Faça o queijo quente perfeito

Aprenda a reconhecer algumas armadilhas na hora de fazer lanches na chapa ou frigideira e confira truques simples para preparar sanduíches saborosos


Delicioso, simples e rápido de preparar. Assim pode ser resumido o queijo quente, um lanche que leva poucos ingredientes (em sua versão básica, tem apenas pão, queijo e manteiga) e parece não ter grandes segredos na hora de ser feito. Mas apenas parece. Evitar algumas armadilhas escondidas em seu preparo e nos ingredientes usados podem deixar o sanduíche muito mais gostoso. O Mais Sabor separou algumas dicas para você acertar sempre e garantir um queijo quente perfeito.

Foto: VisualHunt
Receita simples e muito fácil de preparar, o queijo quente tem pequenos truques para ficar crocante e saboroso

Principais dicas para acertar na receita

  • O pão. De forma geral, você pode usar pão comum ou integral, mas deve ter atenção à espessura: fatias muito grossas vão queimar na frigideira antes do queijo derreter. O ideal é uma fatia de meia polegada. Além disso, se escolher pelo pão artesanal, não utilize fatias que tiverem buracos grandes, para que o queijo não escape através eles.
  • O queijo. Você pode usar o queijo americano ou cheddar de intensidade média, mas se misturá-los com outros tipos, como gruyère, gouda, manchego ou parmesão, o sabor será intensificado. Para obter o melhor resultado, rale o queijo para obter o derretimento mais uniforme. Mas não exagere: não coloque mais do que 50 gramas de queijo por sanduíche.
  • A manteiga. Se a manteiga não for passada de modo uniforme pelo pão, algumas partes podem ficar secas e outras muito oleosas. Mas não há segredo: o ideal é passar a manteiga de uma margem da fatia à outra numa camada fina e uniforme.
  • A frigideira. Uma chapa quente demais pode queimar o pão antes do queijo derreter e colocar tudo a perder. O correto é preaquecer a frigideira em fogo médio e reduzir a temperatura ao colocar o sanduíche. Mova o pão se necessário para grelhar de forma uniforme.
Foto: Adobe Stock
Queijo quente com cheddar e queijo prato

Queijo quente com cheddar e queijo prato

Ingredientes
• 2 fatias pão de sanduíche
• 1 colher (sopa) de manteiga
• 50g de queijo cheddar
• 50g de queijo prato

Modo de preparo
Passar a manteiga em um dos lados do pão, colocar as fatias na frigideira para tostar. Virar a parte tostada para cima e cobrir cada pão com o queijo cheddar e o queijo prato. Colocar uma fatia sobre a outra, unindo as partes com queijo. Passar manteiga em ambos os lados do pão e ir virando até que o queijo esteja derretido.
Fonte: Tastemade

Foto: Tastemade_Divulgação
Queijo quente com crosta de parmesão

Queijo quente com crosta de parmesão

Ingredientes
• 4 fatias de pão italiano
• 1 xícara (chá) de queijo prato ralado grosso
• ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
• Manteiga em temperatura ambiente a gosto

Modo de preparo
Espalhe um pouco de manteiga em apenas um dos lados das quatro fatias de pão. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, polvilhe 1 colher de sopa de parmesão formando uma base para cada sanduíche, uma ao lado da outra – isso vai formar a crosta do queijo quente. Com o lado da manteiga voltado para baixo, disponha duas fatias de pão na frigideira, sobre o parmesão. Disponha metade do queijo prato ralado sobre cada fatia e feche cada um dos sanduíches com uma fatia de pão, deixando o lado da manteiga voltado para cima. Coloque uma panelinha de ferro (ou qualquer outro utensílio pesado) sobre os sanduíches – além de prensar, o peso faz o queijo derreter melhor. Deixe por 2 minutos até a base dourar e o recheio começar a derreter. Para virar, use uma espátula. Tire o sanduíche da frigideira e apoie na tábua. Caso a crostinha de um tenha grudado na do outro, aproveite para cortar e separá-los. Polvilhe 1 colher de sopa de parmesão na frigideira, para formar a crosta do outro lado do sanduíche. Volte os pães para a assadeira, com o lado sem crosta para baixo. Cubra novamente com a panelinha de ferro e deixe dourar. Sirva a seguir.
Fonte: Panelinha

Foto: Estevam Romera_Divulgação
Queijo quente com manteiga e páprica

Queijo quente com manteiga e páprica

Ingredientes
• 2 fatias de pão da sua preferência
• 3 colheres (sopa) de manteiga com sal
• 1 colher (café) de páprica
• 4 fatias de queijo muçarela

Modo de preparo
Misture a páprica e a manteiga até ficar um creme homogêneo. Passe a manteiga nas fatias de pão. Recheie com o queijo. Leve até uma frigideira quente e frite o sanduíche de ambos os lados até que o queijo derreta.
Fonte: Guia da Semana

 

 

 

 

 

Foto: Divulgação
Queijo quente clássico

Queijo quente clássico

Ingredientes
• 2 fatias de pão de forma branco
• 1/2 xícara (chá) de queijo prato ralado (ou muçarela)
• 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo
Passe a manteiga em um dos lados das fatias de pão. Aqueça uma frigideira de ferro (ou antiaderente) e ponha a primeira fatia, com a manteiga virada para baixo. Despeje o queijo ralado sobre o pão. Feche o sanduíche, colocando a outra fatia de pão, com a manteiga virada para cima. Tampe. Aqueça dois minutos até o queijo começar a derreter. Tire a tampa e vire o sanduíche com uma espátula para dourar do outro lado, pressionando. Ponha no prato, corte ao meio e sirva quente.
Fonte: Agência Estado

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora