Escolha a faca ideal para acertar no corte

Engana-se quem pensa que faca é tudo igual: existem utensílios específicos para cada tipo de alimento e utilizá-los facilita seu dia a dia


Ter o utensílio certo na hora de cozinhar pode fazer toda a diferença. No caso das facas, existem modelos específicos para cada finalidade, desde cortar e descascar legumes e frutas até objetos usados especialmente para desossar carnes. Seja você um profissional da cozinha ou apenas um amante da gastronomia, utilizar a faca certa no momento de cada preparo resulta num resultado melhor e mais rápido. A principal regra para que as facas durem por muito tempo é a limpeza. Após o uso, lave bem cada utensílio, removendo toda e qualquer sujeira que esteja na lâmina e no cabo.

Atenção especial ao ponto em que a lâmina se une à empunhadura, pois ali a sujeira pode se acumular e enferrujar o metal. Além disso, lembre-se que até mesmo facas de aço inox podem enferrujar se não cuidadas da maneira adequada. Para que as facas não percam o fio, guarde-as em suas respectivas bainhas ou em cepos de madeira. Outra opção é colocá-las em uma gaveta.

Nesta edição você confere os principais tipos de facas que não podem faltar em uma cozinha, de acordo com informações das Lojas Zanini.

Foto: Pexels
A faca certa permite um corte perfeito e agiliza o trabalho na cozinha

Como deixa-las sempre afiadas

Para que funcionem sempre da maneira adequada, é importante que as facas estejam afiadas. Há inúmeras maneiras de afiá-las em casa, sendo as mais comuns com pedra ou chaira – mas também existem afiadores, vendidos em lojas de utensílios domésticos. Para afiar com a pedra, deixe-a num recipiente com água por cinco minutos. Depois, utilize o lado mais fino para afiar a faca, deslizando a lâmina num ângulo de cerca de 30 graus. Com a chaira, basta inclinar a peça e deslizar a lâmina de cima para baixo, num ângulo de 15 a 20 graus.

Foto: João Carlos Nascimento_O Liberal
Para fatiar e picar

Faca para fatiar e picar: a lâmina forjada de aço inox especial garante um fio com maior durabilidade e precisão. A peça apresenta cavidades que auxiliam para que o alimento não grude na lâmina para cortes rápidos e precisos.

Foto: João Carlos Nascimento_O Liberal
Ideal  para cortar legumes

Faca para legumes: esta faca é indicada para descascar e cortar legumes e frutas. Com lâmina em aço inox com cabo de policarbonato e fibra de vidro, permite que você realize as suas melhores receitas com muita praticidade.

Foto: João Carlos Nascimento_O Liberal
Perfeita para picar e cortar em cubos peças maiores de carne

Faca do chef: uma peça que deve estar presente em todas as cozinhas, para uso dos profissionais e até para quem cozinha por hobby, devido à sua versatilidade e desempenho. Ideal para picar e cortar em cubos peças maiores de carne, por exemplo, devido ao fio liso.

Foto: João Carlos Nascimento_O Liberal
Faca de cerâmica é um coringa na cozinha

Faca multiuso (de cerâmica): é sempre uma boa opção investir em uma faca multiuso, afinal, como o próprio nome diz, pode ser usada para várias finalidades. É boa para fatiar, picar e fazer outros cortes mais simples. Mas cuidado! Por ser de cerâmica, a lâmina pode quebrar.

Foto: João Carlos Nascimento_O Liberal
Modelos de faca indicado para desossar

Faca de desossar: retirar os ossos de carnes e peixes não é missão fácil, ainda mais se você utilizar a faca errada. A faca de desossa tem uma pegada ergonômica e uma lâmina mais longa e fina, que ajuda na hora de fazer os cortes e alcançar peles e ossos.

Foto: João Carlos Nascimento_O Liberal
A  tradicional faca de pão

Faca de pão: são tradicionais e especialmente desenvolvidas para cortar pães, dos mais variados tipos, sem que o alimento esfarele. Isso acontece devido à serra presente na lâmina, mais indicada para a finalidade do que as lâminas lisas.

Foto: João Carlos Nascimento_O Liberal
Conhecida como faca de açougueiro 

Cutelo: conhecida como faca de açougueiro, tem um formato retangular. Os mais pesados cortam até o osso, enquanto os mais leves podem ser usadas para legumes também. O lado que não é afiado pode ser usado para amassar carnes e alho.

Consultoria: Zanini

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!