Como variar o inhame no cardápio

Em alta nessa época do ano, o alimento é fonte de nutrientes essenciais ao organismo e pode ser consumido de várias maneiras nas suas refeições


Para quem quer economizar no supermercado sem abrir mão de uma alimentação saudável, uma boa opção é consumir o inhame. Nessa época do ano, por estar em seu momento de alta na safra, o alimento aparece mais barato nas gôndolas. Outra boa notícia é que o inhame pode ser usado em diversas receitas, aparecendo desde o prato principal até a sobremesa.

O tubérculo é uma excelente fonte de energia, além de conter proteínas, fibras e minerais como fósforo e potássio. O alimento também se destaca por apresentar vitaminas do complexo B. Alguns estudos apontam que o inhame é um alimento com diversas propriedades funcionais, podendo agir como antioxidante, anti-inflamatório, regulador hormonal e estimulante do sistema imunológico.

Além do inhame, outros produtos da época que podem ser encontrados mais baratos nos supermercados são a batata, agrião, alface, almeirão, espinafre e rúcula, de acordo com a Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Foto: Cybecook_Divulgação
Iogurte de morango com limão e inhame

Iogurte de morango com inhame

Ingredientes
720g inhames médios
15 morangos médios
1 limão taiti médio
480 ml de água
50g de mel

Modo de preparo
Lave, descasque e pique os inhames e reserve. Lave, retire as folhas e higienize os morangos e reserve. Lave o limão, esprema-o e reserve o suco. Leve ao fogo uma panela com a água. Após levantar fervura, coloque o inhame e deixe cozinhar até amolecer o centro. Escorra a água, reservando 1 xícara (chá) da água de cozimento. Em um liquidificador, coloque o inhame e a água reservada e bata até obter uma pasta. Acrescente os morangos, o suco do limão e o mel. Bata até obter um creme homogêneo. Despeje o conteúdo em uma jarra e leve à geladeira. Sirva gelado.
Fonte: Codeagro

Foto: Vural Yavas_Pexels
Pão de inhame

Pão de inhame

Ingredientes
250g de inhame cozido
4 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água morna
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo
1 envelope de fermento biológico instantâneo

Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha de trigo. Coloque a mistura do liquidificador em um recipiente e acrescente a farinha de trigo aos poucos, misturando bem. Sove a massa. Coloque a massa sovada em um recipiente, cubra com um pano de prato limpo e deixe até dobrar de volume. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e modele os pães no formato que desejar. Transfira os pães para uma assadeira e deixe crescer novamente, até que dobre de volume. Leve ao forno preaquecido e deixe por cerca 25 minutos ou até ficar dourado.
Fonte: TudoGostoso

Foto: Divulgação
Escondidinho de carne

Escondidinho de inhame

Ingredientes
300g de inhame
Cebola ralada a gosto
1 colher (sopa) de margarina
1 dente de alho amassados
Sal a gosto
100 ml de leite

Recheio
300g de carne moída
½ cebola ralada
2 dentes de alho amassados
1 tablete de caldo de picanha
2 colheres (sopa) de azeite
1 tomate picado
Sal a gosto
Vinagre a gosto

Modo de preparo
MASSA. Cozinhe os inhames com sal e amasse-as em um prato com um garfo. Reserve. Refogue a cebola e o alho na margarina. Misture a batata, mexa e acrescente o leite. Reserve para, depois do recheio, forrar o escondidinho. RECHEIO. Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente a carne, o tablete de caldo de picanha, o sal, o tomate picado e um pouco de vinagre para a carne moída ficar soltinha. Mexa até ficar bem refogadinha e coloque na assadeira sobre as batatas. Forre o fundo do recipiente com o purê de batata. Sobre a batata, coloque a carne moída. Para forrar, use o purê do inhame.
Fonte: TudoGostoso

Foto: Salt e Sucre_Divulgação
Sopa de inhame

Sopa cremosa de inhame

Ingredientes
10 inhames médios
2 cebolas picadas
2 dentes de alho descascados
2 envelopes de tempero sabor a galinha
200g de creme de leite
Pimenta a gosto
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Cebolinha a gosto

Modo de preparo
Coloque o inhame, a cebola, o alho, o tempero, o louro e a pimenta preta numa panela de pressão. Adicione água suficiente para cobrir os inhames e cozinhe até ficarem bem macios. Retire a folha louro, deixe esfriar um pouco e depois amasse o inhame. Em seguida, retornar para a panela e acrescente o azeite e o creme de leite com cebolinha.
Fonte: PetitChef

Foto: Elisa Fernandes_Divulgação
Gnocchi de inhame com cúrcuma e cenoura

Gnocchi de inhame e cúrcuma com cenoura

Ingredientes
300g de inhame
1 colher (chá) de cúrcuma em pó
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 cenouras orgânicas raladas
4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de gergelim
2 colheres (sopa) de ervas frescas picadas, como manjericão, alecrim e cebolinha
Queijo parmesão ralado na hora a gosto
Sal a gosto.

Modo de preparo
Descasque os inhames e cozinhe-os na água por 20 minutos em fogo médio ou até que estejam macios. Escorra a água do cozimento e passe o inhame no espremedor para obter um purê. Adicione ao purê de inhame a cúrcuma, a manteiga e acerte o sal. Misture bem. Acrescente a farinha de trigo e amasse com as mãos, em uma superfície enfarinhada. Modele e corte o nhoque em pedaços de cerca de 2 cm. Leve ao fogo uma panela com água e, quando levantar fervura, cozinhe os nhoques. Basta colocá-los na água e esperar que subam à superfície para “pescá-los”. Reserve. Em uma frigideira, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e salteie rapidamente a cenoura ralada com as ervas picadas e o gergelim. Salgue a gosto e divida a cenoura em dois pratos, formando “ninhos”. Reserve. Na mesma frigideira, aqueça o resto do azeite e toste os nhoques por alguns minutos, até formarem uma casquinha dourada. Disponha os nhoques sobre a cenoura, regue com um pouco de azeite e finalize como queijo parmesão.
Fonte: Casa e Jardim

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora