19 de abril de 2024 Atualizado 21:38

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Feira Vegana

Confira receitas incríveis de doces, bolos e pães veganos

Biscoitos, tortas, chocolates, geleias e churros são alguns sabores que estão no cardápio da Feira Vegana, que acontece neste domingo, em Americana

Por Débora de Souza

13 de setembro de 2019, às 19h36 • Última atualização em 13 de setembro de 2019, às 19h40

“Mas vegano come alguma coisa além de alface?”. Opa se come! E esbanja criatividade no preparo de doces, bolos, tortas, pães e outras tantas delícias (e tentações) que alegram o nosso dia a dia.

“Algumas pessoas pensam que a comida vegana é menos saborosa, mas são surpreendidas ao experimentar os nossos produtos. A gente fica muito contente em poder mostrar que é possível se deliciar com alimentos livres de exploração animal”, frisa Carolina Atauri, uma das idealizadoras do The Boinas, primeira empresa especializada em churros veganos do Brasil, e uma das participantes da feira Mas Nem Peixinho, que acontece neste domingo (15), no estacionamento do Supermercado São Vicente da Avenida Cillos, em Americana.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Feira Vegana está em sua quinta edição em Americana

É possível comer bem e muito na dieta vegana. A substituição de ingredientes de origem animal por alimentos vegetais prova, em cada mordida, que as porções não perdem em nada no sabor para as receitas que levam ovos, leite, mel e outros derivados.

“Uma grande parte das pessoas que não conhecem dietas com restrição alimentar, sentem dificuldade de encontrar ingredientes substitutos. Mas creio que seja mais pela falta e informação. Hoje em dia temos substitutos para praticamente quase todos os ingredientes de origem animal”, ressalta o confeiteiro Wemer Santana, fundador Do Lindo Bolos & Pães e especialista em doces com muito chocolate.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Feira Vegana tem diversas atrações sobre alimentos e até mesmo culturais

O leite de vaca, por exemplo, pode ser substituído por leite de amêndoas ou leite de coco, e a manteiga por azeite e óleos naturais. Alterações ricas em sabor e nutrientes.

Alimentação X Estilo de Vida

Por se utilizar majoritariamente de produtos naturais, isentos de corantes, conservantes e outros químicos, a dieta vegana ajuda a prevenir doenças como diabetes, hipertensão e câncer, além de controlar o colesterol e glicemia no sangue. No entanto, o veganismo ultrapassa o conceito de alimentação saudável, trazendo como valores primários o respeito a vida e ao meio ambiente.

“Ser vegano não é apenas comer ou não produtos de origem animal, e sim um estilo de vida, já que não utilizamos nada que venha da exploração de qualquer ser vivente, em especial os animais, que nem sempre têm como se defender do ‘homem’”, diz Cláudia Noronha Pascholato, idealizadora do Hortelã & Manjericão Vegano, especialista em pães, bolos e compotas veganos, artesanais e funcionais.

Para os expositores, feiras como Mas Nem Peixinho? contribuem para mostrar ao grande público que o veganismo é possível e saboroso, além de trazer à luz os ideais do movimento. “Precisamos nos conscientizar que desmatar para a criação de pasto ou mesmo plantio de soja para o consumo animal está, dia a dia, acabando com nosso belo planeta. Portanto, seja vegano por um futuro melhor para todos”, completa Claudia.

Foto: Do Lindo_Divulgação
Biscoitos veganos de abóbora e gotas de chocolate: a receita é elaborada sem o uso de glúten

Biscoito vegano de abóbora e gotas de chocolate (sem glúten)

Ingredientes

220g de abóbora cabotiá cozida
100g de farinha de arroz
50g de castanha-de-caju
50g de castanha-do-pará
6 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de óleo de coco
40g de gotas de chocolate (sem composição de leite)

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Com a ajuda de um processador, triture a castanha-de-caju até ficar em pedacinhos miúdos. Adicione a abóbora e processe até virar um purê. Acrescente o restante dos ingredientes – deixando de lado o fermento – e misture bem até virar uma massa homogênea. Desligue o processador e adicione o fermento. Unte uma forma com óleo de coco.

Com as mãos, faça bolinhas com a massa (a massa não deve grudar, caso grude, adicionar mais farinha) e amasse para virar uma bolacha. Coloque as gotas de chocolate por cima. Leve a forma com as bolachas ao forno por cerca de 20 minutos.

Dica. Na falta de um processador, você pode usar um liquidificador.
Fonte: Do Lindo – Bolos, Doces & Pães

Foto: Do Lindo_Divulgação
Pão de abóbora com chia e melado de cana, decorado com as sementes da abóbora

Pão de abóbora com chia e melado de cana

Ingredientes

600g de abóbora crua
2 colheres (sopa) de chia
6 colheres (sopa) de água quente
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
½ xícara (chá) de açúcar demerara
¼ de colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) bem cheia de fermento químico
1 colher (chá) de canela
¼ de xícara (chá) de azeite de oliva ou outro óleo vegetal (60 ml)
¼ de xícara (chá) de melado de cana (60 ml)
50 ml de água

Modo de preparo

Cozinhe a abóbora em água, sem sal, até estar bem macia. Depois bata no liquidificador ou amasse com um garfo até obter um purê. Reserve. Preaqueça o forno em 180°C. Numa tigela média, misture a chia com 6 colheres de água quente e deixe descansar por 5 minutos.

Depois, numa tigela grande, acrescente a farinha de trigo branca, a farinha de trigo integral, açúcar, sal, fermento químico, bicarbonato e canela. Misture e reserve. Na tigela da chia, adicione o azeite de oliva, o melado e o purê de abóbora.

Misture bem e depois coloque tudo na tigela grande dos secos. Mexa um pouco, acrescente 50 ml de água, e continue misturando, até toda farinha estar incorporada. Transfira a massa para uma forma de pão (pode ser uma de 26×12 cm) e leve para assar por cerca de 45 minutos, até levemente dourado e o teste do palito sair seco. Retire da forma e deixe esfriar completamente antes de cortar.

Dica. Para uma aparência mais caseira, acrescente algumas sementes de abóbora por cima da massa, antes de levar ao forno.

Rendimento: pão com cerca de 1 kg
Fonte: Do Lindo – Bolos, Doces & Pães

Foto: Pixabay
Geleia de morango com amoras

Geleia vegana de morango com amoras

Ingredientes
500g de morangos bem maduros, lavados e picados grosseiramente
500g de amoras lavadas e picadas grosseiramente
500 ml chá de hibisco
2 colheres (sopa) de sementes de chia

Modo de preparo
Leve tudo ao fogo brando (180°C) até que reduza o volume pela metade. Lave e esterilize um pote de vidro com tampa, deixando-o por 20 minutos no forno. Envase a geleia ainda quente. Feche o pote de vidro com uma tampa de metal e vire o pote de ponta cabeça. Mantenha assim até esfriar. Quando fria, guarde a geleia em local fresco e arejado.

Dica. A geleia dura até três meses na geladeira.
Fonte: Hortelã & Manjericão Vegano

Você pode substituir

* leite de vaca por: leite de soja, leite de arroz, leite de aveia ou leite de coco;
* ovos por: gel da linhaça. Basta deixar a linhaça de molho em água de um dia para o outro, e usar o líquido gelatinoso. Nesse caso, o gel é usado para dar liga nas massas, funcionando como a clara do ovo;
* manteiga ou margarina por: óleos como canola, girassol, azeite ou de milho.

Fonte: Do Lindo Bolos & Pães

Foto: The Boinas_Divulgação
Churros Split é uma das especialidades do The Boinas

VOCÊ SABIA…

A banana é uma excelente alternativa para fazer sorvete, chocolate e até pão vegano (quem diria!).

A receita de churros split vegano (versão da banana split) é uma das opções criadas pelo The Boinas, além dos irresistíveis e saborosíssimos churros recheados.

 

Publicidade