Cerveja ideal para a ceia de Natal

Bebida favorita dos brasileiros, a cerveja pode ser harmonizada com pratos típicos natalinos, da entrada até a sobremesa


Vinhos e espumantes são as bebidas mais lembradas na hora de escolher o que beber durante a ceia de Natal e no momento de fazer a harmonização dos pratos. Porém, a cerveja, uma verdadeira paixão nacional, também pode ser uma boa opção para acompanhar as confraternizações. Devido à versatilidade, aromas e sabores dos mais variados, a breja pode ser servida desde a entrada até a sobremesa.

De acordo com o sommelier David Ramos, com cada vez mais tipos de cervejas disponíveis no mercado – desde marcas tradicionais até as famosas bebidas artesanais –, é fácil encontrar aquelas que combinam com cada prato servido, resultando num contraste interessante para o paladar.

“A cerveja Stout possui notas de toffee, café e chocolate amargo, que combinam com variados pratos, desde queijos nobres, até com uma sobremesa”, exemplificou. O peru, um dos pratos mais tradicionais do Natal, ganha novos aromas quando combinado com a cerveja correta. “A Weiss é feita seguindo tradicional receita alemã, a base de trigo, tem um corpo cremoso, amargor leve, acidez equilibrada, delicada e com toque de banana e cravo. Esta bebida também cai muito bem com tortas de limão e frutas como melão e uva”.

Foto: Pexels
Cada tipo de cerveja realça o sabor dos ingredientes e acertar na escolha garante o sabor dos pratos

O mestre cervejeiro Alexandre Vaz também deu dicas de como harmonizar os diversos pratos da ceia com cerveja:

ENTRADAS E PETISCOS. Petiscos como nozes, castanhas e amêndoas são opções comuns na mesa de Natal antes do prato principal. Para combinar, aposte em uma cerveja Pilsen – bastante comum no Brasil, mais clara e refrescante. Outra dica é servir a Red Ale, uma cerveja avermelhada produzida com maltes caramelizados, com aroma de ameixa, baunilha e amadeirado.

CARNES BRANCAS. A variedade de receitas típicas da data influencia na cerveja servida. Para aves e outras carnes brancas, a dica é a Pale Ale, uma cerveja clara, com amargor leve. “A ideia é que o sabor da cerveja não se sobreponha com o da carne”, explicou Vaz.

FRUTOS DO MAR E PEIXES. Normalmente, são pratos leves e a bebida precisa acompanhar essa ideia. A melhor pedida é a cerveja de trigo Weiss. Com coloração opaca, fruto da não filtragem, possui espuma cremosa e duradoura, que complementa o sabor da receita. A Larger, cerveja leve e de baixa fermentação, também é uma boa escolha.

PRATOS GORDUROSOS. Quem pretende servir uma carne assada, costelinhas ou carnes mais apimentadas, pode combinar esses sabores com uma IPA, como as versões India Pale e Ale Americanas. Elas possuem sabor mais complexo e aromático, de amargor intenso.

SOBREMESAS. Embora não pareça, muitas cervejas combinam muito bem com sobremesas. Para pratos que levam o chocolate, a cerveja mais indicada é a Porter, também conhecida como cervejas escuras, que possuem notas de café e chocolate.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!