Dicas para um almoço de Dia das Mães impecável

Chef Bianca Folla ensina alguns truques envolvidos na organização do almoço em família para que tudo dê certo


Tem uma série de detalhes envolvidos na organização de um evento familiar – como o almoço dos Dia das Mães -, que pode garantir o sucesso da festa ou colocar tudo a perder. Desde a arrumação da mesa à escolha das bebidas, tudo conta para que a comemoração atenda às expectativas dos convidados.

Vencedora do Concurso Petybom “Seu Talento Faz Sucesso”, a personal chef Blanca Folla – formada em Gastronomia pelo Senac/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) -, selecionou algumas dicas bem simples e práticas para preparar a casa neste domingo.

Blanca lembra que, por tradição, essa data comemorativa reúne gerações ao redor da mesa do almoço. A primeira dica é escolher pratos que tenham algum significado familiar, aquelas receitas da vovó que a sua mãe faz e já ensinou para você.

“Além de pratos com grande carga afetiva, escolha um menu que agrade a todos os convidados e que seja atraente também para as crianças”, orienta a personal chef. “Não se esqueça dos aperitivos, das bebidas preferidas de cada um e também das restrições alimentares, seja por saúde ou por estilo de vida. E claro, capriche nas sobremesas”, resume a especialista em gastronomia, que também venceu o reality show “A Batalha do Food Truck” no canal GNT.

Foto: Pixabay
Uma mesa bem posta deixa o almoço ainda mais acolhedor

Acerte na hora de decorar a casa

Mais delicadas, elegantes e acolhedoras, as flores naturais são a opção certa para criar uma decoração intimista e de bom gosto para a mesa do almoço. “As flores naturais combinam muito bem com a ocasião”, comenta a personal chef Blanca Folla. Ela recomenda que as plantas sejam distribuídas em pequenos arranjos em pontos estratégicos da casa: na mesinha de canto da sala, no aparador e sobre a pia dos banheiros. “Porém, na mesa do almoço, tome o cuidado em não usar flores muito perfumadas ou arranjos muito grandes que acabe atrapalhando as conversas entre os convidados. E se você tem horta em casa, coloque junto com as flores, galhos de ervas frescas como alecrim, manjericão, orégano. Fica bonito e traz um aroma suave para a mesa”, detalha Blanca.

Decoração da mesa

Melhores opções / Fotos que revivem momentos marcantes dos familiares e desenhos feitos pelas crianças são boas alternativas

FOTOS DA FAMÍLIA. Uma alternativa às flores naturais para enfeitar a casa no Dia das Mães, é espalhar fotos da família pelos ambientes. “Isso vai trazer boas lembranças e render conversas calorosas. Coloque em porta retratos em lugares estratégicos, para que todos possam ver”, ensina Blanca Folla.

DESENHOS. Outra ideia para surpreender os convidados, apontada pela personal chef, é usar desenhos das crianças para decorar a casa. Opção bem prática e totalmente sem custo, basta pedir para os pequenos desenharem suas mães. Eles também podem ampliar a proposta passando para o papel a imagem que eles têm dos demais membros da família. Depois, basta expor os trabalhos como em uma galeria de arte. “Todos vão se derreter com isso”, prevê Blanca.

TALHERES. As datas especiais sempre são bons momentos para tirar do armário os melhores utensílios: talheres, pratos e copos. “Escolha os mais sofisticados ou mesmo aqueles que você sabe que vão agradar mais. Aproveite também para usar aquelas peças antigas de família que foram herdadas e contam muitas histórias: a toalha de renda, o guardanapo de linho bordado, o prato florido”, enumera a especialista.

CRIATIVIDADE. O melhor “ingrediente” para usar no Dia das mães é, certamente, a criatividade. “Como você pode ver, para fazer algo bonito e único para as mães não é preciso complicar. Seja criativo e aproveite tudo que tiver por perto”, encoraja Blanca. “Com essas dicas, muito amor e muito carinho, tenho certeza que todos, e especialmente as mamães vão adorar o almoço”, completa.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora