Bacalhau para a ceia do Réveillon

O bacalhau é o alimento mais comum nas ceias de final de ano, por isso, aprenda a escolher e a fazer receitas deliciosas


O bacalhau é um dos pratos mais clássicos nessa época do ano. O peixe, originário das águas frias e límpidas do mar da Noruega, é eclético e pode ser servido de várias maneiras, que vão muito além do tradicional bacalhau com batatas. Porém, algumas pessoas podem sentir dificuldades na hora de escolher o produto mais adequado. Por isso, o CNP (Conselho Norueguês da Pesca) apresentou algumas dicas de como escolher o autêntico bacalhau. Você sabia que entre as espécies mais famosas pescadas na Noruega estão o bacalhau o Zarbo, o Ling e o Saithe. Essas variedades podem ser encontradas com facilidade nos supermercados.

O que saber sobre o bacalhau

SECO. Outro passo importante é se certificar de que o bacalhau está seco, sem nenhuma parte visivelmente úmida e descolorida. Acontece que para obter o sabor clássico do bacalhau é importante que a peça esteja seca, salgada e firme.

PROCEDÊNCIA. Compre o bacalhau em um estabelecimento de confiança. Especialistas no assunto dizem que o bacalhau é transportado da Noruega para o Brasil em navios climatizados e precisa ser bem conservado pelos supermercados.

NO PACOTE. Se o bacalhau já estiver embalado, fique atento para não levar gato por lebre. Tem estabelecimento que coloca um pedaço bonito por cima e apenas pedaços de rabo e barbatanas.

ASPECTO. O bacalhau tem um cheiro bem característico e aspecto (coloração) peculiar. Se perceber qualquer alteração ou cor suspeita, não leve para casa.

Foto: Fleishman_Divulgação
Torta de bacalhau da Noruega

Torta de bacalhau da Noruega

Ingredientes

Massa
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
100g de manteiga
1 xícara (chá) de água
Sal a gosto

Recheio
200g de bacalhau da Noruega
1 tomate
1 caixa de creme de leite
1 ovo
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
MASSA. Misture a farinha, o sal e a manteiga (gelada cortada em cubinhos), trabalhando com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Junte a água gelada, aos poucos, até conseguir uma massa homogênea. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC. Abra a massa com um rolo e forre uma forma refratária de 22 cm de diâmetro. Faça alguns furos na massa para evitar que cresça enquanto assa.
RECHEIO. Bata o ovo com o creme de leite e ajuste os temperos. Coloque na forma o tomate cortado em 4 e as lascas de bacalhau. Em seguida, cubra com a mistura do creme de leite e ovo. Levar ao forno até que a massa esteja crocante e o recheio firme e dourado (cerca de 30 minutos).
Fonte: FleishmanHillard Brasil

Foto: Fleishman_Divulgação
Bacalhau com mandioquinha e cebolada de laranja

Bacalhau com mandioquinha e cebolada de laranja

Ingredientes
1 kg de bacalhau da Noruega
50 ml de azeite de oliva

Cebolada
200g de cebola laminada
3 dentes de alho cortados em lâminas
150ml de azeite extra virgem
150ml de suco de laranja
1 folha de louro
Tomilho e limão a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída a gosto

Guarnição
1,5 kg de mandioquinha cozida em rodelas
3 dentes de alho cortado em lâminas
2 colheres (sopa) de cebolinha francesa picada
50ml de azeite extra virgem
Flor de sal a gosto

Modo de preparo
BACALHAU. Grelhar o bacalhau pelo lado da pele até as postas ficarem douradas. Pincele com azeite. CEBOLADA DE LARANJA. Doure a cebola em azeite, junto com o alho, o louro e o tomilho. Misture o suco de laranja e deixe cozinhar em fogo brando. Tempere com sal e pimenta. GUARNIÇÃO. Salteie a mandioquinha em azeite com o alho. Tempere com flor de sal e polvilhe, no momento de servir, com a cebolinha francesa.
Fonte: FleishmanHillard Brasil

Foto: Fleishman_Divulgação
Bacalhau na brasa

Bacalhau na brasa

Ingredientes
400g de bacalhau da Noruega
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola
Salsinha
3 dentes de alho

Modo de preparo
Para começar, prepare o molho para pincelar o bacalhau durante o seu preparo. Pique finamente a cebola, a salsinha e os dentes de alho. Coloque em uma tigela pequena, tempere com um pouco de sal, um fio de azeite e misture bem. Coloque o bacalhau com a pele voltada para baixo na grelha, previamente pincelado em azeite. Em seguida, pincele com o molho preparado, deixe grelhar por cerca de 3 minutos cada lado, sempre pincelando. Cubra-o com o molho e sirva de imediato. Sal a gosto.
Fonte: FleishmanHillard Brasil

Foto: Fleishman_Divulgação
Bacalhau da noruega com batatas ao murro

Bacalhau com batatas ao murro

Ingredientes
700g de Bacalhau da Noruega
700g de batata
2 dentes alho
2 pimentões verdes
1 xícara (chá) de azeite de oliva
1 cebola

Modo de preparo
Lavar as batatas inteiras, com casca, arrumar em uma assadeira, polvilhar com sal e levar ao forno para assar. Grelhar, um pouco, as postas de bacalhau, até tomar cor. Refogar os dentes de alho picados no azeite até dourar. Tirar do fogo, escorrer em papel absorvente e reservar. Retirar o excesso de sal das batatas e dar um “murro” para amassá-las ligeiramente.
Colocar o bacalhau em um refratário, com as batatas em volta e os pimentões em tiras, por cima. Regar com azeite e levar ao forno rapidamente. Enfeitar com o alho tostado e as rodelas de cebola.
Servir quente.
Fonte: FleishmanHillard Brasil

Foto: Fleishman_Divulgação
Bacalhau da noruega com Especiarias

Bacalhau com especiarias

Ingredientes
1kg de bacalhau da Noruega
3 colheres (sopa) de raspas de laranja
6 dentes de alho
400ml de azeite de oliva
6 porções de pimenta-da-jamaica
3 anis estrelados
6 pimentas-do-reino
10 pimentas-rosa
4 ramos de alecrim
6 batatas
2 ramos de alecrim fresco

Tomate confitado
6 tomates
Azeite
Tomilho

Molho
8 gemas
150ml de suco de laranja
4 ramos de endro ou dill (erva aromática)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Pimenta malagueta a gosto
Azeite

Modo de preparo
Raspe a laranja com um descascador ou ralador e retire a pele do alho. Coloque os lombos de bacalhau já dessalgados em uma travessa, cubra com as raspas de laranja e regue com um pouco de azeite. Junte a pimenta-da-jamaica, o anis estrelado, a pimenta-do-reino e os grãos de pimenta-rosa. Adicione os ramos de alecrim e o alho. Regue novamente com um pouco mais de azeite e leve ao forno, preaquecido a 120°C, durante 2 horas e regue com o molho. TOMATE CONFITADO. Retire a pele do tomate, abra-o ao meio e parta-o em quarto, retirando também as sementes. Coloque em uma travessa e cubra com um pouco de azeite e tomilho. Leve ao forno a 120°C por 40 minutos. MOLHO. Coloque as gemas num liquidificador e tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite. Junte o suco de laranja e os raminhos de endro. Volte a bater tudo até que tenha consistência de molho. MONTAGEM. Cozinhe as batatas e corte-as em rodelas. Retire um pouco do azeite do bacalhau e doure as batatas, por 2 a 3 minutos de cada lado. Sirva o bacalhau acompanhado das batatas douradas, do tomate confitado e com o molho à parte.
Fonte: FleishmanHillard Brasil

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora