23 de abril de 2024 Atualizado 10:26

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Tradição

Dia do Nordestino pede pratos típicos

Na terça-feira (8) foi comemorado o Dia do Nordestino e nada melhor que lembrar a data com receitas tradicionais de uma culinária rica e saborosa

Por Leslie Cia Silveira

10 de outubro de 2019, às 09h48 • Última atualização em 05 de novembro de 2019, às 17h25

O Mais Sabor de hoje está com um aroma todo especial do Nordeste. É que no último dia 8 foi comemorado o Dia do Nordestino e nós aproveitamos a oportunidade para selecionar algumas receitas típicas daquela região para rechear a edição deste domingo.

A Cozinha Nestlé convidou alguns chefs para reproduzir receitas tradicionais como a moqueca, acarajé, baião-de-dois e o mungunzá. “Os nordestinos são um dos povos mais calorosos e responsáveis pela criação de pratos cheio de cores e sabores. Para homenagear a região, o time de Receitas Nestlé listou opções de pratos inspirados nas receitas tradicionais”, explica a marca.

A moqueca festiva, por exemplo, é um prato muito conhecido e que atrai tanto pela diversidade de sabores quanto pelas cores vibrantes. O preparo da receita leva cerca de 1 hora. Já o típico baião-de-dois, outro prato tradicional e saboroso, é uma combinação de arroz, feijão de corda e queijo coalho.

“E para quem deseja preparar uma entrada super saborosa, o mini acarajé é uma ótima opção. Feito com camarão e feijão-fradinho, o prato garante uma explosão de sabores”, garante a chef Sheila Oliveira.
Se a ideia é uma receita doce, o mungunzá é perfeito. “Prático, ele junta os melhores sabores do milho, leite de coco, cravo e canela. Ideal para saborear a qualquer momento”, incentiva a chef.

Sobre o mungunzá salgado, o chef Edu Delfim explica que o prato é preparado com linguiça, paio, costelinha e carne seca. “Sem dúvidas, uma combinação irresistível”, assegura.
E, aí? Ficou animado com as sugestões? Segundo os chefs de cozinha parceiros da Nestlé, essas receitas são fáceis de fazer e também são opções interessantes para fazer um almoço de domingo diferente.

Foto: Iara Venanzi - Divulgação
Moqueca festiva com camarão, pimentão, tomates e banana-da-terra

Moqueca festiva

Ingredientes
800g de peixe de carne firme, em postas (badejo, cação ou robalo)
½ colher (chá) de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 dente de alho amassado
2 sticks de Maggi Meu Segredo
1 pimentão verde em tiras
1 pimentão amarelo em tiras
2 tomates grandes em rodelas
2 cebolas grandes em rodelas
½ maço de coentro picado
400g de camarões limpos
1 banana-da-terra em rodelas
1 vidro de leite de coco
1 colher (sopa) de azeite-de-dendê (opcional)

Modo de preparo
Em um recipiente, tempere o peixe com a pimenta, o suco de limão, alho e Maggi Meu Segredo. Reserve. Em outro recipiente misture os pimentões, os tomates, as cebolas e o coentro. Em uma panela grande, de fundo grosso, coloque metade dos vegetais, formando uma camada, e disponha as postas de peixe. Cubra com o restante dos vegetais e leve para cozinhar em fogo médio, sem tampar, por cerca de 20 minutos. Junte os camarões, a banana-da-terra, o leite de coco e o dendê e deixe ferver rapidamente, por cerca de 5 minutos. Sirva a seguir.

Foto: Adobe Stock
Mini-acarajé

Mini-acarajé recheado com camarão

Ingredientes
Bolinho
½ quilo de feijão-fradinho
1 cebola grande picada
2 sachês de Maggi Tempero e Sabor Feijão
1 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de óleo

Recheio
1 colher (sopa) de óleo
1 dente de alho amassado
1 cebola picada
½ quilo de camarão médio limpo
1 colher (sopa) de farinha de trigo
4 tomates, sem pele sem sementes, picados
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo
BOLINHO. Deixe o feijão fradinho de molho na água com um dia de antecedência. Descasque o feijão e bata no liquidificador com a cebola e o MAGGI Tempero e Sabor. Despeje em uma tigela grande e, com uma colher de cabo longo, bata a massa até que fique encorpada. Em uma panela funda, aqueça o azeite com o óleo. Porcione os bolinhos de massa e frite-os. Coloque-os em um prato com papel absorvente e reserve. RECHEIO. Em uma panela, aqueça o óleo e doure o alho e a cebola. Acrescente o camarão, a farinha de trigo e o tomate. Acrescente o sal e finalize com o cheiro verde. MONTAGEM. Abra os bolinhos e recheie com o camarão. Sirva.

Dica. Em alguns mercados, é possível encontrar o feijão fradinho sem a casca.

Baião-de-dois tradicional com feijão-de-corda secoTípico baião-de-dois

Ingredientes
½ quilo de feijão-de-corda seco
2 colheres (sopa) de óleo
½ xícara (chá) de bacon picado
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassados
½ colher (sopa) de coentro picado
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
2 envelopes de Maggi Tempero e Sabor Feijão
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de queijo coalho picado

Modo de preparo
Em uma panela, cozinhe meio quilo de feijão de corda (deixado de molho na véspera) com 3 litros de água fria por cerca de 40 minutos. Em outra panela, aqueça o óleo e doure o bacon, a cebola e o alho. Acrescente o coentro e o arroz. Refogue bem e adicione o feijão cozido com o caldo, o Maggi Tempero e Sabor e o sal. Tampe a panela e cozinhe, em fogo baixo, por cerca de 15 minutos ou até que o arroz fique cozido e úmido. Misture o queijo coalho picado e tampe a panela para que o vapor derreta o queijo. Sirva.

Foto: Edu Delfim - Divulgação
Mungunza doce com leite condensado

Mungunza tradicional

Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de milho para canjica
1 Leite Moça® (lata ou caixinha)
1 medida (da lata ou caixinha) Leite Líquido Ninho Forti+ Integral
4 cravos-da-índia
1 pedaço de canela em pau
1 vidro de leite de coco (200ml)
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque o milho para canjica, 2 litros de água e deixe cozinhar por 1 hora, após iniciar fervura. Retire a pressão, abra a panela cuidadosamente, junte o leite condensado, o Leite NINHO, os cravos-da-índia e a canela em pau e deixe ferver em fogo baixo, com a panela destampada, por mais 10 minutos.
Acrescente o leite de coco, mexa bem e retire do fogo. Sirva polvilhado com a canela em pó.

Foto: Sheila Oliveira - Divulgação
Mungunza salgado

Mungunza salgado

Ingredientes
½ pacote de canjica amarela (mungunzá) (250g)
½ colher (sopa) de óleo
50g de bacon picado
3 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
1 gomo de linguiça portuguesa em rodelas (100g)
1 gomo de paio em rodelas (100g)
300g de costelinha de porco dessalgada
250g de carne seca dessalgada
2 tomates sem sementes, picados
1 pitada de pimenta-do-reino
2 tabletes de Maggi Caldo Costela
2 colheres (sopa) de coentro fresco picado
2 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada

Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o mungunzá de molho em água, por cerca de 2 horas, para que fique macio. Escorra, coloque em uma panela de pressão, adicione 1 e meio litros de água e leve ao fogo médio por cerca de 40 minutos, após pegar pressão. Espere sair toda a pressão e reserve em um recipiente à parte (grãos e caldo). Na mesma panela de pressão (já limpa) aqueça o óleo, doure o bacon, junte o alho e a cebola e deixe refogar. Junte a linguiça, o paio, a costelinha, a carne seca e os tomates e refogue bem. Acrescente 3 xícaras (chá) de água, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, após pegar pressão. Desligue o fogo, deixe sair toda a pressão, abra a panela e junte o mungunzá com o caldo reservado, a pimenta, o Maggi Caldo, o coentro e a cebolinha verde. Deixe ferver por cerca de 30 minutos, para apurar e tomar gosto. Sirva a seguir.

Fonte: Receitas Nestlé

Publicidade