Experimente a versatilidade da berinjela

Bastante popular nos países de clima tropical, essa fruta é rica em vitaminas e minerais e pode ser usada nas mais variadas receitas


Muito usada na culinária brasileira e alimento típico dos países mais tropicais, a berinjela, por incrível que pareça, é uma fruta. Embora nas feiras e supermercados ela seja tratada como um legume, a berinjela é a estrutura desenvolvida a partir do ovário de uma flor fecundada.

Ou seja: cientificamente falando, essa é a definição de uma fruta. Isso, no entanto, não muda o fato de que ela é rica em proteínas, vitaminas e minerais, e que pode ser utilizada em uma série de receitas diferentes e deliciosas.

Confira algumas dicas selecionadas pelo Mais Sabor:

Foto: Divulgação
Berinjela recheada com linguiça, cebola e azeitonas

Berinjela recheada com linguiça

Ingredientes
1 berinjela
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 dente de alho picado
6 unidades de mini linguiça aperitivo
1 colher (sopa) de azeitonas verde em rodelas
Cebolinha a gosto
1/2 xícara (chá) de molho de tomate

Modo de preparo
Lave e corte as berinjelas ao meio. Leve as berinjelas ao forno embrulhadas em um papel-alumínio. Deixe no forno preaquecido (200ºC) por cerca de 5 a 10 minutos para que a polpa fique macia. Em seguida, retire do forno, descarte o papel. Com uma colher, retire a polpa e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione a polpa da berinjela e a linguiça picada. Em seguida, acrescente as azeitonas e o molho de tomate. Refogue bem por cerca de 5 minutos. Retire do fogo e recheie as berinjelas. Depois, salpique um pouco de salsinha e leve a berinjela ao forno, novamente, por cerca de 10 minutos. Retire do forno e sirva.
Fonte: Superbom

Foto: Divulgação
Salada rústica de legumes

Salada rústica de legumes e batata palha

Ingredientes
Massa folhada congelada
1 abobrinha
1 alho-poró
1 berinjela
1 pimentão amarelo
100g de tomatinho cereja
1 cebola
4 dentes de alho
Alecrim
Tomilho
Azeite extra virgem
Sal
Pimenta-do-reino
1 gema de ovo
140g batata palha tradicional

Modo de preparo
Corte a berinjela em rodelas e depois em 4 partes. Deixe de molho por 20 com água e sal. Escorra a água e coloque a berinjela na assadeira com 3 colheres (sopa) de azeite cobre elas. Leve para assar em fogo médio por 30 min. Corte a abobrinha em rodelas e depois em 4 partes. Corte o pimentão em cubos e os tomatinhos cereja na metade. Reserve. Descasque a cebola e corte em 4 partes e também descasque o alho. Reserve. Após 20 minutos, retire a assadeira com a berinjela e acrescente os demais legumes. Junte mais azeite e leve de volta para assar por 30 minutos. Retirar do forno e deixar esfriar um pouco. Cubra uma assadeira de torta com a massa folhada descongelada. Adicione os legumes, tempere com sal, pimenta-do-reino e acrescente as ervas. Feche apenas as bordas da torta, deixando a parte central da torta descoberta. Pincele a massa folhada com a gema e polvilhe com batata palha. Leve a torta para assar por 20 minutos ou até a massa ficar dourada.
Fonte: Yoki

Foto: Divulgação
Berinjela à milanesa

Berinjela à milanesa

Ingredientes
1 berinjela média
1 colher (sopa) de vinagre
2 ovos inteiros ligeiramente batidos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca torrada

Modo de preparo
Neste passo a passo, é utilizado uma fritadeira elétrica. Lave bem as berinjelas e corte em fatias de, no máximo, 1 cm de espessura. Coloque as fatias em um recipiente com água e o vinagre e deixe descansar de molho por, pelo menos, 15 minutos. Preaqueça a fritadeira elétrica a 200ºC, até que a luz verde acenda. Retire as rodelas de berinjela da água, coloque-as em uma assadeira e tempere com sal a gosto. Passe cada fatia na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca apertando bem com as mãos para compactar. Coloque as fatias de berinjela na cesta da fritadeira elétrica, fazendo camadas, e programe o timer para 18 minutos. Abra na metade do tempo para verificar – o ponto correto é quando elas estiverem crocantes por fora e macias por dentro.
Fonte: Mondial

Foto: Divulgação
Espiral ao azeite com berinjela, provolone e uvas-passas brancas

Espiral ao azeite com berinjela e provolone

Ingredientes
1 embalagem de macarrão espiral (500g)
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
3 berinjelas em cubos
50g de uvas-passas brancas
50g de azeitonas pretas picadas
200g de queijo provolone em tirinhas
6 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto

Modo de preparo
Comece preparando a berinjela. Em uma frigideira média, aqueça o óleo, refogue a cebola, junte a berinjela e deixe fritar. Escorra a berinjela em papel absorvente e reserve. Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acrescente o azeite, a berinjela, as uvas-passas, a azeitona e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Espalhe as tirinhas de queijo provolone e sirva a seguir.
Fonte: Basilar

Foto: MuckeInPivo_Creative Commons
Ratatouille com parmesão, nozes, alho e azeite de oliva

Ratatouille com atum e pesto

Ingredientes

Pesto
1 xícara (chá) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino
2 colheres (sopa) de nozes
½ colher (chá) de sal

Montagem
2 abobrinhas médias cortadas em rodelas finas
2 berinjelas médias cortadas em rodelas finas
4 tomates médios cortados em rodelas finas
1 lata de atum Coqueiro em pedaços ao natural escorrido
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
PESTO. Em um liquidificador, junte o azeite, o manjericão, o alho, o parmesão, as nozes e o sal e bata até obter um molho homogêneo. Reserve.
MONTAGEM. Preaqueça o forno a 180°C. Em um refratário, faça fileiras intercalando a abobrinha, a berinjela, o tomate e as lascas do atum escorrido. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Asse em forno preaquecido por 15 minutos. Retire do forno e sirva acompanhado com o molho pesto reservado.
Fonte: Coqueiro

Foto: Coqueiro_Divulgação
Antepasto de berinjela com sardinha e tomates cereja

Antepasto de berinjela com sardinha

Ingredientes
½ xícara (chá) de azeite de oliva
1 embalagem de tomates cereja (200g)
3 dentes de alho grandes fatiados
1 colher (chá) de orégano fresco
1 berinjela grande cortada em fatias finas
1 colher (chá) de vinagre de maçã
½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 latas de Sardinha em Óleo Coqueiro

Para servir
Telhas de tapioca

Modo de preparo
Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Em uma assadeira média (33 x 23 cm), coloque metade do azeite, os tomates, o alho, o orégano e misture bem. Leve ao forno por 30 minutos, mexendo na metade do tempo até os tomates murcharem. Reserve. Escorra as sardinhas, limpe e retire as espinhas e reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite restante e grelhe as fatias de berinjela dos dois lados. Depois de grelhadas, pique bem as fatias de berinjela e reserve. Em uma tigela, coloque a berinjela picada, os tomates assados com o alho, o vinagre, o sal, a salsinha e as sardinhas reservadas e misture delicadamente até ficar homogêneo. Leve à geladeira até o momento de servir. Sirva em telhas de tapioca.

Dica. Experimente servir o antepasto com Biscoitos de Arroz Integral Camil, pães variados e torradas. O antepasto pode ser feito com antecedência para soltar mais os sabores dos ingredientes e tem validade de 5 dias sob refrigeração.
Fonte: Coqueiro

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora