18 de março de 2024 Atualizado 19:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Doce e salgada

Baunilha: a iguaria mexicana que conquistou o mundo

Especiaria realça o sabor de sorvetes, bolos, carnes, bebidas, entre outras receitas doces e salgadas, quentes ou frias

Por Débora de Souza

22 de setembro de 2019, às 10h35

Seu cheiro e sabor (doce e exótico) faz da baunilha a segunda especiaria mais cara do mundo – perde apenas para o açafrão. Seu nome deriva da palavra “vanilla” que quer dizer pequena vagem. De origem mexicana (quem diria!) e apreciadíssima mundo à fora, a iguaria realça o sabor de sorvetes, bolos, carnes, bebidas, entre outras receitas deliciosas doces e salgadas, quentinhas ou frias.

As versões mais utilizadas na culinária são: fava (vagem seca), em pó, açúcar e extrato. “Cada receita se adéqua a um tipo de baunilha. Algumas ficam bem como extrato outras com o pó. As minhas preferidas são as favas, por serem mais saudáveis, saborosas e porque não possuem nenhum aditivo, não passam por nenhum processo industrial, nem laboratorial”, comenta o chef Moisés Chocolate, do Restaurante Mãe Terra Culinária Natural.

Apesar de ser um ingrediente doce, o preço da baunilha costuma ser bem salgadinho: uma fava custa a partir de R$ 26 (mais ou menos duas gramas). Prefira as favas para receitas mais elaboradas.

Certamente ganhará pontos extras com a família pelo sabor inigualável do prato. A essência de baunilha é a versão sintética do sabor, ou seja, o produto não, necessariamente, leva ingrediente natural em sua composição e, por isso, é mais barato.

Foto: Freepik
Baunilha valoriza o sabor das receitas

Aproveite todo sabor da baunilha

1 – A baunilha deve ser adicionada a receita antes de ir ao fogo. A temperatura elevada fará com que o sabor seja realçado na receita;

2 – Sim, é uma delícia, mas não exagere na quantidade. Siga as instruções de cada receita. Baunilha demais acaba anulando o sabor dos outros ingredientes da receita;

3 – Aposte em combinações com frutas (banana, maçã, morango, abacaxi), cereais (aveia, linhaça, arroz e pimenta) e carnes (peixe, frango, frutos do mar e carne de avestruz). A baunilha adiciona e realça o sabor desses ingredientes.

Fonte: chef Moisés Chocolate_Mãe Terra Culinária Natural

Como fazer extrato de baunilha caseiro

Ingredientes
3 favas de baunilha
250 ml de vodca
1 pote de vidro com tampa, esterilizado

Modo de preparo
Abra a fava ao meio fazendo um corte de comprido. Retire todas as sementinhas raspando com a ponta de uma faca ou colher. Coloque as favas e as sementes em um recipiente de vidro com tampa. Depois, acrescente a vodca até que as favas estejam cobertas. Deixe o extrato descansando por dois meses antes de usá-lo. É importante manter o pote em local fresco, longe do sol e sacudir a mistura (que vai escurecer com o tempo) uma vez por semana até completar os dois meses.

Dica. Você pode utilizar outras bebidas que contenham um alto teor alcoólico, como cachaça, rum, uísque ou tequila. O extrato é excelente para receitas doces que levam álcool, conferindo um leve sabor da bebida ao prato.
Fonte: Tempero Alternativo

Foto: Pixabay
Cheesecake rápida com biscoito integral sabor leite e mel

Cheesecake rápida

Ingredientes
Massa
1 pacote de biscoito integral sabor leite e mel
100g de manteiga em temperatura ambiente

Recheio
4 ovos
250g de ricota
1 copo de requeijão
1 lata de leite condensado
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de raspas da casca de limão (opcional)

Cobertura
150g de goiabada picada

Modo de preparo
MASSA. Em um liquidificador ou triturador, bata o biscoito aos poucos até obter uma farofa. Misture a manteiga aos biscoitos triturados até formar uma farofa úmida. Forre o fundo de um recipiente refratário redondo (22 cm de diâmetro) e reserve. RECHEIO. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes e coloque sobre a massa reservada. Leve ao micro-ondas, em potência alta, por 10 minutos ou até que fique firme. Retire do micro-ondas e leve à geladeira por cerca de 4 horas. COBERTURA. Em um recipiente refratário pequeno, coloque a goiabada e 2 colheres (sopa) de água e leve ao micro-ondas, em potência alta, por 3 minutos. Misture bem, espere esfriar e espalhe sobre o recheio. Sirva.

Rendimento. 10 porções
Fonte: Luna Garcia_Cozinha Nestlé

Foto: Freepik
Massa de baunilha para cupcake e bolo

Massa de baunilha para cupcakes e bolo

Ingredientes
150g de manteiga em temperatura ambiente
180g de açúcar
2 ovos
80ml de leite morno
250g farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
Raspas de 2 limões Taiti
Raspas de 2 limões sicilianos
1 colher (sopa) de essência de baunilha

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até que vire uma mistura cremosa e fofa. Adicione as raspas dos limões. Acrescente os ovos um a um. Diminua a velocidade da batedeira para lenta, junte o leite e a baunilha, intercalando com a farinha peneirada, em 3 partes. Adicione o sal e o fermento em pó. Misture. Distribua a massa nas forminhas de cupcakes. Deixe sempre 1/3 da forminha sem massa para o cupcake crescer sem transbordar. Leve para assar por 20 minutos ou até que você coloque um palitinho no centro do cupcake e ele saia limpo.

Dica. Essa é uma ótima massa para você ser criativa e adicionar outros tipos de essências, especiarias como canela, cravo ou gengibre em pó, ervas e até infusões de chás. Para os cupcakes, a sugestão é cobertura de merengue.
Fonte: Daninoce (blog)

Foto: Freepik
Sorvete de baunilha

Sorvete de baunilha

Ingredientes
2 xícaras (chá) de creme de leite
2 xícaras (chá) de leite
8 gemas
⅔ de xícara (chá) de açúcar
1 fava de baunilha

Modo de preparo
Corte a fava na metade, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe as sementinhas e transfira para uma panela com o leite. Junte também a fava raspada e leve a panela ao fogo médio, sem deixar ferver. Desligue e deixe o leite tomando o gosto da baunilha por 20 minutos. Retire a fava. Numa tigela, coloque o creme de leite e leve à geladeira. Em outra tigela, junte as gemas com o açúcar e bata muito bem. Após os 20 minutos, misture o leite com as gemas batidas, até formar uma mistura uniforme. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa sem parar até que a primeira bolha de fervura apareça. Desligue o fogo. Retire o creme da geladeira e, imediatamente, junte o conteúdo da panela, passando por uma peneira. Deixe esfriar completamente antes de levar à sorveteira. Bata até engrossar e leve ao congelador. Deixe firmar por 1 hora, antes de servir.
Fonte: Panelinha

Foto: Pixabay
Mousse de baunilha e frutas vermelhas

Mousse de baunilha com frutas vermelhas

Ingredientes
Pudim
1 lata de leite condensado
2 latas de creme de leite
1 lata de leite (use a lata de creme de leite para medir)
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
170g de chocolate branco
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Calda
170g de frutas vermelhas congeladas
Suco de 1/2 limão
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 colher (sobremesa) de amido de milho

Modo de preparo
PUDIM. Comece picando o chocolate, pois o primeiro passo é derretê-lo em banho-maria para acrescentar ao pudim (o banho-maria é a melhor maneira de derreter chocolate. Por ser um ingrediente muito sensível a altas temperaturas, derretê-lo diretamente na panela ou no micro-ondas pode acabar queimando-o). Em seguida, no liquidificador, misture o creme de leite com o leite condensado, o extrato de baunilha e o chocolate branco derretido. Bata bem até formar uma mistura homogênea e reserve. Misture a gelatina em pó com o leite e leve para aquecer em fogo baixo, sem deixar ferver. Despeje o leite com gelatina no liquidificador e bata novamente. Em uma forma de furo central untada com um pouco de óleo, despeje a mistura do liquidificador e leve para a geladeira por 8 horas para firmar. CALDA. Em fogo baixo, coloque as frutas vermelhas congeladas e adicione a água. Acrescente o açúcar, o suco de limão e mexa bem até que as frutas tenham derretido. Adicione o amido de milho e misture bem. Cozinhe em fogo baixo até que tenha engrossado levemente. Desenforme o pudim e jogue a calda já fria por cima. Sirva gelado!
Fonte: Tudo Gostoso

Foto: Divulgação
Frango com molho de baunilha e velouté de mandioquinha

Frango com molho de baunilha e velouté de mandioquinha

Ingredientes
1 peito de frango limpo
Sal a gosto
Azeite a gosto
Ervas finas

Velouté (caldo francês)
300g de mandioquinha
100 ml de creme de leite fresco
50g de cream cheese

Molho
1 fava de baunilha
Vinho branco a gosto
100ml de creme de leite fresco
50g de cream cheese
Mel a gosto
Uma pitada de sal

Modo de preparo
Tempere o frango com sal, ervas finas e azeite. Aqueça uma frigideira com azeite e grelhe o frango e reserve. VELOUTÉ. Em uma outra panela coloque a mandioquinha descascada com água e cozinhe por 20 minutos. Escorra a água, coloque um pouco de creme de leite fresco e um pouco de cream cheese. Bata tudo no liquidificador, até ganhar consistência de caldo, bem lisinho. Reserve. MOLHO. Em uma panela, coloque a fava de baunilha aberta juntamente ao vinho branco. Deixe evaporar um pouco e em seguida coloque o restante do creme de leite fresco e o cream cheese. Deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos, acrescente sal e um fio de mel. MONTAGEM. Comece posicionado o frango pronto no prato, em seguida o velouté de mandioquinha e finalize com o molho sobre o frango.
Fonte: chef Moisés Chocolate_Mãe Terra Culinária Natural

Publicidade