18 de abril de 2024 Atualizado 19:56

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Feira Vegana

Congelados veganos são práticos

Feitos com ingredientes frescos e sem conservantes, os congelados são opções para quem busca uma alimentação sustentável, além de praticidade 

Por Débora de Souza

14 de setembro de 2019, às 07h01

Foi-se o tempo em que, para ser adepto da alimentação vegana, era preciso mandar bem na cozinha ou ter tempo para cozinhar. Para quem busca uma dieta mais saudável e precisa de praticidade, uma solução são os congelados veganos. Outra boa notícia é a variedade no cardápio, que vai desde o fast food (hambúrguer e pizza) a refeições mais leves como berinjela assada ou salada com iscas de carne vegana.

A novidade foi trazida para a 5ª Feira Vegana MNP (Mas Nem Peixinho?) pela Vegabom, empresa especializada em comida vegana congelada. O evento acontece neste domingo (15) no estacionamento do Supermercado São Vicente, na Avenida de Cillo, em Americana.

Foto: Willian Gregio / Divulgação
5ª edição da Feira Vegana acontece neste domingo, em Americana

Os produtos fazem a linha saudável, frisa a gerente-geral da marca, Dora Souza. “Usamos ingredientes frescos e selecionados. Não usamos alimentos transgênicos e, o fato de não ter nenhum conservante, também contribui para a nossa comida ser mais saudável”, diz.

O preparo da comida vegana congelada se equipara aos congelados tradicionais. O descongelamento deve ser feito na geladeira deixando horas antes do preparo, nunca em temperatura ambiente. É possível usar o micro-ondas no processo (no tempo indicado na embalagem).

Esquentar demais e levar a comida novamente para o congelador prejudica o sabor e a textura da porção. “Se for acrescentar outros ingredientes, prepare-os separados da porção vegana. Junte tudo somente quando for comer, do contrário, pode haver alteração de sabor”, explica Dora.

É possível assar as porções salgadas no forno, usando uma arirfryer ou fritar em óleo vegetal. Se esta última for a sua opção, a dica é fritar pequenas porções, de duas a três unidades, para evitar que o alimento encharque. Como o alimento vegano possui pouca gordura, prefira prepará-los em panelas e frigideiras antiaderente para não grudar.

Foto: Vegabom_ Divulgação
Hambúrguer de shimeji e shitake

Salgado assado de hambúrguer shimeji e shitake

Ingredientes

Massa
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de óleo
3/4 de xícara (chá) de água morna
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 /2 colher (chá) de sal
1½ xícara (chá) de farinha de trigo branca

Recheio
4 hambúrgueres Vegabom
Molho de tomate

Modo de Preparo

Em um frigideira frite os hambúrgueres e reserve. MASSA. Em uma vasilha, coloque o fermento biológico seco, o açúcar, óleo, água morna e misture. Adicione a farinha de trigo integral, o sal e misture novamente. Acrescente farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre, até a massa desgrudar das mãos com facilidade. Nesta receita foram cerca de 1½ xícara. Preaqueça o forno a 240ºC, cubra a vasilha com a massa com um guardanapo seco e deixe descansar por 15 minutos.

MONTAGEM. Em uma superfície enfarinhada, coloque a massa e divida-a em 4 partes iguais. Abra as massas, coloque o hambúrguer com um pouquinho de molho (coloque pouco para não deixar a massa muito molhada), salpique ervas finas a gosto. Feche a massa envolvendo todo o hambúrguer. Pincele uma colher de sopa de água misturada com uma colher de sopa de molho de tomate sobre os pães, para ficarem dourados. Leve para assar por 30 minutos ou até ficarem corados.

Fonte: Vegabom

Foto: Vegabom_ Divulgação
Pizza vegana de calabresa

Pizza de calabresa

Ingredientes

Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (poderá ser usada mais farinha para sovar a massa)
1 dedo de um copo de óleo vegetal
Pitada de sal e açúcar
100g de fermento biológico fresco
1/2 copo de água (morna)

Recheio
400g de linguiça Vegabom
1/2 xícara (chá) de molho de tomate (caseiro ou de caixinha)
Queijo vegano de sua preferência
Milho, palmito (opcional)
Orégano

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até desgrudar da mão e forme 2 bolas. Caso continue grudando, acrescente mais farinha. Deixe a massa descansar por 30 minutos coberta por uma toalha. Depois modele a massa em forma de disco, faça uma borda e coloque em uma assadeira untada com farinha. Leve ao forno preaquecido por 10 minutos. Tire do forno, acrescente o recheio e volte com ela para assar até a massa dourar.

Fonte: Vegabom

Publicidade