Caldos caseiros podem substituir os tabletes e sachês

Nutricionista fala sobre a importância de ter a mão caldos caseiros e evitar os temperos prontos; os desidratados são uma opção


Foto: Pixabay
A preferência deve ser sempre por produtos frescos para preparar temperos caseiros

O tempero dá aquele toque especial ao alimento. É esse o responsável por acrescentar e realçar o sabor de um prato. Embora a tentação seja grande devido à praticidade, evite temperos prontos, cubinhos e sachês de caldos. Esses produtos são ultraprocessados e contêm grandes quantidades de sal.
“O tempero tem o poder de ressaltar o sabor da comida e pode trabalhar a nosso favor ou contra nós quando em excesso. Temperos industrializados e o próprio sal estão ligados ao aumento dos casos de doenças crônicas como obesidade e hipertensão, que podem provocar um AVC ou enfarto”, diz o nutricionista Bernardo Romão. Temperos naturais são ideais para quem busca uma alimentação mais saudável. Cebola, alho, limão, manjericão, salsa, coentro e orégano, por exemplo, podem ser adicionados em qualquer preparação e dispensam o sal. São temperos que favorecem a digestão e evitam a sensação de “barriga estufada” ao final da refeição. Para garantir a agilidade no preparo das refeições, o nutricionista sugere fazer alguns caldos caseiros, congelá-los e utilizá-los quando necessário.

Consultoria: manual “Alimentação cardioprotetora”, publicação do Ministério da Saúde

Tempero desidratado
Temperos desidratados também são boas opções, mas é bom ficar atento ao rótulo e se há adição de outros ingredientes no sachê/pacotinho. Isso porque, segundo o nutricionista Bernardo Romão, algumas marcas costumam acrescentar sal, corante e mesmo fubá no tempero para “encorpar”. “Se é orégano desidratado, o ingrediente ali contido deve ser orégano apenas, mas em muitos vemos orégano e sal, orégano e glutamato de sódio, que também é sal”, explica.

Foto: Pixabay
Os caldos, como aqueles feitos com carne, podem ser congelados para serem usados quando necessário

Caldo de carne

Ingredientes
300g de acém ou outro corte de carne
1 cebola grande picada em cubos grandes
1 talo de salsão cortado em cubos grandes
1 litro de água filtrada
2 cenouras médias, com casca, picadas em cubos grandes

Modo de preparo
Doure os cubos de carne em uma panela bem quente. Acrescente os demais ingredientes, exceto a água, e deixe dourar mais um pouco até que o fundo da panela escureça. Coloque a água e deixe ferver até que todos os ingredientes estejam bem cozidos (cerca de 40 minutos). Coe o líquido e congele o caldo em forminhas de gelo. Utilize conforme a necessidade.

Foto: Pixabay
Sal de ervas é bem prático para deixar pronto e usar sempre que precisar

Sal de ervas

Ingredientes
2 colheres (sopa) cheia de sal
2 colheres (sopa) cheia de salsa desidratada
2 colheres (sopa) cheia de alecrim desidratado
2 colheres (sopa) cheia de orégano desidratado
2 colheres (sopa) cheia de manjericão desidratado

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador, armazene em recipiente fechado na geladeira.

Dica. Além de azeite, óleos vegetais, limão e vinagre, o sal de ervas é uma ótima opção de tempero natural para saladas. Você pode acrescentar também gergelim, alho e cebola desidratados ou outras ervas desidratadas de acordo com as mais utilizadas em sua região.

Foto: Pixabay
Caldo caseiro de frango é simples de preparar em casa e é mais saudável que os caldos prontos

Caldo de frango

Ingredientes
300g de frango em cubos ou de carcaça
1 cebola grande picada em cubos grandes
1 talo de salsão cortado em cubos grandes
1 litro de água filtrada
2 cenouras médias, com casca, picadas em cubos grandes

Modo de preparo
Doure o frango ou a carcaça em uma panela bem grande. Acrescente a cenoura, a cebola e o salsão e deixe dourar mais um pouco, sem deixar que o fundo da panela escureça. Acrescente a água e deixe ferver até que todos os ingredientes estejam bem cozidos (cerca de 40 minutos). Coe o líquido e congele o caldo em forminhas de gelo.

Caldo de legumes

Ingredientes
2 talos de salsão cortados em cubos grandes
2 cenouras cortadas em fatias
5 grãos de pimenta-do-reino
1 cebola grande cortada em quatro partes
2 folhas de louro
2 litros de água filtrada

Modo de preparo
Lave bem todos os legumes, especialmente as folhas de salsão. Doure os legumes e os temperos em uma panela. Acrescente a água e deixe ferver até que todos os ingredientes estejam bem cozidos (por cerca de 40 minutos). Coe o líquido e congele o caldo em forminhas de gelo.

Caldo de peixe

Ingredientes
300g de sobras e aparas de peixe cortados
1 cebola grande picada em cubos grandes
1 talo de salsão cortado em cubos grandes
1 litro de água filtrada
2 cenouras médias, com casca, picadas em cubos grandes

Modo de preparo
Doure as aparas do peixe em uma panela grande. Acrescente a cenoura, a cebola e o salsão e deixe dourar mais um pouco, sem deixar que o fundo da panela escureça. Acrescente a água e deixe ferver até que todos os ingredientes estejam bem cozidos (por cerca de 40 minutos). Coe o líquido e congele o caldo em forminhas de gelo.

Dica. Pode-se fazer uma sopa com o resto dos alimentos utilizados para preparar o caldo batendo-os no liquidificador ou tomando-os com um pouco do líquido.

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora