Aproveite todas as vantagens do morango

Além de saboroso e ingrediente versátil na culinária, o morango contribui para a prevenção de doenças crônicas e auxilia no emagrecimento


Foto: Coserdesign_Pixabay
Ingrediente versátil, o morango pode ser consumido in natura ou utilizado em receitas cheias de sabor e cor

O morango é uma das frutas mais saudáveis para se consumir. Com sabor ácido adocicado, a frutinha possui substâncias antioxidantes poderosas que se tornam uma grande aliada no combate de doenças crônicas como câncer e problemas cardiovasculares, além de ajuda a amenizar os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) e no processo de emagrecimento. “Com uma pequena quantidade de açúcares, e muitas fibras, o morango ainda ajuda a controlar o nível de glicose no sangue e garante saciedade”, explica a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti. E ainda tem baixa caloria: cada 100g possui, em média, 30kcal apenas. O morango é superversátil na culinária podendo ser consumido in natura ou em receitas de doces, saladas, molhos, bebidas, sorvetes e a lista segue! Mas, apesar de poderoso, é uma fruta bastante frágil – composta em grande parte por água – e inspira cuidados na hora da compra, armazenamento e higienização.

Foto: Pixabay
Especialista chama a atenção para os cuidados necessários com o manuseio da fruta para evitar contaminação

Dicas da nutricionista / Desde a compra, ao armazenando e higienização, o morango exige manuseio adequado

COMPRA.O melhor morango para consumo deve ter cor avermelhada e nenhuma parte mole (batida ou escurecida). Dentro da embalagem não deve haver acúmulo de líquidos ou formação de bolores. “Estes são indicadores de que a fruta não está boa”, ressalta a nutricionista Renata Guirau. Havendo bolor (fungo) ou água na embalagem, mesmo após a compra, o ideal é descartar todos os frutos para evitar contaminação.

ARMAZENAMENTO. O tempo para consumo depende do quão maduro o morango está no momento da compra. Vale lembrar que se trata de uma fruta bastante sensível e, por isso, deve ser mantida na geladeira (quanto mais longe do abre-fecha da porta, melhor). Se for demorar mais de uma semana para consumir, o ideal é congelar ou utilizar no preparo de geleias.

HIGIENIZAÇÃO. Dê um banho em solução de água com hipoclorito de sódio (1 colher de sopa de hipoclorito para 2 litros de água). O morango deve ficar de molho na mistura por 15 minutos. Após lavados, os morangos devem ser secos para reduzir o risco de crescimento de fungos. “Vale lembrar que os agrotóxicos fazem parte do crescimento das frutas quando aplicados e, portanto, fazer a higienização correta não elimina esses compostos, principalmente da polpa do morango”, observa Renata.

Foto: Ajale_Pixabay
Morango é uma fruta com muitos benefícios à saúde

Os benefícios do morango para saúde

• É uma fruta rica em antioxidantes. Seus benefícios incluem a redução dos riscos de doenças crônicas, fortalecimento do sistema imunológico e alívio dos sintomas da TPM;
• Ótima fonte de vitamina C, atua na imunidade e na produção natural de colágeno;
• É uma excelente fonte de vitamina A e ácido fólico, favorecendo a saúde do sistema cardiovascular;
• É rico em fósforo e magnésio, nutrientes essenciais para a manutenção dos ossos e sistema nervoso;
• As fibras contribuem para o bom funcionamento do intestino, permitindo uma maior saciedade;
• Possui baixo valor calórico, sendo indicado para pessoas que precisam controlar o açúcar no sangue ou desejam perder peso;
• A presença do ácido elágico  ajuda a reduzir o risco de câncer, barrando a mutação do DNA das células;
• É uma boa fonte de potássio, que atua na pressão arterial a na contração muscular;
• É rico em água e ajuda a manter o corpo hidratado.
Fonte: Oba Hortifruti

Foto: União_Divulgação
Pavê de frutas vermelhas com chocolate branco e creme de leite

Pavê de frutas vermelhas

Ingredientes
Geleia
500g de frutas vermelhas
½ xícara (chá) de açúcar cristal

Creme
2 xícaras (chá) de leite
4 gemas
½ xícara (chá) de açúcar cristal
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) essência de baunilha
50g de chocolate branco picado
½ xícara (chá) de creme de leite de caixinha

Cobertura
1 xícara (chá) de creme de leite fresco (100 ml)
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro

Montagem
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 pacotes de biscoito champanhe (150g cada)
Frutas vermelhas a gosto
Folhas de hortelã a gosto

Modo de preparo
GELEIA. Em uma panela, em fogo médio adicione as frutas vermelhas e o açúcar cristal. Cozinhe até engrossar levemente. Desligue o fogo e reserve até esfriar. CREME. Em outa panela, em fogo médio, coloque o leite com açúcar cristal e leve ao fogo médio até aquecer. Reserve. Em um bowl misture as gemas com o amido. Adicione, delicadamente, metade do leite aquecido nas gemas com o amido, mexendo sem parar para não empelotar. Volte a mistura para a panela e cozinhe por 5 minutos ou até engrossar. Retire do fogo, adicione o chocolate e o creme de leite e misture bem. Cubra com filme plástico em contato com o creme e reserve até esfriar. COBERTURA. Em uma batedeira, bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro até formar picos firmes. Reserve. MONTAGEM. Misture o leite com a essência de baunilha e reserve. Umedeça as bolachas no leite e em um refratário, faça camadas intercaladas de bolacha, creme branco e de geleia de frutas vermelhas, finalizando com o creme. Cubra o pavê com a cobertura reservada e decore com as frutas vermelhas e as folhas de hortelã. Leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas antes de servir.
Fonte: União_Camil

Foto: União_Divulgação
Pavlova de morangos e maracujá com açúcar demerara

Pavlova de morangos e maracujá

Ingredientes
Suspiro
3 claras
1 xícara (chá) de açúcar demerara
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de água
1 colher (chá) de essência de baunilha

Creme
1 xícara (chá) de polpa de maracujá com sementes
1 ½ xícara (chá) açúcar de demerara
2 xícaras (chá) de leite
4 gemas
4 colheres (sopa) de amido de milho
½ xícara (chá) de creme de leite de caixinha (100 ml)

Montagem
200g de morangos cortados em 4 partes
Folhas de hortelã

Para forrar
Papel-manteiga

Modo de preparo
SUSPIRO. Preaqueça o forno a 110°C e forre uma forma retangular média com papel-manteiga. Reserve. Em uma batedeira, coloque as claras e o açúcar de demerara e bata em velocidade alta por 10 minutos ou até o ponto de merengue firme. Diminua a velocidade e acrescente a água, o amido e a baunilha e bata até ficar homogêneo. Na forma reservada, com a ajuda de uma colher, divida em 2 partes e espalhe formando discos, deixando um espaço de 2 cm entre eles. Asse por 1h30. Desligue e reserve dentro do forno por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Reserve. CREME DE MARACUJÁ. Em uma panela, em fogo médio adicione a polpa do maracujá e 1 xícara (chá) do açúcar de demerara e cozinhe até formar uma calda espessa. Retire do fogo e passe metade da calda por uma peneira para retirar as sementes, cubra e reserve as duas caldas até esfriar. Em outra panela, adicione o leite e o restante do açúcar demerara reservado e leve ao fogo médio até aquecer. Em uma tigela misture as gemas com o amido e reserve. Adicione delicadamente metade do leite aquecido na mistura de gemas, mexendo sem parar para não empelotar. Volte a mistura para a panela e cozinhe por 3 minutos ou até engrossar. Retire do fogo e adicione a calda sem sementes de maracujá reservada e o creme de leite e misture bem. Cubra com filme plástico em contato com o creme e reserve em geladeira até esfriar. MONTAGEM. Em um prato, adicione um disco de suspiro e espalhe o creme de maracujá. Cubra com os morangos e decore com folhas de hortelã e com a calda de maracujá reservada. Sirva em seguida.
Fonte: União_Camil

Foto: Eletrolux_Divulgação
Salada supreme de morangos com molho agridoce e brotos de alfafa

Salada supreme de morangos com molho agridoce

Ingredientes
Salada
200g de ricota
2 colheres (sopa) de cream cheese
1 xícara (chá) de nozes moídas
1 pé de alface mimosa
1 maço pequeno de rúcula
1 xícara (chá) de brotos de alfafa
1 xícara (chá) de morangos fatiados

Molho
½ xícara (chá) de morangos
1 colher (chá) de gengibre fresco
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
2 colheres (sopa) de mel
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino branca
¼ xícara (chá) de azeite virgem extra

Para enfeitar
Folhas de hortelã

Modo de preparo
SALADA. Bata a ricota e o cream cheese até ficar uma massa homogênea. Unte as mãos com óleo e faça bolinhas. Passe rapidamente nas nozes moídas. Reserve. Arrume em uma travessa as folhas de alface e de rúcula, e após distribua os brotos de alfafa e disponha as bolinhas de ricota e os morangos fatiados. MOLHO AGRIDOCE. Bata os ingredientes do molho e regue a salada apenas na hora de servir. Antes disso, distribua as folhas de hortelã por toda a salada.
Fonte: chef Cinthya Maggi_Eletrolux

Foto: Eletrolux_Divulgação
Frozen iogurte de morango com coulis de maracujá

Frozen iogurte de morangos com maracujá

Ingredientes
2 xícaras (chá) de morangos
500g de iogurte natural
1 xícara (chá) de açúcar
2 claras em neve

Coulis
1 xícara (chá) de suco de maracujá
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de amido de milho
½ xícara (chá) de açúcar

Para enfeitar
Sementes de maracujá

Modo de preparo
Bata os morangos com o iogurte e o açúcar. Em seguida, bata as claras em neve e misture com o creme de morangos. Despeje em uma caixa plástica com tampa. Leve ao freezer até congelar. Sirva com o coulis de maracujá. COULIS DE MARACUJÁ. Misture os ingredientes e leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos ou até encorpar, mexendo de vez enquanto para não queimar.
Fonte: chef Cinthya Maggi_Eletrolux

Foto: Eletrolux_Divulgação
Gazpacho de tomates e morango com erva-doce e pão italiano

Gazpacho de tomates e morango

Ingredientes
Gazpacho
1 fatia grande de pão italiano em cubos
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de erva-doce, picado
400g de tomates picados, sem pele e sem sementes
300g de morangos picados
1 ½ xícara (chá) de água
1 colher (chá) de sal

Para enfeitar
1 pimentão amarelo pequeno picado
1 colher (sopa) de azeite
½ xícara (chá) de morangos picados
2 colheres (sopa) de salsa picada

Modo de preparo
Coloque os cubos de pão italiano em uma assadeira e leve ao forno médio (200ºC), preaquecido por cerca de 10 minutos, até dourar. Reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite e junte a erva-doce. Deixe mais 2 minutos e acrescente os tomates, os morangos e a água. Tempere com o sal e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Espere amornar e bata no liquidificador com os cubinhos de pão. Distribua em 4 pratos fundos. Refogue o pimentão no azeite, retire do fogo, espere esfriar e misture os morangos e a salsa. Enfeite os pratos de gazpacho e sirva.
Fonte: chef Cinthya Maggi_Eletrolux

Foto: Oba Hortifruti_Divulgação
Sorbet de morango

Sorbet de morango

Ingredientes
1 xícara (chá) de morangos maduros
1 xícara (c[á) de banana-nanica madura picada

Modo de preparo
Congele a banana e os morangos. Bata todos os congelados no liquidificador. Em seguida, coloque em taças e decore com morangos picados e mel.
Fonte: Oba Hortifruti

Foto: Abobe Stock
Mousse de abacate com morangos e cacau em pó

Mousse de abacate com morangos

Ingredientes
2 xícaras (chá) de abacate maduro picado
Sumo de 2 limões
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 xícara (chá) de morangos picados

Modo de preparo
Bata no liquidificador o abacate, o limão, o cacau e o mel. Coloque em taças e cubra com os morangos picados. Leve para gelar e sirva em seguida.

Dica. A receita é uma sugestão para quem quer uma sobremesa saudável, rica em gorduras boas e compostos antioxidantes.
Fonte: Oba Hortifruti

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora