20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Irresistíveis

Delícias de Brotas para fazer em casa

Receitas são preparadas com ingredientes colhidos nas propriedades rurais da estância turística e prezam pela harmonização perfeita de sabores

Por Leslie Cia Silveira

26 de junho de 2019, às 08h36

Com 62 estabelecimentos gastronômicos, Brotas entrou para o circuito gourmet e é parada obrigatória para aqueles que desejam “temperar” o turismo de aventura com pratos gourmet saborosíssimos. O forte da culinária local é o cardápio repleto de delícias preparadas com ingredientes cultivados nas propriedades rurais do próprio município. O resultado? São receitas caseiras que se destacam pela perfeita harmonização de sabores.

A experiência gastronômica vai além de degustar a boa comida do interior. O Mais Sabor fez um tour pela estância turística para desvendar os segredinhos culinários que fazem com que Brotas desponte também na cena gastronômica. Entre as dezenas de opções o Brotas Bar se destaca por ser o primeiro restaurante temático do município, com ambientação que remete às belezas naturais e aos esportes de aventura, em especial o rafting. Uma das delícias da casa é salmão grelhado com risoto.

Uma das especialidades da pousada Frangipani é a Tilápia com espaguete de abobrinha. “Essa receita é fácil, leve e muito saborosa pois é preparada com ingredientes simples e frescos, daqui da nossa região. Além de dar prazer por seu sabor, tem o bônus de ser um prato de baixas calorias”, garantem os especialistas da cozinha do hotel.

Outra receita que você só encontra em Brotas é o bolinho de cevada. O prato criado pelo Brotas Beer é feito com mosto espremido de malte de cevada (material sólido que sobra após a fervura do malte de cevada, na primeira etapa da fabricação da cerveja). E se o assunto é petisco, que tal degustar bolinhos de bacalhau ou um sanduba da roça? Confira o passo a passo das receitas e leve o cardápio de Brotas para a sua cozinha!

Foto: Pousada Frangipani_Divulgação
Tilápia com espaguete de abobrinha: receita criada pela pousada Frangipani é fácil de preparar, leve e saborosa

Tilápia com espaguete de abobrinha

Ingredientes
1 filé de tilápia grande (cerca de 200g)
180g de abobrinha brasileira cortada em filetes
Sal
Alho
Pimenta branca moída na hora
Limão
Azeite

Modo de preparo
Lavar muito bem, secar, e com a ajuda de uma boa faca, cortar a abobrinha em filetes finos, da largura de espaguetes, evitando cortar a parte mais central do legume (existem cortadores próprios disponíveis no mercado: uma sugestão é o cortador de legumes espiral da Brinox). Pesar 180g e reservar. Cortar o filé de tilápia ao meio, no sentido do comprimento. Temperar com sal, pimenta branca e umas gotinhas de limão. Em uma frigideira antiaderente, colocar um fio de azeite e levar os filés para grelhar até que fiquem dourados. Enquanto douram os filés, levar outra frigideira antiaderente ao fogo para o preparo do espaguete de abobrinha. Colocar, aproximadamente, 1 colher de sopa de azeite e dourar o alho picado em pedaços pequenos. Mas cuidado, doure por, aproximadamente, 1 minuto apenas, para evitar que ele passe do ponto e deixe um sabor amargo ao prato. Acrescentar a abobrinha, que deve entrar e sair da frigideira rapidamente, apenas “um susto”. Assim ela irá aquecer e incorporar os temperos, porém deve ser servida al dente. Não se esqueça de temperar com sal e cheiro-verde, a gosto. MONTAGEM. Para uma apresentação de comer com os olhos, a sugestão é montar o prato fazendo um ninho com a abobrinha. Use um pegador e vá girando a massa até obter o formato e altura desejados. Ao lado, acrescentar os filés de tilápia dourados e decorar com algum tempero fresco (tomilho ou flor de manjericão) e tomatinhos confitados, para dar cor e mais sabor ao prato.

Rendimento. Serve uma pessoa.
Fonte: Pousada Frangipani

Foto: Brotas Beer_Divulgação
Bolinho de cevada é uma receita deliciosa e exclusiva do Brotas Beer

Bolinho de cevada

Ingredientes
1kg de acém moído duas vezes
300g da medida do mosto espremido de malte de cevada (material sólido que sobra após a fervura do malte de cevada, na primeira etapa da fabricação da cerveja) – também existe a versão em farinha
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída
100ml de molho de pimenta caseiro (feito com pimenta malagueta, vinagre, sal e especiarias)

Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes até que fique homogêneo.
Enrolar em bolas de 50 gramas cada. Fritar em óleo gordura vegetal quente a 180°C. Servir com molho de pimenta.

Dica. Acompanha muito bem com cervejas mais maltadas, do tipo Red Ale, Dubbel, Vienna Lager.

Rendimento. 26 bolinhos e serve 3 pessoas
Fonte: Brotas Beer

Foto: Brotas Bar_Divulgação
Salmão grelhado com molho de alcaparras e risoto de limão e vinho branco: especialidade do Brotas Bar

Salmão grelhado com risoto

Ingredientes
1 posta de salmão de 1 Kg
1 dente de alho amassado
Sal a gosto
1/2 copo de suco de limão (180ml)
Alecrim

Molho de alcaparras
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de alcaparras
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
10 tomates cerejas
Cebolinha a gosto

Risoto
800ml de caldo de legumes
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 cebola média picada
4 colheres (sopa) de manteiga
1 copo de vinho branco (300ml)
4 limões sicilianos (suco deles)
1 xícara (chá) de parmesão ralado
Sal a gosto

Modo de preparo
Tempere o salmão com alho, sal a gosto, suco de limão e alecrim. Corte em 5 postas de aproximadamente 200g. Deixe descansar por cerca de 30 a 40 minutos na geladeira. No preparo, unte a frigideira ou chapa e coloque o salmão por 7 minutos de um lado. Depois vire o salmão por mais 7 minutos aproximadamente. Retire da frigideira e coloque no prato. MOLHO. Em uma frigideira aqueça a manteiga, o azeite, as alcaparras e o tomate cereja. Desligue na sequência. Guarde a cebolinha para decoração. RISOTO. Numa panela coloque a manteiga até derreter e doure a cebola. Em seguida adicione as duas xícaras de arroz arbóreo e misture bem. Adicione o vinho branco e mexa até evapora-te. Acrescente caldo de legumes (1/4 do caldo) e mexa bem. Assim que o caldo estiver sido absorvido, adicione mais 1/4 do caldo de legumes. Intercale com parte do suco de limão, aproximadamente 1/4 do suco. E faça o mesmo processo com caldo de legumes e suco de limão até acabar ambos. Finalize com parmesão. Misture tudo e desligue o fogo. Coloque o salmão no prato, molho de alcaparras por cima. Decore com a cebolinha e adicione ao lado o risoto de limão. Pode colocar raspas de limão para decorar.

Rendimento: serve 5 pessoas
Fonte: Brotas Bar

Foto: Brotas Bar_Divulgação
Receita do Brotas Bar rende 12 bolinhos de bacalhau 

Bolinho de bacalhau

Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) rasa de alho triturado
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 batatas (tipo rosa) já cozidas, descascadas e amassadas
250g de bacalhau desfiado, cozido e dessalgado
50g de farinha de rosca
1 ovo
Salsinha picada e sal a gosto

Modo de preparo
Em uma panela coloque o azeite, o alho e a cebola até dourar. Retire da panela e coloque em um bowl. Adicione ao bowl as batatas amassadas, o bacalhau, o ovo, a farinha de rosca, 1 colher de azeite, sal a gosto e misture até virar uma massa homogênea. Faça bolinhas pequenas e frite em óleo quente.

Rendimento: 12 bolinhos e serve duas pessoas.
Fonte: Brotas Bar

Foto: Alex Silva Lanches
Uma das delícias preparadas pelo Alex Silva Lanches, com linguiça de pernil artesanal, é o sanduba da roça

Sanduba da roça

Ingredientes
10 pães francês do interior (20cm)
1,8kg de massa de linguiça de pernil artesanal JK sem a tripa (ou linguiça de sua preferência com pouca gordura)
1kg de requeijão de corte caseiro ou um queijo que aguente alta temperatura sem derreter muito
20 rodelas de tomate

Modo de preparo
Pré-moldar a massa da linguiça em tabletes de 180g cada (acompanhando o formato do pão). Reservar. Porcionar o requeijão em fatias de, aproximadamente, 45g cada. Reservar. Cortar o pão francês e montá-lo com 2 fatias de tomate em cada pão. Reservar.
Fritar o tablete de linguiça sem óleo até o ponto desejado (mal passado, ao ponto ou bem passado). Depois de atingir o ponto desejado colocar duas fatias do requeijão de corte caseiro em cima do tablete, jogar água em volta do tablete e abafar com um abafador até que o queijo comece o processo de derretimento (pelo fato de ser um requeijão de corte caseiro, o mesmo não irá derreter por completo como acontece com os outros queijos, portanto o intuito é que ele inicie o processo de derretimento e fique aquecido). Feito isso, retirar o tablete com o requeijão da chapa e colocar na parte de baixo do pão. Tampar o lanche. Depois de montado, colocar em uma chapa quente para criar uma casquinha dourada e crocante dos dois lados do pão. Servir em seguida com maionese caseira de alho.

Rendimento: 10 sanduíches
Fonte: Alex Silva Lanches

Publicidade