Dicas do chef para receitas gourmet

Entrada, prato principal e sobremesa simples para você fazer em casa com dicas do consagrado chef  autor do livro A Cozinha de Daniel Bork


O consagrado chef de cozinha e escritor Daniel Bork selecionou algumas de suas principais receitas para compartilhar com os leitores. Ele ensina os segredinhos de pratos deliciosos como a tradicional focaccia, carne de panela com cerveja preta e até uma sobremesa de dar água na boca: brigadeiro cremoso de café com pacoça. Acompanhe o passo da passo de cada receita e prepare na sua casa pratos com um toque gourmet, seguindo as dicas do chef autor do livro A Cozinha de Daniel Bork (Editora Alaúde).

Foto: Antônio Rodrigues_Divulgação
Receita da tradicional focaccia

Focaccia

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
½ xícara (chá) de água morna
¼ de xícara (chá) de azeite
1 tablete (15g) de fermento biológico fresco
100g de tomates cereja cortados ao meio
Alecrim, sal grosso e azeite a gosto

Modo de preparo
Para o preparo da massa, coloque na tigela da batedeira com a raquete (batedor próprio para massas não muito pesadas) a farinha com o açúcar e o sal. Ligue a batedeira e, aos poucos, adicione a água. Bata bem e junte o azeite e o fermento fresco. Bata por mais 5 minutos, até a massa ficar homogênea e pegajosa. Transfira a massa para uma tigela bem untada com azeite. Cubra com filme de PVC e deixe crescer, em lugar protegido, por cerca de 40 minutos, até dobrar de volume. Após esse período, transfira para uma assadeira de 24 × 32 cm forrada com papel-manteiga, molhado e escorrido. Com a ponta dos dedos faça pequenas depressões na superfície da massa. Espalhe os tomatinhos e o alecrim, polvilhe com sal grosso e regue com um fio de azeite. Deixe crescer novamente por mais 40 minutos e asse em forno a 180ºC, preaquecido, por cerca de 40 minutos, até dourar ligeiramente. Retire da fôrma e sirva cortada em pedaços.

Foto: Antônio Rodrigues_Divulgação
Cestinha de carne suína

Carne de panela com cerveja preta na cestinha

Ingredientes

Carne
3 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo
1 peça de maminha bovina (cerca de 1,2 kg)
2 dentes de alho cortados ao meio
2 cubos de caldo de carne sabor costela
1 lata pequena de extrato de tomate
1 pacote de sopa de cebola
2 latas ou garrafinhas de cerveja preta
Legumes
Azeite a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
2 cenouras em rodelas pré-cozidas al dente
10 minibatatas pré-cozidas
½ maço de brócolis em buquês pré-cozidos al dente
1 galho de alecrim picado
1 colher (sopa) de gergelim
Sal a gosto

 

Modo de preparo
CARNE. Leve ao fogo alto uma panela de pressão com o azeite. Deixe aquecer bem e doure a carne de todos os lados. Acrescente o alho, o caldo de costela, o extrato de tomate, a sopa de cebola e a cerveja preta. Mexa bem e feche a panela de pressão. Cozinhe por cerca de 20 minutos, até a carne ficar macia. LEGUMES. Em uma frigideira grande, aqueça um fio de azeite com a manteiga. Acrescente os vegetais, o alecrim e o gergelim. Tempere com sal a gosto.

Dica. Sirva a carne fatiada com os legumes.

Foto: Antônio Rodrigues_Divulgação
Brigadeiro cremoso de cafe com pacoca

Brigadeiro cremoso de café com paçoca

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de café solúvel
5 paçocas trituradas
Paçoca para decorar

Modo de preparo
Em uma panela, misture todos os ingredientes e mexa bem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre. Quando começar a ferver, reduza a chama e cozinhe por 3 minutos até começar a engrossar. Retire do fogo, distribua o brigadeiro em copinhos e polvilhe com paçoca esfarelada. Sirva em temperatura ambiente.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora