‘Detox’ pós-carnaval deve ser rico em frutas e verduras

Além da alimentação, chás, suplementos e vitaminas também ajudam na recuperação depois da folia


Exagerou durante o Carnaval? O programa Meu Prato Saudável, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed Editora em Saúde, dá dicas de alimentação para que o organismo possa se recuperar mais rápido.
[\img]Segundo a médica Elisabete Almeida, coordenadora do programa, o “detox” pós-Carnaval deve consistir em uma dieta diurética, indicada para aqueles que exageraram no consumo de produtos industrializados e de bebidas alcoólicas, para diminuir a retenção de líquidos e eliminar toxinas.

A recomendação é apostar em frutas e verduras, incluindo alimentos como couve, pepino, melancia e gengibre. “Esse tipo de dieta deve ser feita por um período curto, de no máximo 15 dias, porque junto com a eliminação de líquidos o corpo perde também minerais essenciais para o organismo”, alerta.

Metade das calorias diárias deve ser proveniente dos carboidratos, que são os alimentos responsáveis para garantir um bom funcionamento do metabolismo e fornecer energia necessária para as atividades do dia a dia. Os carboidratos integrais e com baixo índice glicêmico, como cereais, batata doce, aveia e outros produtos são mais eficientes para o organismo, pois não permitem a elevação dos picos de glicose no sangue e ainda fornecem fibras importantes para reduzir a absorção de gordura da dieta.

As verduras e os legumes também são essenciais no cardápio, pois esses alimentos possuem vitaminas e sais minerais em grandes quantidades para melhorar a função metabólica e agregar mais saúde no prato. Além disso, é fundamental consumir três porções de frutas no dia, com preferência para as cítricas e diuréticas que contém mais vitamina C e antioxidantes, que combatem os radicais livres e mantém bem longe o envelhecimento precoce das células. Entre elas estão a melancia, morango, abacaxi, pera, pêssego e melão, por exemplo.

Chás, suplementos e vitaminas também ajudam na recuperação depois da folia. Confira dicas:

1 – Chá de hortelã
Muito usada para tratar tosses e resfriados, a infusão de folhas de hortelã também é uma aliada para quem exagerou na bebida. “Além de ser diurético, o chá de hortelã ajuda no combate à dor de cabeça ealivia dores musculares”, explica a nutricionista da Nação Verde, Paula Castilho.

2 – Chá de Quebra Pedra
Quem já teve pedra nos rins com certeza já ouviu falar no famoso chá de quebra pedra. Esse é o nome popular da bebida feita com as folhas de Phyllanthus niruri, erva encontrada em regiões tropicais. Por seu poder diurético, esse chá é também um aliado para a desintoxicação do corpo. “Ele acelera a eliminação do álcool e de toxinas pela urina”, destaca a especialista.

3 – Chá de Cavalinha
Entre as ervas medicinais, a cavalinha é conhecida não só por sua ação diurética, mas também por acelerar o metabolismo e fortalecer o sistema imunológico, que pode ficar debilitado com os excessos dos dias de folia. “O chá de cavalinha é anti-inflamatório, então ameniza dores. Deve ser evitado, porém, por pessoas com pressão baixa e mulheres grávidas”, alerta.

4 – Aloe Vera
A Aloe Vera, conhecida popularmente como babosa, é um tônico geral para o sistema imunitário. Contém cerca de 20 sais minerais, como cálcio, magnésio, zinco, selênio, entre outros. É também fonte natural de vitaminas A, C, E, ácido fólico e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12), que costumam ser eliminadas pelo corpo após a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso. “Por causa da sua composição singular, xaropes e produtos feitos com Aloe Vera são um forte aliado contra a ressaca.”

5 – Multivitamínicos
Para repor as vitaminas do complexo B, perdidas por causa da bebida, uma alternativa também é a ingestão de multivitamínicos antes e depois da festa. “A perda da vitamina B1, por exemplo, causa alguns dos sintomas da ressaca, como falta de energia, fraqueza muscular e diminuição da memória. A falta de B2 provoca tonturas. É preciso se precaver para manter as vitaminas em nível normal”, enfatiza. As cápsulas de vitaminas podem ser encontradas em versões unissex e para mulheres.

6 – Spirulina
A Spirulina, disponível principalmente em cápsulas, é uma alga unicelular verde-azulada. É um antioxidante com alto poder nutricional. Contém vitaminas do complexo B e minerais essenciais para o organismo, mas seu principal destaque é o alto teor de proteínas – corresponde a mais de 60% de seu volume. Sua ingestão inibe o processo de catabolismo muscular (a perda de massa magra dos músculos), uma das consequências da ingestão de álcool em excesso.

7 – Óleo de cártamo
O óleo de cártamo é utilizado como analgésico, anti-inflamatório, diurético, imunoestimulante, anticoagulante, entre outros fins. É mais conhecido, porém, por sua ação na “queima” de gorduras. “Ele ajuda o corpo a utilizar a gordura armazenada como forma de energia”, explica a nutricionista. A substância pode beneficiar o folião de três formas. Se ingerida antes da festa, torna mais lenta a absorção do álcool pelo organismo. Depois da bebida, dá mais energia ao corpo e age para eliminar mais rapidamente as gorduras que podem ter se acumulado por causa da má alimentação no período. A ingestão do óleo, porém, não deve ser em excesso para não sobrecarregar o fígado.

8 – Energéticos naturais
Durante as comemorações, os foliões podem adquirir mais energia com energéticos naturais, como pó de guaraná, cacau, gengibre e canela. “Eles aumentam a disposição para curtir o carnaval e também ajudam a evitar a ressaca no dia seguinte”, explica. Esse produto também é encontrado em forma de cápsulas.

9 – Isotônicos
Os isotônicos, bebidas à base de água, sais e carboidratos (6% a 8%), são ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suar durante o Carnaval. “Se a pessoa estiver desidratada é uma boa solução. Mas vale o alerta: pessoas com insuficiência renal ou outros problemas nos rins devem evitar essas bebidas”, diz. Um isotônico natural é a água de coco, que ajuda a restituir o potássio e hidratar o corpo.

10 – Sucos naturais
Após as comemorações de Carnaval, tome muito suco de frutas. O mais indicado é o suco de laranja com couve, que vai ajudar a desintoxicar o fígado. Os horários indicados para para beber o suco são durante o café da manhã ou antes de dormir, quando a absorção e o aproveitamento dos nutrientes são maiores.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Nação Verde.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora