Como cuidar do fígado em época de festas

Em plena temporada de confraternizações, especialista ensina a desintoxicar o organismo antes e depois de exagerar na comida


Foto: Divulgação
Invista em comidas leves, porém nutritivas, para não sobrecarregar o organismo e prejudicar a digestão nas festas

Dezembro é o mês mais difícil de seguir de maneira regrada a dieta. Afinal, são confraternizações, happy hours, amigo-secreto, festas de final de ano… Ou seja, a todo momento surgem motivos e desculpas para sair da rotina e exagerar nos aperitivos, comidas mais pesadas e bebidas. Tudo isso pode fazer com que alguns órgãos tenham trabalho dobrado, como o fígado. No entanto, de acordo com a pesquisadora e nutricionista Aline Quissak, é possível seguir um passo a passo fácil para desintoxicá-lo. “Uma boa detox demora em média de 7 a 10 dias, assim o organismo consegue absorver todos esses nutrientes e recuperar seu funcionamento”, explica a nutricionais. Confira algumas dicas da especialista.

O fígado agradece!

O fígado é o responsável por processar nutrientes absorvidos pelo intestino e regular a composição do sangue para balancear proteínas, gorduras e açúcares. Mas como saber se exageramos e nosso fígado está pedindo ajuda? Segundo a nutricionista, existem alguns sintomas, como gases e má digestão (sensação de estufamento), refluxo e azia, intestino preso, pele amarelada, suor excessivo, além da perda de apetite. Se você sente algum deles é bom procurar um médico.

Foto: Divulgação
Abacate com mel oferece energia para o período de confraternizações e festejos 

Invista nos naturais

Alimentos processados e industrializados não fazem bem à saúde. Por isso, retire do cardápio os alimentos que contenham corantes e conservantes e acrescente alimentos ricos em potássio, como melão, melancia, água de coco, mamão, lentilha. Consuma três colheres de sopa de abacate (com mel ou guacamole) e três castanhas-do-pará por dia.

Foto: Pexels
Alimentos alaranjados devem ser incluídos na dieta

Os alimentos certos

Invista numa alimentação mais saudável. Por exemplo, use apenas azeite de oliva extra virgem como gordura de cocção e no preparo de comidas. Consuma pelo menos dois ovos e ao menos 1 dente de alho cozido e 1/4 de xícara de cebola roxa ao longo do dia. Não se esqueça dos alimentos alaranjados como manga, cúrcuma, cenoura, pimentão amarelo, pêssego, mamão e laranja.

Beba sucos e chás

Beber bastante líquido durante o dia é essencial para desintoxicar o organismo. Por isso, beba principalmente muita água, para “lavar” as toxinas. O chá também é uma boa opção, mas dê preferência para chá-verde durante o dia e chá de camomila ou erva-doce antes de dormir. Sucos naturais também são boas apostas, como os sucos de vegetais (couve, cenoura, espinafre, pepino, gengibre e maçã).

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!