Armazenamento correto dos alimentos

Nos dias quentes do verão, é ainda mais importante guardar os alimentos de maneira correta e evitar intoxicações


No nosso dia a dia, às vezes não damos muita atenção para a maneira como guardamos determinados alimentos na geladeira. Porém, todo cuidado é pouco: armazenar a comida de forma inadequada pode diminuir a validade dos produtos, ou, pior ainda, trazer malefícios à saúde da nossa família. Nos dias quentes do verão, por exemplo, alimentos mal conservados podem causar intoxicação alimentar, por exemplo. Por isso, o Mais Sabor ouviu a chef funcional Lidiane Barbosa, especialista em gastronomia com passagens pelas escolas Le Cordon Bleu, em Paris, e Natural Gourmet Institute, em Nova York, para dar dicas e ensinar a armazenar da maneira correta os alimentos. “Os cuidados básicos para se consumir alimentos são limpar e higienizar bem os alimentos”, explicou a especialista.

De acordo com Lidiane, água filtrada, bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, formam uma excelente mistura para limpar e higienizar os alimentos. “Folhas, frutas e legumes, após a higienização, devem ser bem secos, pois qualquer resquício de água ou qualquer outro líquido pode fazer com que os alimentos tenham um prazo de duração menor ou que juntem fungos e bactérias”, ressaltou. Em seguida, você pode colocá-los em sacos plásticos para que fiquem frescos por mais tempo.

Foto: Freepik
Conservação dos alimentos é importante para manter a qualidade dos produtos

Temperatura ideal

A temperatura certa da geladeira é importante para manter os alimentos bem conservados. Durante o inverno, manter a geladeira na casa dos 4° C é o ideal, mas no verão a indicação é que a temperatura seja um pouco inferior, cerca de 2º C. Para analisar se a temperatura está ideal, fique de olho se existe condensação ou gelo nas paredes internas da geladeira. Uma dica é colocar produtos mais ricos em água, como carne e peixe, no compartimento mais frio da geladeira (a parte debaixo do refrigerador).

Dicas da profissional

1 – Cuidado no transporte
Alimentos que serão de alguma forma transportado (para praia, por exemplo), devem ser armazenados em potes limpos e bem higienizados, além de transportados em térmicas, com bastante gelo.

2 – Atenção aos detalhes
Antes de consumir, analise se os alimentos podem ou não estar estragados. Muita atenção a coloração, odor e aspecto de fungos às cascas e folhagem de alimentos como frutas, folhas e legumes. Nas carnes, muita atenção à consistência, coloração e odor.

3 – Fora de casa
Cuidado também ao comer fora de casa. “Primeiramente é importante verificar as condições de higiene do local”, disse Lidiane. Analise se os alimentos comercializados estão bem-acondicionados, em estufas ou refrigeradores. Em dias de alta temperatura, evite comer peixes crus e carnes mal passadas.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!