música e aventura estarão reunidos num único espaço, no Sindicato Rural de Brotas”, trouxe a nota.

Foto: Divulgação
Saltimbocca do Poção

O encerramento da primeira etapa do festival no dia 18, domingo, será com um almoço especial. A segunda fase continua nos restaurantes participantes no período de 19 de agosto até 15 de setembro.

Conforme acontece anualmente, os pratos servidos durante o festival são criações especiais e exclusivas do evento, seguindo um tema. “Convidamos os chefs e cozinheiros dos restaurantes locais a compartilharem algo que experimentaram em uma viagem e que tenha ficado em suas memórias. Desejamos que esses pratos também entrem para a lista dos inesquecíveis do público do festival”, explica Rafael Barbieri, presidente da Abrotur (Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região).

O Mais Sabor traz uma das receitas mais clássicas do Brotas Gourmet: o Saltimbocca do Poção, criada em 2016. O prato típico italiano é preparado à base de filé mignon, presunto de parma e salvia.

Saltimbocca do Poção

Ingredientes
1kg de filé mignon
500g de presunto de Parma
3 maços de sálvia
500g de azeite
1 pacote de manteiga 1,000 pacote
1 garrafa de vinho branco
500g de farinha de trigo
Pimenta
Sal
1 pacote de palitos de bambu decorados

Modo de preparo:

Cortar bifes de filé mignon e apertá-los com a mão para que fiquem bem finos e com 25g cada um. Colocar uma fatia de presunto tipo parma e duas folhas de salvia em cima dos bifinhos. Espetar tudo com um palito e empanar levemente na farinha de trigo.

o azeite com a salvia numa frigideira. Retirar a salvia e colocar um pouquinho de manteiga. Quando estiver derretida colocar os espetos para fritar 2 minutos de cada lado. Retirar os espetos e colocar o vinho branco para desgrudar o fundo da frigideira e fazer um molho. MONTAGEM. Colocar no prato 2 saltimboccas e regar com o molho da frigideira.

Rendimento: 15 porções
Dica. O prato é ótimo para acompanhar polenta mole
Fonte: Poção Brotas

Cardápio traz desde petiscos a sanduíches e sobremesas

Conhecida como a capital do turismo de aventura, Brotas entrou definitivamente para o roteiro gastronômico nacional.

O cardápio do festival é diversificado, indo dos deliciosos petiscos e sanduíches, aos pratos principais e sobremesas. Segundo informações dos organizadores, há receitas da culinária italiana, australiana, mexicana, japonesa, francesa, norte-americana e outras brasileiríssimas.

Além da parte cultural, com apresentação de bandas da região e atividades radicais como tirolesa, escalada e queda livre, outras atrações são os workshops.

Os assuntos são os seguintes: chopp, realizado pela Brotas Beer; café com queijo, do Luis Tavolaro; vinho, organizado pela Mercearia 3M, e churrasco de varal, organizado pela Brotas Beef. Quem acessar o Facebook do Brotas Gourmet, pode votar no melhor prato do festival no que diz respeito a apresentação, sabor e inovação.

“O Brotas Gourmet não só é o mais importante evento de Brotas, como também é vitrine da gastronomia do município que contribui para a evolução da atividade”, afirma Fabio Pontes, secretário de Turismo.

 

Publicidade