Comemore o Dia da Pizza com uma iguaria italiana

Sugestões e dicas de especialistas para preparar massa crocante e fazer o molho da tradicional pizza italiana em casa


Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Paulo César Pereira, da Casa Di Napoli

Em 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza e que tal celebrar a data com uma tradicional pizza italiana feita em casa? A massa deve ser leve e crocante, o molho saboroso e o recheio, você escolhe (basta picar os ingredientes e ralar o queijo). Reunimos dicas de especialistas para você produzir essa iguaria italiana sem sair de casa. “A massa é o condutor do recheio. É como se fosse o pão do sanduíche, que aí você só escolhe o que por dentro, o recheio. Você precisa fazer uma boa massa para fazer uma boa pizza. A boa pizza a gente reconhece quando está bem-feita, leve e bem assada, o resto [recheio] é só paladar”, diz o filho de italianos e proprietário da Casa Di Napoli, Paulo César Pereira.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Tradicional molho de tomate italiano

Molho de tomate italiano

Ingredientes
1kg de tomate italiano picado
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres (café) de açúcar
1 pitada de sal
1 folha de louro
30g de manjericão

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo alto por 20 minutos, mexendo sempre para não queimar o fundo. Quando pronto, leve para o liquidificador e bata até ficar líquido.

Dicas. O manjericão picado misturado ao molho dá mais sabor à pizza. O tomate deve ser o italiano, sempre. Outros tomates deixam a massa molhada e dificultam o cozimento. É também o que possui menor acidez entre os tomates. O açúcar ajuda a quebrar a acidez do tomate, mas atenção para não exagerar para não ficar adocicado.

Receita de massa caseira

Ingredientes
1 xícara (café) de azeite
1 colher (sopa) de fermento biológico
1 colher (sobremesa) de açúcar
1kg de farinha de trigo
2 copos de água (400ml)
Sal a gosto

Modo de preparo
Junte o fermento, o sal e o azeite e amasse até que a mistura fique líquida. Acrescente a farinha, o açúcar e adicione a água aos poucos, amassando sempre com as mãos até que comece a grudar nos dedos. Divida a massa em porções de 180g e deixe descansar. Quando pronta, basta abrir a massa com as mãos ou usando o rolo e rechear.

Dica: Quando a massa começar a grudar, espalhe um pouco de farinha nas mãos para retirá-la. Repita o processo até que a massa pare de grudar de vez.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Massa crocante e na consistência certa depende de alguns truques

Dicas para fazer uma boa massa

– quando pronta, a massa precisa descansar. Coloque a massa em um recipiente, cubra com um pano (é essencial para que ela não seque) e deixe descansar por cerca de 40 minutos, antes de preparar a pizza. Você ainda pode separar um pouco da massa, fazer uma bolinha e mergulhá-la em um copo com água. Quando a bolinha subir, é sinal de que a massa está pronta para ser usada.
– polvilhe farinha sobre a mesa e um pouco sobre a massa para abri-la (criar o disco da pizza). Você pode abri a massa apertando com as mãos ou usando um rolo para massa. Na falta do rolo, use uma garrafa de vidro higienizada.
– polvilhe farinha também na forma da pizza antes de colocar a massa, para evitar que grude.
– acenda o forno 20 minutos antes de levar a pizza ao forno. Quando o forno atingir temperatura igual a 300°C é hora de colocar a massa para assar.
– para saber se a pizza está pronta, observe se o queijo está derretido e a massa (borda) dourada.
– a massa mais fina fica mais leve e crocante, evidenciando o recheio; a massa mais grossa leva mais tempo para assar e é ideal para quem gosta de sentir o gosto dela na pizza.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Pizzaiolo Gustavo Bortoleto

Dicas para acertar no preparo da massa:

O pizzaiolo Gustavo Bortoleto explica que a massa mais fina fica mais leve e crocante, evidenciando o sabor do recheio. Por isso, também, o ideal é sempre usar molho caseiro feito com tomates tipo italiano com tempero discreto para não interferir no sabor do recheio.

Quem tem forno a lenha em casa

– opte por usar madeira de eucalipto no forno, pois não libera resíduos.
– a temperatura do forno deve estar acima de 300°C (use um termômetro específico de forno).
– vire a pizza dentro do forno para que todos os lados assem de maneira igual.
– a madeira deve ficar nas laterais ou fundo do forno, nunca “em cima” ou muito perto da pizza.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
A típica pizza napolitana

Sabores da verdadeira pizza italiana

Marinara: massa de pizza crocante coberta por molho de tomate, apenas
Mussarela: tradicional massa de pizza coberta por molho de tomate e muçarela amarela.
Marguerita: homenagem à rainha Marguerita que sempre amou pizza. É feita com massa de pizza coberta por molho de tomate, muçarela de búfala, rodelas de tomate e manjericão
Napolitana: criada na cidade de Nápole. É a massa de pizza coberta por molho de tomate, muçarela amarela e rodelas de tomate (no Brasil foi acrescentado alho frito à receita)

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Pizza Di Carioba: sabor exclusivo

Pizza di Carioba
É uma homenagem aos primeiros imigrantes italianos de Americana. “Os nonnos faziam a massa e a recheavam com o que tinham, no caso, pedaços de vegetais e sobras de carne. A pizza é uma refeição popular, fácil de fazer e que aceita muitos ingredientes. A nossa pizza di Carioba traz pedaços de brócolis e iscas de file mignon, uma alusão ao que os nonnos faziam”, explica o proprietário da Casa Di Napoli, Paulo César Pereira. Para produzir a pizza são necessárias 300g de filé grelhado e picadinho e 300g de brócolis cozidos. Misture estes ingredientes e espalhe sobre a pizza pouco depois do queijo ter derretido. Leve ao forno novamente para gratinar e está pronta!

Você sabia
A pizza Sapezeiro é uma homenagem aos imigrantes italianos que se estabeleceram em Santa Bárbara d´Oeste. O bairro Santo Antônio do Sapezeiro é conhecido pela produção de linguiças artesanais, iguaria que completa a pizza de massa crocante e muçarela.

Consultoria: Casa Di Napoli
Agradecimento: Circolo Italiano di Americana

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!