Beterraba traz diversos benefícios para saúde

Com poucas calorias e muitas vitaminas, a beterraba auxilia na perda de peso, aumenta a absorção de nutrientes e ajuda a prevenir doenças


Foto: Pixabay
Vegetal poderoso a beterraba é um ingrediente versátil que pode ser utilizado em uma série de receitas

A beterraba já passou pela berlinda dos alimentos “duvidosos” e foi acusada de favorecer o ganho de peso devido ao açúcar que possui. As dúvidas em torno dela são muitas, em especial daqueles que visam a perda de peso ou são diabéticos. O fato é que a beterraba traz diversos benefícios para a saúde e ainda ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e combate o envelhecimento.

A nutricionista Clara Gameiro Martins nos ajuda a esclarecer algumas dúvidas sobre esse tubérculo de sabor adocicado.

A beterraba é fonte de vitamina A, B e C, niacina e sais minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio, zinco e manganês e fibras. Ela é utilizada para combater a anemia e fortalecimento ósseo.

Possui funções anti-inflamatórias, diminui riscos de doenças cardiovasculares e contribui para o controle da pressão arterial. É rica em antocianinas que previne infecções, e antioxidantes, que auxiliam no combate a radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. É ainda um excelente alimento para fins laxativos devido à alta quantidade de fibras.

O consumo de beterraba é recomendado às gestantes por conter ácido fólico, que ajuda na formação do tubo neural da bebê. O alimento tem sido bastante usado por praticantes de atividade física devido ao nitrito, substância que contribui para a vasodilatação e melhora o transporte de nutrientes para os músculos.

Tire suas principais dúvidas:

1 – A beterraba possui açúcar?
A beterraba é muito consumida em saladas e dela pode-se extrair também um açúcar, bem parecido com o da cana. Ela é rica em carboidratos, no entanto, possui pouca caloria – 48,8 calorias para cada 100g de beterraba crua e 32,2 calorias se estiver cozida. “A melhor forma de consumi-la é crua, pois, no processo de cocção há perda e alteração de alguns nutrientes que são termosensíveis [sensíveis a mudança de temperatura]”, explica Clara.

2 – Quem está de dieta pode consumir beterraba?
Pode e deve. Embora seja um alimento muito rico, é preciso equilibrar seu consumo, alerta a nutricionista. “Todo o alimento deve estar inserido em um contexto de alimentação saudável e equilibrada, e ser consumido de forma complementar a outros também importantes alimentos”, diz.

3 – E quem tem diabetes?
Por ser um alimento de alto teor de carboidrato – que se transforma em açúcar no organismo –, pessoas com diabetes devem consumir com moderação. Pessoas com problemas renais e formação de cálculos devem evitar comer beterraba quando estiverem em crise renal.

Foto: Herbalife
Mini panqueca russa com patê proteico de beterraba

Mini panqueca russa com patê proteico

Ingredientes

Patê
3 beterrabas descascadas cortadas em cubos
3 dentes de alho espremidos
3 colheres (sopa) de água
6 colheres (sopa) de Protein Powder
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (café) de sal
1 ovo batido
1 xícara (chá) de leite desnatado
Óleo vegetal para untar

Montagem
1 colher (sopa) de sobremesa de gergelim (preto ou branco)
1 maço de manjericão

Modo de preparo
PATÊ. Leve a beterraba, a água e o dente de alho ao micro-ondas (cubra com papel filme, fazendo furinhos com garfo) por 5 minutos ou até ficar macia. Bata no mixer e acrescente o Protein Powder, sal e pimenta. MASSA. Misture todos os ingredientes (exceto o leite). Vá pingando o leite aos poucos até dar ponto de panqueca. Unte uma frigideira com um fio de óleo e leve ao fogo baixo. Quando aquecer, coloque a massa com uma colher de sobremesa, formando discos de cerca de 3 cm. Deixe um bom espaço entre cada porção para que não grudem. Vire para dourar dos dois lados. Repita a operação em toda a massa. MONTAGEM. Disponha as panquecas numa travessa, coloque a folha de manjericão e acrescente uma colher de café de patê de beterraba em cima da folha. Salpique um pouco de gergelim.
Fonte: Herbalife Nutrition

Foto: Divulgação
Salada de rúcula abóbora beterraba com nozes

Salada de rúcula, abóbora e beterraba com nozes

Ingredientes
1 jato de óleo spray
3 xícaras (chá) de abóbora, cortada em cubos pequenos
2 beterrabas cortadas em cubos pequenos
½ colher (chá) de azeite
½ colher (chá) de alecrim
½ colher (chá) de sal
4 xícaras (chá) de rúcula
2 colheres (sopa) de nozes picadas

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200°C. Unte uma assadeira pequena com óleo spray. Em uma tigela pequena, misture a abóbora, a beterraba, o azeite, o alecrim e o sal. Arrume os legumes na assadeira e leve ao forno por 20 a 25 minutos, mexendo na metade do tempo. Retire do forno, espere esfriar e misture com a rúcula e as nozes picadas e sirva.

Dica. A receita rende quatro porções. Cada porção equivale a 1 1/3 de xícara de chá.
Fonte: Herbalife Nutrition

Foto: Divulgação
Creme de beterraba com batata, azeite e creme de leite

Creme de beterraba com batata

Ingredientes
1 kg de batata
600g de beterraba
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de azeite
250ml de creme de leite fresco gelado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Descasque as batatas e a beterraba e pique tudo em pedaços grandes, de qualquer jeito, porque depois tudo vai virar uma coisa só. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e sue a cebola com uma colher de sopa de sal marinho, depois adicione o alho. Coloque a batata e a beterraba e refogue um pouco. Adicione água até cobrir tudo e tampe a panela. Após 20 minutos na pressão, desligue o fogo (espere a pressão sair para abrir a panela). Bata tudo em um liquidificador ou com um mixer. Se for usar o liquidificador, segure a tampa dele com um pano de prato antes de começar a bater (a tampa pode sair voando com o líquido quente). Corrija o sal, adicione pimenta do reino e distribua em cumbucas individuais. Em uma batedeira ou com um mixer que tenha um fouet, bata o creme de leite gelado com um pouco de sal até ficar em ponto de chantili. Coloque uma colherada do chantili no creme de beterraba e sirva.
Fonte: Marina Kawata_Sem medida (blog)

Foto: Divulgação
Suco pré-treino com beterraba, cenoura e gengibre

Suco pré-treino

Ingredientes
½ copo de água mineral
2 beterrabas médias (picadas)
3 cenouras pequenas (picadas)
½ gengibre picado
Suco de 2 limões
1 maçã gala
10g de BCAA (suplemento) em pó

Modo de preparo
Em um liquidificador, coloque a água, o suco de limão, as beterrabas, as cenouras, a maçã, o gengibre e bata até diluir bem. Acrescente o BCAA e bata rapidamente.
Fonte: Suplementos.Fit

Foto: Divulgação
Beterraba assada em salada com vinagrete de mostarda

Beterraba assada e salada com vinagrete de mostarda

Ingredientes
3 pequenas beterrabas grandes
3 beterrabas pequenas de ouro
5 xícaras (chá) de verduras
1 laranja
1 toranja vermelha rubi
1 bulbo de erva-doce
3 colheres (sopa) pistache picado
1 colher (sopa) mostarda dijon e mel
1 colher (sopa) vinagre de maçã
¼ xícara (chá) azeite
1 colher (chá) sal
½ colher (chá) pimenta

Modo de preparação
Descasque e corte as beterrabas em seis fatias cada. Regue os pedaços com algumas colheres de azeite. Em seguida, coloque as beterrabas em uma assadeira com revestimento em alumínio e leve para assar, em forno preaquecido, por cerca de 45 minutos ou até ficarem macias quando perfuradas com um garfo. Deixe esfriar. Em uma travessa, acrescente camadas de verduras, beterrabas pequenas de ouro cruas (devidamente descascadas), a laranja e a toranja sem cascas e cortadas em rodelas. Finalize com a erva-doce raspada. Misture a mostarda, vinagre, azeite, sal e pimenta, e regue sobre os legumes.

Dica. Sirva a salada com pistache e microgreens (brotinhos verdes cozidos)
Fonte: Ideais e Receitas

Foto: Pinterest
Pãezinhos de beterraba

Pãozinho de beterraba

Ingredientes
1 beterraba média
½ xícara (chá) de água
2 ovos
15g de fermento fresco (biológico)
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
50g de margarina
500g de farinha de trigo
Gema para pincelar

Modo de preparo
Corte a beterraba em pedaços e bata no liquidificador com a água. Acrescente os ovos, o fermento, o sal, o açúcar e a margarina. Bata até ficar bem misturado. Coloque em uma tigela e acrescente a farinha aos poucos. Amasse até formar uma massa que desgrude das mãos. Deixe crescer até dobrar de volume por cerca de 30 minutos. Modele o pão (ou os pães) e coloque em uma assadeira untada com óleo. Deixe crescer por mais 30 minutos. Pincele com a gema e leve para assar em forno moderado (170°C), por 30 a 35 minutos
Fonte: Tudo Gostoso

Foto: Divulgação
Brigadeiros de beterraba

Brigadeiro de beterraba

Ingredientes
2 xícaras (chá) de beterraba crua ralada
1 xícara (chá) de leite condensado
1 xícara (chá) de leite em pó
50g de cacau em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó

Modo de preparo
Bata no liquidificador a beterraba ralada, com o mínimo de água possível, até obter uma massa homogênea. Misture os demais ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até desgrudar do fundo da panela, cerca de 40 minutos. Transfira para um recipiente de vidro ou cerâmica, espere esfriar e leve à geladeira até que fique bem gelado e consistente. Unte as mãos com óleo, faça bolinhas e passe em chocolate granulado de boa qualidade ou cacau em pó e está pronto.
Fonte: Tudo Gostoso

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora